D. Fernando I Tornês de Busto (72 Dinheiros) LIS-BOA

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: D. Fernando I Tornês de Busto (72 Dinheiros) LIS-BOA

Mensagem por Monge » sexta dez 29, 2017 11:40 pm

Em 2011, no Leilão 88 da Numisma, Lote 26, foi vendida outra pelo preço base: 3.500€
Última edição por Monge em sábado dez 30, 2017 9:16 am, editado 2 vezes no total.



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: D. Fernando I Tornês de Busto (72 Dinheiros) LIS-BOA

Mensagem por numisiuris » sábado dez 30, 2017 5:39 am

Já agora, fica o inventário possível:
Imagem

Corri os catálogos e as colecções quase todas. Schulman (tenho os catálogos de colecções portuguesas antigas quase todos); Molder (tenho os catálogos todos); Gabinete de Numismática da Câmara do Porto; Colecção Carlos Marques da Costa (Novo Banco); Numisma; Museu da Casa da Moeda; Museu do Dinheiro e ainda fiz uma pesquisa geral pela internet. No British Museum há moedas sem foto e descrição. De qualquer modo, do que se apanha, há estas 4 e não mais. Penso que a aquisição desta peça deveria ser proposta ao Museu do Dinheiro, que tem feito tantas aquisições (algumas bastante originais) e não tem um único tornês de busto no acervo, quanto mais esta variante. Duvido que eles comprem (vá-se lá saber porquê...) fora de leiloeiras. No entanto, acho que não se perde nada em tentar. Ficava bem ao lado do Real de Dª Beatriz, com uma placa a dizer "primeira moeda em que se fez uso da língua portuguesa". A desvantagem é a de que, sendo o único exemplar conhecido com patine, certamente a perderia. :angel:

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. Fernando I Tornês de Busto (72 Dinheiros) LIS-BOA

Mensagem por fernanrei » sábado dez 30, 2017 9:11 pm

numisiuris Escreveu:Já agora, fica o inventário possível:
Imagem

Corri os catálogos e as colecções quase todas. Schulman (tenho os catálogos de colecções portuguesas antigas quase todos); Molder (tenho os catálogos todos); Gabinete de Numismática da Câmara do Porto; Colecção Carlos Marques da Costa (Novo Banco); Numisma; Museu da Casa da Moeda; Museu do Dinheiro e ainda fiz uma pesquisa geral pela internet. No British Museum há moedas sem foto e descrição. De qualquer modo, do que se apanha, há estas 4 e não mais. Penso que a aquisição desta peça deveria ser proposta ao Museu do Dinheiro, que tem feito tantas aquisições (algumas bastante originais) e não tem um único tornês de busto no acervo, quanto mais esta variante. Duvido que eles comprem (vá-se lá saber porquê...) fora de leiloeiras. No entanto, acho que não se perde nada em tentar. Ficava bem ao lado do Real de Dª Beatriz, com uma placa a dizer "primeira moeda em que se fez uso da língua portuguesa". A desvantagem é a de que, sendo o único exemplar conhecido com patine, certamente a perderia. :angel:
Eu penso que está muito bem com o José Iuri :thumbupleft:, pelo menos temos a certeza de que não a estraga, a não ser com mimos :biglaugh:
"Quod erat demonstrandum"

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2275
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592

Re: D. Fernando I Tornês de Busto (72 Dinheiros) LIS-BOA

Mensagem por José Almeida » domingo dez 31, 2017 12:15 am

Aqui fica outra referência de Lisboa:

D. Fernando I
Tornês de Busto
Bolhão
Lisboa
AG 71.01
Exemplar muito apelativo

Imagem
79.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. Fernando I Tornês de Busto (72 Dinheiros) LIS-BOA

Mensagem por fernanrei » domingo dez 31, 2017 1:26 pm

José Almeida Escreveu:Aqui fica outra referência de Lisboa:

D. Fernando I
Tornês de Busto
Bolhão
Lisboa
AG 71.01
Exemplar muito apelativo

Imagem

79.jpg
Mete muito apelativa nisso :claps:
"Quod erat demonstrandum"

Paulo$Silva
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1221
Registado: quarta out 29, 2008 8:46 pm
Localização: Algarve

Re: D. Fernando I Tornês de Busto (72 Dinheiros) LIS-BOA

Mensagem por Paulo$Silva » terça jan 16, 2018 12:10 am

Moeda lindíssima e que não aparece todos os dias....boa compra Almeida...abraço....
"Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo."

https://www.facebook.com/Portugalmonedascoinsmunzen/ ....VISITEM A MINHA PÁGINA....

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. Fernando I Tornês de Busto (72 Dinheiros) LIS-BOA

Mensagem por fernanrei » segunda fev 08, 2021 7:57 pm

Moedas que deixam muitas saudades :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Fernando I”