Meio Real 10 Soldos L D. João I

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Meio Real 10 Soldos L D. João I

Mensagem por fernanrei » quinta abr 25, 2019 1:14 pm

Caros ilustres, apresento um excelente exemplar do meio real de 10 soldos "L" com módulo pequeno "18mm"
Não é uma moeda rara, mas é um numisma com história e apresenta um bom estado de conservação
Quero crer que tem sinal oculto à esquerda e direita :think:
Imagem

Imagem


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Meio Real 10 Soldos L D. João I

Mensagem por silvio2 » quinta abr 25, 2019 1:21 pm

Parabéns. Excelente exemplar, sem dúvida! :clap3:
Obrigado, amigo Fernando, por partilhar. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Meio Real 10 Soldos L D. João I

Mensagem por fernanrei » quinta abr 25, 2019 1:24 pm

Obrigado amigo Sílvio. Estas velhinhas são sempre uma delicia ao olhar, mas nem sempre os elementos permitem que se vejam todos os pormenores, neste caso em especial, ainda está a maioria visível. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
NVMVS
Reinado D.José
Mensagens: 513
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Re: Meio Real 10 Soldos L D. João I

Mensagem por NVMVS » quinta abr 25, 2019 2:02 pm

À conta do Iuri tenho aprendido a apreciar muito mais as moedas de João I =)
Esta ainda tem charme!
Cumprimentos
Diogo

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Meio Real 10 Soldos L D. João I

Mensagem por paulj » quinta abr 25, 2019 3:36 pm

Bem bonito, e.c. muito bom, parabéns.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Meio Real 10 Soldos L D. João I

Mensagem por fernanrei » quinta abr 25, 2019 5:11 pm

NVMVS Escreveu:À conta do Iuri tenho aprendido a apreciar muito mais as moedas de João I =)
Esta ainda tem charme!
A numária de D. João I ainda tem muito para dar, esperemos que brevemente possam surgir novos dados que possam encorajar o coleccionismo neste reinado :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Meio Real 10 Soldos L D. João I

Mensagem por Monge » quinta abr 25, 2019 8:02 pm

Adoro estas moedas. Legenda completa e também me parece ver qq coisa sobre a corôa: -Sinais ocultos?

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Meio Real 10 Soldos L D. João I

Mensagem por fernanrei » quinta abr 25, 2019 8:08 pm

Já tinha reparado nesses pontos amigo Monge, mas quero crer que seja do ponteado da circunferência, mas como existem três pares de pontos com mais relevo, por cima da coroa e às 9 horas, já não sei :think:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Meio Real 10 Soldos L D. João I

Mensagem por numisiuris » quinta abr 25, 2019 11:29 pm

Acho que, sem saberes, fizeste uma excelente aquisição. A moeda tinha-me sido mostrada mal saiu da terra, só que as fotos eram de má qualidade e eu deixei passar por pensar que era a que só tinha arruelas a ladear a coroa (muito vulgar). Julgo que as tuas fotos põem à vista as arruelas em cima da coroa, à direita e à esquerda. E que deviam ser pontuadas e deixaram de o parecer, fruto do empastamento. Até agora conhecia o exemplar do Museu do Dinheiro e o do Rui Belfo. A tua passa a ser a terceira. Ainda tenho 900 fotos para acrescentar ao catálogo. Mas não me lembro de lá ter visto mais nenhuma com estas características. Eu, a estas arruelas, não lhes chamo sinais ocultos, mas marcas de emissão. Vais ter que ma emprestar quando fizer as últimas análises, para confirmar a liga de 2 dinheiros (Ag. 16,66%). Em princípio, excelente aquisição! Parabéns!
Imagem

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Meio Real 10 Soldos L D. João I

Mensagem por fernanrei » sexta abr 26, 2019 2:20 am

numisiuris Escreveu:Acho que, sem saberes, fizeste uma excelente aquisição. A moeda tinha-me sido mostrada mal saiu da terra, só que as fotos eram de má qualidade e eu deixei passar por pensar que era a que só tinha arruelas a ladear a coroa (muito vulgar). Julgo que as tuas fotos põem à vista as arruelas em cima da coroa, à direita e à esquerda. E que deviam ser pontuadas e deixaram de o parecer, fruto do empastamento. Até agora conhecia o exemplar do Museu do Dinheiro e o do Rui Belfo. A tua passa a ser a terceira. Ainda tenho 900 fotos para acrescentar ao catálogo. Mas não me lembro de lá ter visto mais nenhuma com estas características. Eu, a estas arruelas, não lhes chamo sinais ocultos, mas marcas de emissão. Vais ter que ma emprestar quando fizer as últimas análises, para confirmar a liga de 2 dinheiros (Ag. 16,66%). Em princípio, excelente aquisição! Parabéns!
Imagem
Tens toda a razão quando referes que a comprei sem reparar nas arruelas por cima da coroa, mas a moeda está bem centrada e tinha a esperança de ser de módulo pequeno, uma moeda que ainda não tinha, e de facto é. O resto é tudo lucro :biglaugh: e apesar de também pensar que as arruelas seriam marcas da cunhagem tal como os três pares de pontos mais salientes na circunferência, começo a acreditar que sejam mesmo arruelas porque em mão dá para ter outra perceção. Quando voltares combinamos a entrega da moeda para a analisares. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. João I”