D. Afonso V Espadim (4 Reais Brancos) Lisboa

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: D. Afonso V Espadim (4 Reais Brancos) Lisboa

Mensagem por numisiuris » sábado fev 09, 2019 8:47 pm

Estas fotos, sim, dão a entender como é a moeda na verdade. Um sonho! Marcamos a cirurgia quando quiseres! :green:



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. Afonso V Espadim (4 Reais Brancos) Lisboa

Mensagem por fernanrei » segunda fev 11, 2019 2:34 pm

numisiuris Escreveu:Estas fotos, sim, dão a entender como é a moeda na verdade. Um sonho! Marcamos a cirurgia quando quiseres! :green:
:green: temos que marcar um almoço
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: D. Afonso V Espadim (4 Reais Brancos) Lisboa

Mensagem por Mmatos » segunda fev 11, 2019 4:10 pm

fernanrei Escreveu:...Talvez coloque em votação a questão de partir ou não partir o caixão :think:
Votação para quê ? :) :) Se for preciso ajuda eu levo o meu "abridor" especial... :2evil:

Avatar do Utilizador
smertola
Reinado D.Fernando
Mensagens: 1369
Registado: domingo jan 25, 2009 5:53 pm
Localização: Amadora

Re: D. Afonso V Espadim (4 Reais Brancos) Lisboa

Mensagem por smertola » segunda fev 11, 2019 4:12 pm

fernanrei Escreveu:Entretanto tentei tirar umas fotos com outra perspectiva e menos luz, o que acham? Talvez coloque em votação a questão de partir ou não partir o caixão :think:
Imagem

Imagem
Viva Fernando,

Tendo em conta o grade da moeda, há uma valorização pelo facto de estar na caixinha. Mas isto é como cada um pensa e quer. No meu caso, não a tiraria da caixa nem q tivesse entre a espada e a parede! ;)
Cumprimentos,

Sérgio Mértola

http://megaleiloes.pt/LEILOES-DE-smertola

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: D. Afonso V Espadim (4 Reais Brancos) Lisboa

Mensagem por Mmatos » segunda fev 11, 2019 4:22 pm

smertola Escreveu:...
Tendo em conta o grade da moeda, há uma valorização pelo facto de estar na caixinha. ...
Tenho esperança que ainda algum dia me expliquem porque é que um espécime numismático vale mais por estar fechado num "caixote" de plástico... O exemplar não é o mesmo estando fora ou dentro do "caixão" ? Adiciona alguma característica ao exemplar o facto dele estar "encaixotado" ? Há uma história muito antiga sobre os "vendilhões do templo"... acho que aqui se pode aplicar bem uma analogia.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. Afonso V Espadim (4 Reais Brancos) Lisboa

Mensagem por fernanrei » segunda fev 11, 2019 6:49 pm

Mmatos Escreveu:
smertola Escreveu:...
Tendo em conta o grade da moeda, há uma valorização pelo facto de estar na caixinha. ...
Tenho esperança que ainda algum dia me expliquem porque é que um espécime numismático vale mais por estar fechado num "caixote" de plástico... O exemplar não é o mesmo estando fora ou dentro do "caixão" ? Adiciona alguma característica ao exemplar o facto dele estar "encaixotado" ? Há uma história muito antiga sobre os "vendilhões do templo"... acho que aqui se pode aplicar bem uma analogia.
Regra geral, tenho tirado da caixa todas as moedas certificadas que comprei. Tirando a questão do atestado da genuinidade(por vezes também duvidoso :biglaugh:) e a certificação do estado de conservação (muito discutível) de resto são só desvantagens, mas há de facto quem dê preferência a moedas certificadas. Não poder apreciar todos os pormenores de uma jóia depois de se investir na mesma, é no mínimo frustrante, mas cada um vê as coisas como quiser. De qualquer forma, ainda só estou na fase do espanto e é muito cedo para tomar decisões, mas quando quiser ver mais da moeda, lá terá que ser, porrada no plástico :hammer: :hammer: :hammer: :hammer: :hammer: :hammer: :hammer:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. Afonso V Espadim (4 Reais Brancos) Lisboa

