Tostão D. João III

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

alpinojuan
Reinado D.João VI
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Tostão D. João III

Mensagem por alpinojuan » sábado out 12, 2019 3:09 pm

Boa tarde amigos

Hoje trago mais um "charutito" que comprei. O seu estado de conservação é fracote, pelo que não sou capaz de o identificar, parece-me uma referência dentro do 135 do Alberto Gomes 2007.

É um Tostão de D João III com cruz de Avis ladeada por estrelas

Peso: 7,24gr
Diâmetro 28/29mm

Constatei que o peso está abaixo do que seria esperado, também me parece que a moeda sobre cerceio, mas como sou pouco conhecedor deixo para vocês o comentário à falta de peso.
Espero que gostem, continuo firme em Sebastião esta é apenas a 3 moeda que tenho de João III, para o mês que vem trago novidades do meu querido Sebastião.

Cordialmente
Juan Santos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Numis
Reinado D.Afonso IV
Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am

Re: Tostão D. João III

Mensagem por Numis » sábado out 12, 2019 3:25 pm

alpinojuan Escreveu:
sábado out 12, 2019 3:09 pm
Boa tarde amigos

Hoje trago mais um "charutito" que comprei. O seu estado de conservação é fracote, pelo que não sou capaz de o identificar, parece-me uma referência dentro do 135 do Alberto Gomes 2007.

Diâmetro 28/29mm

Constatei que o peso está abaixo do que seria esperado, também me parece que a moeda sobre cerceio, mas como sou pouco conhecedor deixo para vocês o comentário à falta de peso.
Espero que gostem, continuo firme em Sebastião esta é apenas a 3 moeda que tenho de João III, para o mês que vem trago novidades do meu querido Sebastião.

Cordialmente
Juan Santos
Não deixa de ser uma boa moeda apesar do estado não ser dos melhores, tenho um também e não está em ec superior
Sérgio Fonseca

alpinojuan
Reinado D.João VI

Mensagem por alpinojuan » sábado out 12, 2019 3:51 pm

Numis Escreveu:
sábado out 12, 2019 3:25 pm
alpinojuan Escreveu:
Boa tarde amigos

Diâmetro 28/29mm

Cordialmente
Juan Santos
Não deixa de ser uma boa moeda apesar do estado não ser dos melhores, tenho um também e não está em ec superior
A moedita até está apresentável é verdade, mas dado à falta de legenda perto da coroa, pelo menos para mim, fica difícil a identificação, por isso considero que é um estado fracote, parece contradição, mas acho a moeda apresentável mas fraquita.
Comprei pela aparência, que como disse até não é má, mas falta ali uma parte pequena mas importante para a poder identificar sem dúvida, que para mim prejudica o nunisma.

Cordialmente
Juan Santos

NVMVS
Reinado D.José
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Mensagem por NVMVS » sábado out 12, 2019 4:53 pm

Ainda apelativo :) parece-me que terminaria em ALG
Cumprimentos
Diogo

Numis
Reinado D.Afonso IV
Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am

Mensagem por Numis » sábado out 12, 2019 4:56 pm

alpinojuan Escreveu:
sábado out 12, 2019 3:51 pm
Numis Escreveu:
sábado out 12, 2019 3:25 pm
alpinojuan Escreveu:
Boa tarde amigos

Diâmetro 28/29mm

Cordialmente
Juan Santos
A moedita até está apresentável é verdade, mas dado à falta de legenda perto da coroa, pelo menos para mim, fica difícil a identificação, por isso considero que é um estado fracote, parece contradição, mas acho a moeda apresentável mas fraquita.
Comprei pela aparência, que como disse até não é má, mas falta ali uma parte pequena mas importante para a poder identificar sem dúvida, que para mim prejudica o nunisma.

Cordialmente
Juan Santos
Exato eu até acho que em termos de desgaste não está muito má para o que costuma aparecer, o cerceio é que prejudica um pouco a legenda.
Última edição por Numis em sábado out 12, 2019 6:21 pm, editado 1 vez no total.
Sérgio Fonseca

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagem por fernanrei » sábado out 12, 2019 5:38 pm

Para a moeda que é ainda está muito bom, só é pena o cerceio, que além de influenciar o peso dificulta a catalogação. :thumbupleft:
:D FMMRei :D

Monge
Reinado D.Sancho II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Mensagem por Monge » sábado out 12, 2019 6:03 pm

Para quem colecciona por tipos como eu é uma moeda coleccionável e com um aspecto agradável.
É um Tostão do 3º tipo, emitido pela Lei de 10JUN155
Pelo AG 2013 será do tipo J3 139.xx
A falta do final da legenda não permite identoficar o sub-tipo.

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Mensagem por silvio2 » sábado out 12, 2019 7:18 pm

Apesar do EC, não deixa de ser um exemplar com boa aparência geral e bem coleccionável, como já foi anteriormente afirmado. :)
Parabéns, amigo Juan, pela graciosa moeda que connosco partilha ... desta vez. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

alpinojuan
Reinado D.João VI

Mensagem por alpinojuan » sábado out 12, 2019 8:41 pm

NVMVS Escreveu:
sábado out 12, 2019 4:53 pm
Ainda apelativo :) parece-me que terminaria em ALG
Obrigado amigo Diogo, é difícil perceber qual a terminação, talvez com outros exemplares da mesma série em melhor estado, se pudesse identificar, ou arriscar numa possibilidade, mas dadas as circunstâncias fica-me muito difícil.

fernanrei Escreveu:
sábado out 12, 2019 5:38 pm
Para a moeda que é ainda está muito bom, só é pena o cerceio, que além de influenciar o peso dificulta a catalogação. :thumbupleft:
Obrigado amigo Fernando
Monge Escreveu:
sábado out 12, 2019 6:03 pm
Para quem colecciona por tipos como eu é uma moeda coleccionável e com um aspecto agradável.
É um Tostão do 3º tipo, emitido pela Lei de 10JUN155
Pelo AG 2013 será do tipo J3 139.xx
A falta do final da legenda não permite identoficar o sub-tipo.

Obrigado amigo Monge. Creio que o 139.xx do AG2013, seja o equivalente ao 135.xx de 2007 (edição que consulto), Penso que estamos todos em consonância, a moedita até está aceitável, mas a legenda "num ponto em particular" está muito má.
silvio2 Escreveu:
sábado out 12, 2019 7:18 pm
Apesar do EC, não deixa de ser um exemplar com boa aparência geral e bem coleccionável, como já foi anteriormente afirmado. :)
Parabéns, amigo Juan, pela graciosa moeda que connosco partilha ... desta vez. :thumbupleft:
Obrigado amigo Sílvio

Cordialmente
Juan Santos

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagem por numisiuris » sábado out 12, 2019 9:12 pm

Está muito bonito juan! Aqui em casa mora este:
Imagem
Imagem

Responder