TOSTÃO DE D. MANUEL: EMANVL. NÃO ENCONTREI REFERÊNCIA. AJUDA.

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: TOSTÃO DE D. MANUEL: EMANVL. NÃO ENCONTREI REFERÊNCIA. AJUDA.

Mensagem por Alfonsvs » quinta out 17, 2019 7:09 pm

Na última feira do Hotel Tuela, no Porto, vi também um tostão com esse erro EMANVL
Não sei se entretanto já foi vendido.


José Matos

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: TOSTÃO DE D. MANUEL: EMANVL. NÃO ENCONTREI REFERÊNCIA. AJUDA.

Mensagem por José Gomes » quinta out 17, 2019 7:14 pm

Alfonsvs Escreveu:
quinta out 17, 2019 7:09 pm
Na última feira do Hotel Tuela, no Porto, vi também um tostão com esse erro EMANVL
Não sei se entretanto já foi vendido.
Olá, boa tarde.

Bem, até agora já são duas conhecidas, o que ainda faz com que a moeda ainda seja bem escassa, concorda?

Conversei com alguns amigos daqui, numismatas, que me disseram não conhecer.

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: TOSTÃO DE D. MANUEL: EMANVL. NÃO ENCONTREI REFERÊNCIA. AJUDA.

Mensagem por Alfonsvs » quinta out 17, 2019 7:38 pm

Olá caro José Gomes.
Quando vi o exemplar no Tuela, também era a primeira que tinha visto.
O reinado de D. Manuel I é fértil em variantes na legenda das moedas. Concordo que essa legenda seja uma variante escassa.

Também já aqui apresentei um meio vintém com variante na legenda, que até nem foi muito caro. :)
José Matos

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: TOSTÃO DE D. MANUEL: EMANVL. NÃO ENCONTREI REFERÊNCIA. AJUDA.

Mensagem por José Gomes » quinta out 17, 2019 8:19 pm

Alfonsvs Escreveu:
quinta out 17, 2019 7:38 pm
Olá caro José Gomes.
Quando vi o exemplar no Tuela, também era a primeira que tinha visto.
O reinado de D. Manuel I é fértil em variantes na legenda das moedas. Concordo que essa legenda seja uma variante escassa.

Também já aqui apresentei um meio vintém com variante na legenda, que até nem foi muito caro. :)
Olá, boa tarde.

Na verdade eu não me preocupo muito com a questão do valor, que é uma coisa muito subjetiva, até porquê a moeda me custou muito pouco (menos de 10 Euros) e um tanque de gasolina, o que mais quero é determinar o grau de raridade com alguma precisão. Também não me interessa muito, neste caso, o EC. Suponhamos, que existam apenas 2 exemplares conhecidos de uma moeda qualquer. Ambas estão gastas. Cabe discutir o EC se um determinado colecionador a deseja? Como estabelecer, por exemplo o EC para uma moeda única conhecida? O catálogo A. Gomes traz moedas que não apresentam valor, apenas o comentário ÚNICA, que devem estar numa grande coleção ou num museu. A minha questão, agora, é saber simplesmente se é ou não uma moeda rara.

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: TOSTÃO DE D. MANUEL: EMANVL. NÃO ENCONTREI REFERÊNCIA. AJUDA.

Mensagem por José Gomes » quinta out 17, 2019 8:27 pm

Alfonsvs Escreveu:
quinta out 17, 2019 7:38 pm
Olá caro José Gomes.
Quando vi o exemplar no Tuela, também era a primeira que tinha visto.
O reinado de D. Manuel I é fértil em variantes na legenda das moedas. Concordo que essa legenda seja uma variante escassa.

Também já aqui apresentei um meio vintém com variante na legenda, que até nem foi muito caro. :)
E, uma última coisa: se eu tivesse a certeza de que essa moeda seria alvo de um estudo e ficaria franqueada a outros colecionadores e estudiosos aí de Portugal, eu não a venderia, eu a doaria, pois ao longo da minha vida (hoje um pouco longa, perto de terminar) já fiz isso em várias outras ocasiões. Montei pequenas coleções e dei de presente a inúmeros parentes e amigos, no intuito de divulgar a numismática que é pura ciência. Vendo moedas no MercaoLivre, com lucro simbólico, geralmente estou com preços abaixo da média do mercado. E já dei muito brinde também. Enfim, a numismática para mim é uma festa, uma alegria. Quero deixar isso registrado.

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: TOSTÃO DE D. MANUEL: EMANVL. NÃO ENCONTREI REFERÊNCIA. AJUDA.

Mensagem por Alfonsvs » quinta out 17, 2019 9:01 pm

Também partilho da sua postura perante a numismática. Já dei de presente dezenas de moedas, a jovens, quando vejo interesse em começar uma coleção.
Sempre que posso participo em organização de exposições, de feiras, na identificação de moedas, etc.
Mantenho o mesmo entusiasmo com a numismática desde 1973, quando comecei a colecionar. :clap3:
José Matos

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: TOSTÃO DE D. MANUEL: EMANVL. NÃO ENCONTREI REFERÊNCIA. AJUDA.

Mensagem por fernanrei » quinta out 17, 2019 9:16 pm

José Gomes Escreveu:
quinta out 17, 2019 8:27 pm
Alfonsvs Escreveu:
quinta out 17, 2019 7:38 pm
Olá caro José Gomes.
Quando vi o exemplar no Tuela, também era a primeira que tinha visto.
O reinado de D. Manuel I é fértil em variantes na legenda das moedas. Concordo que essa legenda seja uma variante escassa.

Também já aqui apresentei um meio vintém com variante na legenda, que até nem foi muito caro. :)
E, uma última coisa: se eu tivesse a certeza de que essa moeda seria alvo de um estudo e ficaria franqueada a outros colecionadores e estudiosos aí de Portugal, eu não a venderia, eu a doaria, pois ao longo da minha vida (hoje um pouco longa, perto de terminar) já fiz isso em várias outras ocasiões. Montei pequenas coleções e dei de presente a inúmeros parentes e amigos, no intuito de divulgar a numismática que é pura ciência. Vendo moedas no MercaoLivre, com lucro simbólico, geralmente estou com preços abaixo da média do mercado. E já dei muito brinde também. Enfim, a numismática para mim é uma festa, uma alegria. Quero deixar isso registrado.
Excelente atitude a sua, são pessoas como o senhor que engrandecem a numismática. :clap3:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: TOSTÃO DE D. MANUEL: EMANVL. NÃO ENCONTREI REFERÊNCIA. AJUDA.

Mensagem por José Gomes » sábado out 19, 2019 1:11 am

Olá, boa noite.

E são palavras assim que sempre nos incentivam!!!

Muito obrigado a todos.

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: TOSTÃO DE D. MANUEL: EMANVL. NÃO ENCONTREI REFERÊNCIA. AJUDA.

Mensagem por José Gomes » sábado out 19, 2019 10:59 am

Acabei de colocar a moeda num alvéolo e fiz as anotações de praxe.

"NÃO HÁ DINHEIRO QUE PAGUE A EMOÇÃO DE COLOCAR UMA MOEDA ÚNICA NA COLEÇÃO"

Muito obrigado a todos, de coração, que dividiram comigo essa experiência.

Gomes.

Responder

Voltar para “D. Manuel I”