Mensagem por fernanrei » segunda fev 11, 2019 6:52 pm

smertola Escreveu:
fernanrei Escreveu:Entretanto tentei tirar umas fotos com outra perspectiva e menos luz, o que acham? Talvez coloque em votação a questão de partir ou não partir o caixão :think:
Imagem

Imagem
Viva Fernando,

Tendo em conta o grade da moeda, há uma valorização pelo facto de estar na caixinha. Mas isto é como cada um pensa e quer. No meu caso, não a tiraria da caixa nem q tivesse entre a espada e a parede! ;)
Respeito a sua opinião e compreendo a justificação que dá :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. Afonso V Espadim (4 Reais Brancos) Lisboa

Mensagem por fernanrei » segunda fev 11, 2019 6:54 pm

Mmatos Escreveu:
fernanrei Escreveu:...Talvez coloque em votação a questão de partir ou não partir o caixão :think:
Votação para quê ? :) :) Se for preciso ajuda eu levo o meu "abridor" especial... :2evil:
A ultima quem a abriu foi o Iuri, de uma forma rudimentar mas eficaz. E o brinde ainda era mais interessante :green:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
Belard
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 35
Registado: quarta fev 23, 2005 5:53 pm
Localização: Lisboa / Parede

Re: D. Afonso V Espadim (4 Reais Brancos) Lisboa

Mensagem por Belard » segunda mai 20, 2019 7:23 pm

Não resisto a meter a minha colherada. Uma moeda como este espadim, para a qual nem tenho adjectivos, merece a liberdade.
Não gosto de moedas encaixotadas. Admito que, para coisas "proof", comemorativas fabricadas para coleccionadores e outras modernices, a caixinha seja recomendável, mas ainda assim prefiro as Quadrum ou outras Leuchtturm, que posso abrir quando eu quiser. Mas para estas preciosidades que foram feitas, em boa verdade, para andar de mão em mão, acho quase um crime guardá-las encaixotadas.
Claro que para quem compra moedas como investimento, com a ideia de mais tarde as vender com lucro, pode ser vantajoso mantê-las na caixa da certificadora... mas um coleccionador, como eu, precisa de ter as moedas na mão, de as poder examinar em todos os ângulos, com luz rasante ou noutra posição, de ver bem a orla, e particularmente de a pesar com rigor - essencial para as moedas batidas a martelo.
É por isso que abri de imediato todas as certificadas que comprei. Como alguém já disse, colecciono moedas e não certificações. Se isso as desvaloriza... os meus herdeiros que se preocupem com isso!
Última edição por Belard em segunda mai 20, 2019 8:58 pm, editado 1 vez no total.
Luís Belard da Fonseca
SPN: 3628
ANP: 2019
A partir de amanhã vou deixar de procrastinar ;)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. Afonso V Espadim (4 Reais Brancos) Lisboa

Mensagem por fernanrei » segunda mai 20, 2019 7:53 pm

Belard Escreveu:Não resisto a meter a minha colherada. Uma moeda como este espadim, para a qual nem tenho adjectivos, merece a liberdade.
Não gosto de moedas encaixotadas. Admito que, para coisas "proof", comemorativas fabricadas para coleccionadores e outras modernices, a caixinha seja recomendável, mas ainda assim prefiro as Quadrum ou outras Leuchtturm, que posso abrir quando eu quiser. Mas para estas preciosidades que foram feitas, em boa verdade, para andar de mão em mão, acho quase um crime guardá-las encaixotadas.
Claro que quem compra moedas como investimento, com a ideia de mais tarde as vender com lucro, pode ser vantajoso mantê-las na caixa da certificadora... mas um coleccionador, como eu, precisa de ter as moedas na mão, de as poder examinar em todos os ângulos, com luz rasante ou noutra posição, de ver bem a orla, e particularmente de a pesar com rigor - essencial para as moedas batidas a martelo.
É por isso que abri de imediato todas as certificadas que comprei. Como alguém já disse, colecciono moedas e não certificações. Se isso as desvaloriza... os meus herdeiros que se preocupem com isso!
:biglaugh: tal como todas as outras da minha colecção, será esse o seu futuro, ficar livre da casca translúcida que a aprisiona. Mas neste momento é assim que vai ficar até ao dia escolhida para a libertação. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Afonso V”