Meio real do Porto inédito

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Meio real do Porto inédito

Mensagem por numisiuris » terça fev 11, 2020 9:23 am

Aqui vos apresento uma excelente moeda a todos os níveis, de tão engrandecido que me sinto de ser o seu actual detentor. Sublimo-me ao olhá-la pela luz da manhã e queria pedir a todos os insígnes que se manifestassem com a bondosa sapiência que detêm, mormente aqueles que mais ilumidados foram pela luz da gnose.
Imagem
Imagem

Monge
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Meio real do Porto inédito

Mensagem por Monge » terça fev 11, 2020 10:34 am

É a primeira que vejo com o ●P●.
Já fêz a análise da prata?
Como estão pouco estudadas no AG e o estado em que aparecem é normalmente baixo, são de difícil classificação.
É bom para quem sabe o conseguem-se assim boas compras.
Parabéns

numisiuris
Reinado D.Sancho I

Mensagem por numisiuris » terça fev 11, 2020 6:30 pm

Monge Escreveu:
terça fev 11, 2020 10:34 am
É a primeira que vejo com o ●P●.
Já fêz a análise da prata?
Como estão pouco estudadas no AG e o estado em que aparecem é normalmente baixo, são de difícil classificação.
É bom para quem sabe o conseguem-se assim boas compras.
Parabéns
Sábias as suas palavras amigo Monge. E percebo, pois, que este numisma, da minha colecção mais reservada e que convosco hoje partilho, deverá ser ainda mais extraordinário do que inicialmente o julguei. Segundo o que me foi afiançado, terá a lei de dois dinheiros. Agradeço-lhe pois as palavras com cordialidade!

numisiuris
Reinado D.Sancho I

Mensagem por numisiuris » terça fev 11, 2020 6:30 pm

Aguardo a vinda de outros insígnes.

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

Mensagem por Alfonsvs » terça fev 11, 2020 9:07 pm

A luz da gnose não quer nada comigo, :)
Com a lei de dois dinheiros só terá sido amoedado durante o ano de 1386, por isso é coisa rara!
José Matos

Pedro Leg
Reinado D.Pedro II
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Mensagem por Pedro Leg » terça fev 11, 2020 9:40 pm

"Aqui vos apresento uma excelente moeda a todos os níveis, de tão engrandecido que me sinto de ser o seu actual detentor. Sublimo-me ao olhá-la pela luz da manhã e queria pedir a todos os insígnes que se manifestassem com a bondosa sapiência que detêm, mormente aqueles que mais ilumidados foram pela luz da gnose."

Fui à loja dos chineses à procura de uma "luz da gnose" ; o insigne chinês, na sua bondosa sapiência, respondeu-me, citando Confucio :

有比驕傲更高,比虛榮更高尚,它是謙虛,比謙虛更稀有的是簡單

em francês, dá isto :
"Il y a quelque chose de plus haut que l'orgueil et de plus noble que la vanité : c'est la modestie, et quelque chose de plus rare que la modestie : c'est la simplicité"

Em português :
Oh meu Deus ! :angel:
Última edição por Pedro Leg em quarta fev 12, 2020 7:12 am, editado 2 vezes no total.
HUMANIDADE - SOLIDARIEDADE - UNIDADE

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

Mensagem por Alfonsvs » terça fev 11, 2020 9:49 pm

Além da particularidade dos pontos a ladear o .P. também a legenda do reverso é interessante: *IhnS*R€X*PORTVALIE
José Matos

numisiuris
Reinado D.Sancho I

Mensagem por numisiuris » terça fev 11, 2020 11:51 pm

Alfonsvs Escreveu:
terça fev 11, 2020 9:07 pm
A luz da gnose não quer nada comigo, :)
Com a lei de dois dinheiros só terá sido amoedado durante o ano de 1386, por isso é coisa rara!
Exactamente caro José Matos. Deixe-se de modéstias, que já vi que tem acesso a importante informação. ;)

numisiuris
Reinado D.Sancho I

Mensagem por numisiuris » terça fev 11, 2020 11:53 pm

Pedro Leg Escreveu:
terça fev 11, 2020 9:40 pm
"Aqui vos apresento uma excelente moeda a todos os níveis, de tão engrandecido que me sinto de ser o seu actual detentor. Sublimo-me ao olhá-la pela luz da manhã e queria pedir a todos os insígnes que se manifestassem com a bondosa sapiência que detêm, mormente aqueles que mais ilumidados foram pela luz da gnose."

Fui à loja dos chineses à procura de uma "luz da gnose" ; o insigne chinês, na sua bondosa sapiência, respondeu-me, citando Confucio :

有比驕傲更高,比虛榮更高尚,它是謙虛,比謙虛更稀有的是簡單

em francês, da isto :
"Il y a quelque chose de plus haut que l'orgueil et de plus noble que la vanité : c'est la modestie, et quelque chose de plus rare que la modestie : c'est la simplicité"

Em português :
Oh meu Deus ! :angel:
Era exactamente disto que falava quando me referia ao aparecimento dos insígnes. Chinês e tudo! Estou quase emvergonhado. Muito obrigado caro ilustre insígne, por todos esses ensinamentos!

numisiuris
Reinado D.Sancho I

Mensagem por numisiuris » terça fev 11, 2020 11:54 pm

Alfonsvs Escreveu:
terça fev 11, 2020 9:49 pm
Além da particularidade dos pontos a ladear o .P. também a legenda do reverso é interessante: *IhnS*R€X*PORTVALIE
Exactamente! Eu nem tinha reparado nesse pormenor. Um erro de legenda a apimentar a meu nobre numisma! Muito obrigado!!!

Responder

Voltar para “D. João I”