D. António - Carimbo açor

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

D. António - Carimbo açor

Mensagem por Alfonsvs » quarta fev 26, 2014 7:59 pm

Uma moeda regular com um belo carimbo.

ImagemImagem


José Matos

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2275
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592

Re: D. António - Açor

Mensagem por José Almeida » quarta fev 26, 2014 8:02 pm

Realmente é um belo Açor, bem distinto de algumas "galinholas" e "papagaios" que andam por ai...



:clap3: :clap3: :clap3:

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: D. António - Carimbo açor

Mensagem por RuiFB » quarta fev 26, 2014 8:22 pm

Mega carimbo!!!
Este carimbo creio que é mais escasso do que se pensa. Um detalhe tipológico muito interessante relativo aos carimbos estranhos é o bicho não ter a outra asa, ou essa asa não ter penas.

tcosta11
Reinado D.Afonso IV
Mensagens: 1469
Registado: quarta fev 13, 2013 3:49 pm

Re: D. António - Carimbo açor

Mensagem por tcosta11 » quarta fev 26, 2014 8:35 pm

Muito bonito! Parabéns! :green:

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: D. António - Carimbo açor

Mensagem por jdickson » quarta fev 26, 2014 10:00 pm

Alfonsvs Escreveu:Uma moeda regular com um belo carimbo.
"Belo", sou eu... :erofl:
O carimbo está espectacular! :claps: :claps: :claps:

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: D. António - Carimbo açor

Mensagem por MCarvalho » quarta fev 26, 2014 11:10 pm

Talvez a melhor que já passou por aqui.
Excelente!
MCarvalho

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: D. António - Carimbo açor

Mensagem por RuiFB » sexta fev 28, 2014 4:51 pm

Este exemplar do José creio que dava para um bom artigo, mas por outro lado não convém, se 98% já são carimbos manhosos, quer da época, quer após os trabalhos de Batalha Reis, quanto mais se trouxer mais dificilmente depois se distinguem.

Acredito neste carimbo, tanto que considero esta uma das moedas mais importantes que já passaram pelo fórum.

- Em primeiro lugar, este carimbo permite restituir o valor inicial nos cobres após a crise das falsificações vindas do Norte da Europa. Cada vez que isto era feito num patacão, D. António ganhava 5 reais.

- Parece precisamente o mesmo carimbo descrito por mestre Batalha Reis (ou perto disso).

- O algoritmo descrito por Batalha Reis para os patacões de João III e até de Sebastião creio que pode não estar 100% correcto. Creio também que cada carimbo para além da forma de colocação tem um sinal oculto para cada tipo.

- Este exemplar do José Matos, diz-me que este exemplar do Paulo Silva é bom e vice versa: http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 3&t=100003

Imagem

Avatar do Utilizador
insvlano
Reinado D.João III
Mensagens: 1074
Registado: domingo jun 10, 2007 10:18 pm
Localização: Açores

Re: D. António - Carimbo açor

Mensagem por insvlano » domingo mar 02, 2014 11:18 pm


Um carimbo de D. António, do melhor que já vi. Destes, nem nas melhores coleções. :clap3:

Cumprimentos,
M. Rodrigues

Avatar do Utilizador
crislaine
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 883
Registado: sexta ago 27, 2010 12:33 pm
Localização: Lisboa

Re: D. António - Carimbo açor

Mensagem por crislaine » quinta mar 13, 2014 7:44 pm

Ora viva pessoal!

mais uma vez, cá estou eu de volta, depois de passar por alguns tempos atribulados e cheio de trabalhos :dance:

Não poderia deixar despercebido a moeda do amigo Matos, que penso eu, tive até a oportunidade de a comprar na mão de outra pessoa. Além disso, além de estar fora do meu alcance financeiro (para este tipo de moedas), para mim foi um enorme prazer ter a oportunidade de a estudar em primeira mão.
O Carimbo é fantástico, e a certeza de alguma "coisa" estar por detrás dele...torna ainda mais fascinante apontando desde logo para a veracidade da peça.
RuiFB Escreveu:- Parece precisamente o mesmo carimbo descrito por mestre Batalha Reis (ou perto disso).
Quando o vi, pareceu-me logo que sim, mas depois de ver aqui pelo forum vejo que é simplesmente do mesmo tipo ou área
RuiFB Escreveu: Creio também que cada carimbo para além da forma de colocação tem um sinal oculto para cada tipo.
.

Seria muito interessante prolongar essa ideia...para isso teria-mos que ter algumas peças para chegar a alguma conclusão. Esta é sem duvida uma delas, o problema é as restantes que por tão diferentes que são podem ter a tendência a divergir (falo das falsificações é claro, actuais e da época).

"Quis a História, que Angra fosse o lugar onde as últimas moedas do Portugal livre quinhentista, vissem a luz do dia.
O Prior do Crato, tido em Angra como D. António I, teve nestas ilhas o último reduto da sua causa, onde terá feito vários lavramentos e carimbado.
Durante o curto reinado de D. António, Prior do Crato, no período da resistência nos Açores, a partir de 1582, com a falta de meios para fazer face às despesas de guerra, foi ordenada a aposição de um carimbo com um AÇOR (ave parecida com o gavião, símbolo e origem da designação do arquipélago dos Açores, po aí existir em grande número) sobre inúmeras moedas, algumas da primeira dinastia e outras estrangeiras. Esse carimbo destinava-se, em principio, a "restituir o primitivo valor das moedas", mas, na verdade, fez inúmeras daquelas peças circular pelo dobro do seu valor."


Com alguém disse um dia...
Como manda a lei!!!
" A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum. "
- Arthur Schopenhauer

" Só os cegos enxergam o som do valor das moedas. "
- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: D. António - Carimbo açor

Mensagem por RuiFB » quinta mar 13, 2014 8:25 pm

Olá Hélder, ainda nenhuma explicação me convenceu acerca dos carimbos em moedas da primeira dinastia, ceitis, etc. Se for pelo valor nominal, caso se dobre quase 0, ficamos com o mesmo, para se obter vantagem teriam que se carimbar uns milhões. O ceitil por exemplo, caso se dobrasse 1/7 dava 1/3,5 que não é nada na mesma. Coloco as mais altas dúvidas nesses carimbos, fazendo duas hipóteses rebuscadas, ou serviam para testes, ou para dobrar o valor do metal, não é viável, assim tinham que carimbar os pregos também.

Quanto à tipologia dos carimbos, o enredo é de tal forma complexo que na minha opinião já não é possível tirar conclusões a não ser que apareça algum documento da época que descreva detalhadamente os punções autênticos. Este é um caso em que o génio de Batalha Reis deu "too much information" ao público. Também os falsos da época que têm valor para a numismática formam outro enredo.

Nesta moeda em questão, coloco a carne toda no assador, só pode ser bom, se não for então temos que nos dedicar à pesca.

Responder

Voltar para “D. António I”