Grave (14 dinheiros) - catawiki

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

GuilhermePS
Escudinho da II República
Registado: sábado jul 11, 2020 6:57 pm

Grave (14 dinheiros) - catawiki

Mensagem por GuilhermePS » sexta jul 31, 2020 6:15 pm

Boa tarde!

Deparei-me agora com esta moeda em leilão na catawiki e pasmei-me com a falta de licitações. Como sou um mero novato no mundo da numismática aproveito para vir ao poço de sabedoria que é este fórum perguntar se a moeda apresenta algum problema e, em caso afirmativo, como o identificar. Planeio aventurar-me na cunhagem manual, mas antes há que reunir o conhecimento necessário para tal. Conto com este fórum para me ir instruindo nos diversos aspetos que rodeiam este tipo de moedas. :green:

https://www.catawiki.pt/l/39420757-port ... lto-bolhao

Cumprimentos,

Guilherme P.S.

Monge
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Grave (14 dinheiros) - catawiki

Mensagem por Monge » sexta jul 31, 2020 6:43 pm

O problema da Catawiki é o mesmo de outras leiloeiras: -A oferta de moedas é superior à procura com vários (muitos) leilões todas as semanas.

Depois há as licitações de "amigos" na Catawiki, Mega, etc. e que servem só para fazer subir a parada.
Há tb aqueles que só licitam 1 minuto antes do leilão terminar para apanhar "pechinchas" pelo que os vendedores têm de ter um "cão de guarda" para evitar vendas de saldo.
Aos poucos vamos conhecendo quais os vendedores que usam estes e outros esquemas e fugimos de lá licitar.
O resultado principal é a falta de interesse dos licitadores.

GuilhermePS

Mensagem por GuilhermePS » sexta jul 31, 2020 7:07 pm

Entendo. Realmente os valores de catálogo são apenas uma referência, sendo do cruzamento da oferta e da procura que resultam os preços reais.
Assim sendo, considera a moeda um bom exemplar?
Perdoe-me a curiosidade, mas alguma vez adquiriu alguma ao vendedor da referida moeda? São excelentes as avaliações e enorme a quantidade de moedas em venda...
Cumprimentos,

Guilherme P.S.

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagem por fernanrei » domingo ago 02, 2020 5:15 pm

A moeda até que nem está muito má e ficou perto do valor de referência. Pessoalmente não a compraria, uma vez que estas moedas encontram-se com alguma facilidade em estados de conservação muito superiores, e por valores pouco mais altos. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

GuilhermePS

Mensagem por GuilhermePS » domingo ago 02, 2020 6:03 pm

Também acompanhei a licitação e terminei a pensar da mesma forma! As licitações foram muito concentradas e a moeda acabou por ser vendida a um preço muito mais alto do que contava. Cheguei a pensar que haveria algum grave defeito na moeda e, como não o encontrava, criei este tópico para que mo indicassem, no caso de existir. Afinal nada mais era que um curioso comportamento dos licitadores.
Cumprimentos,

Guilherme P.S.

fernanrei

Mensagem por fernanrei » segunda ago 03, 2020 4:28 pm

Como já aqui referiram, tanto no catawiki como na maioria dos sites de venda de moedas, por vezes o comportamento dos compradores e dos vendedores surpreende tudo e todos. Neste caso até que nem foi muito fora do comum. :think:

MoedaJanota
Reinado D.Manuel II
Registado: segunda dez 07, 2020 12:38 am

Mensagem por MoedaJanota » quarta dez 16, 2020 7:34 pm

Boa tarde a todos! Sempre tive alguma curiosidade em licitar no Catawiki, mas sempre com algum receio, já lí opiniões menos boas quanto ao processo pós venda. No que toca à venda de moedas, já alguém experimentou levar uma moeda a leilão por lá? Já lí as instruções de venda que eles apresentam por lá mas não encontro nada no que toca ao processo de envio, embalamento e de procedimentos. Eles tratam de tudo ou é o vendedor que tem de levar a moeda aos correios para fazer o envio?

Obrigado a todos e boa semana!

Saudações cordiais.
Ex nihilo nihil fit

Monge
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Mensagem por Monge » quarta dez 16, 2020 9:11 pm

A moeda está sempre na posse do vendedor e é este que a envia.
A CATWIKI apenas tem acesso à fotografia e a partir daí e do preço pedido pelo vendedor decide se a pôe ou não a leilão.
São eles quem recebe o dinheiro e, logo que o recebe, informa o vendedor para enviar a moeda, normalmente via CTT registada.

Marco Ramos
Senhor Escudo da I República
Registado: quinta abr 25, 2019 11:52 am

Mensagem por Marco Ramos » quinta dez 17, 2020 1:47 pm

GuilhermePS Escreveu:
sexta jul 31, 2020 6:15 pm
Boa tarde!

Deparei-me agora com esta moeda em leilão na catawiki e pasmei-me com a falta de licitações. Como sou um mero novato no mundo da numismática aproveito para vir ao poço de sabedoria que é este fórum perguntar se a moeda apresenta algum problema e, em caso afirmativo, como o identificar. Planeio aventurar-me na cunhagem manual, mas antes há que reunir o conhecimento necessário para tal. Conto com este fórum para me ir instruindo nos diversos aspetos que rodeiam este tipo de moedas. :green:

https://www.catawiki.pt/l/39420757-port ... lto-bolhao
Para mim é óbvio... essa moeda não vale o valor de reserva que devia ter. Quem estava a licitar inicialmente deve ter percebido que o preço de reserva era demasiado alto e ficou sem interesse na moeda. Eu por exemplo 95% das vezes que vou ao catawiki nem olho para os leilões com reserva, maior parte dos valores de reserva são valores inflacionados do que realmente é o valor de mercado duma peça. Já vi gente inocente ou até algo parva a pagar 160 € por uma moeda que comprei duas ou 3 semanas antes em melhor estado por 40€. No fim quem está atento arranjo bons negócios, já quem vai lá fazer compras tipo continente e o preço não importa muito, o valor que pedem é irrelevante.

Na minha opinião o senhor Guilherme devia fazer 2 coisas antes de se aventurar em compras de cunhagem manual :
1º Definir um plano da sua colecção nem que seja algo rudimentar... Por exemplo, se quiser uma moeda de cada, andar a comprar repetidas será algo insensato e dispendioso.
2º Adquirir catálogos destes reinados, começando pelo geral que é o Alberto Gomes e depois para mais específicos de certos reinados como o do Iúri Fernandes de D.João I.
3º Definir valores máximos a cada leilão do seu interesse, porque compras sem pensamento prévio só lhe fazem mal à carteira.

fernanrei

Mensagem por fernanrei » sexta dez 18, 2020 9:11 pm

A moeda no estado em que está nem 80 euros vale :thumbupleft:

Responder

Voltar para “D. Fernando I”