Afonso VI- Meio Tostão com legenda em espiral

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

NVMVS
Reinado D.José
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Re: Afonso VI- Meio Tostão com legenda em espiral

Mensagem por NVMVS » segunda nov 11, 2019 1:46 pm

Caro Monge,

Olhando para a moeda parece-me que não existe outra hipótese sem ser a dupla batida para explicar tal facto. Contudo, parece-me que a moeda foi alvo de algum restauro (parece-me haver buriladas entre letras) que poderá ter eliminado os vestígios da dupla batida. Mas posso estar errado. Deixo aqui 3 exemplares que conheço desta moeda dois do museu casa da moeda e o da ex colecção Carlos Costa - 2 com cruz cantonada e outro sem a cruz cantonada como é o caso desta.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Cumprimentos
Diogo

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagem por numisiuris » segunda nov 11, 2019 2:07 pm

Também estou inlinado para a opinião do Diogo! Com fotos bem definidas e ampliadas deve-se conseguir tirar isso a limpo. Abrir o cunho em espiral não me parece de todo possível. Tem que ser dupla batida.
Imagem

Monge
Reinado D.Sancho II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Mensagem por Monge » segunda nov 11, 2019 3:36 pm

Também joguei na hipótese de ser dupla batida e, para testar, recortei com o PhotoShop, 'PHONSVS' , o arco de círculo por baixo e todo o arco exterior das 04:00 às 11:00 Horas.
Tentei várias rotações mas falha sempre qq coisa apesar de estar perto.

Talvez seja o que o Iuri diz: -Um eventual restauro que apagou as marcas de dupla batida.
Pela extensão da provável dupla batida a moeda devia estar uma confusão.

Responder

Voltar para “D. Afonso VI”