Cruzado pinto de 1718

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

Responder
Jupongata
Sou só um euro caloiro
Registado: quinta jun 11, 2020 7:39 am

Cruzado pinto de 1718

Mensagem por Jupongata » quinta jun 11, 2020 12:17 pm

Boa tarde
Não sei se este é o local mas gostava de saber mais informações sobre esta moeda que encontrei, relativamente ao estado de conservação e história, bem como o possível valor da moeda. Pelo que pesquisei existem poucas moedas destas de 1718.

Obrigado pela vossa ajuda.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Cruzado pinto de 1718

Mensagem por silvio2 » quinta jun 11, 2020 1:26 pm

Jupongata Escreveu:
quinta jun 11, 2020 12:17 pm
Boa tarde
Não sei se este é o local mas gostava de saber mais informações sobre esta moeda que encontrei, relativamente ao estado de conservação e história, bem como o possível valor da moeda. Pelo que pesquisei existem poucas moedas destas de 1718.

Obrigado pela vossa ajuda.
CARTA DE INTENÇÕES DO FÓRUM Escreveu: Imagem
É aconselhável que os novos membros, por uma questão de cordialidade e antes de qualquer outra
intervenção no Fórum, façam uma breve apresentação à "nossa comunidade", na respectiva secção (APRESENTAÇÃO), dando a conhecer um pouco de si (pelo menos o nome próprio e a idade ...) aos
restantes membros, para uma "mais fácil empatia e integração no grupo" ... ;)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Jupongata
Sou só um euro caloiro
Registado: quinta jun 11, 2020 7:39 am

Mensagem por Jupongata » quinta jun 11, 2020 1:56 pm

Em anexo a outra face
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

josix
Reinado D.Pedro V
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Mensagem por josix » segunda ago 03, 2020 4:39 pm

Bem vindo. Valores não sei dizer, mas posso falar da moeda. É como diz um pinto, inicialmente valeria 400 reis mas na realidade depressa passou a circular por 480. As moedas de prata tambémd e 400 (480) reis usualmente chamam-se cruzados, as de ouro pintos. Enbora haja quem use qualquer dos nomes.
Estes pintos de ouro foram cunhados durante um século, não todos os anos, o que tem é dos primeiros. São da época do ouro brasileiro, por isso foram cunhados em grande quantidade. Não é das datas mais raras, essas serão as cunhagens tardias, a partir de D. Maria. Mas também não é um tipo de moeda comum.

Não fosse o excesso de metal por baixo do IO e diria que estava BC. Assim não sei, é possível que tenha sido reusado em joalharia e esse metal seja resto de solda. Mas acho-o bem melhor que mutos que aparecem cerceados: com metal retirado nos bordos, prática comum na época para subrtrair metal precioso às moedas

Responder

Voltar para “D. João V”