D. Miguel Pataco (40 réis) 1830

Responder

Qual o estado de conservação?

BC-
0
Sem votos
BC
1
7%
BC+
1
7%
MBC-
9
60%
MBC
4
27%
 
Total de votos: 15

cguimaraes2
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 68
Registado: segunda mar 04, 2019 7:28 pm

D. Miguel Pataco (40 réis) 1830

Mensagem por cguimaraes2 » domingo abr 07, 2019 4:56 pm

Boa tarde,

Aos poucos tenho-me aventurado nas moedas do tempo da monarquia portuguesa.
Partilho o meu primeiro exemplar de D. Miguel: Pataco (40 réis) de 1930.

Juntamente com cada moeda, pretendo fazer uma pequena ficha descritiva da mesma para complementar a colecção. No entanto, tudo é ainda muito desconhecido para mim no que diz respeito às moedas da monarquia pelo que gostaria de alguma ajuda na correcta identificação de vários aspectos:
  • - Que estado de conservação atribuem ao exemplar? Eu estou inclinado para BC+, mas gostaria de ouvir algumas opiniões.
    - Referência do AG e do Ferraro Vaz? Serão as referências AG.04.05 e o FV.23?
    • -- No AG o que significa "Escudo est. 14mm"?
    - Legenda:
    • -- Anverso: MICHAEL.I.D.G.PORTUG.ET.ALGARB.REX
      -- Reverso: UTILITATI PUBLICAE 40 / 1830
    - Existe alguma curiosidade ou aspecto relevante envolvendo os Patacos de D.Miguel?
Finalmente, a moeda apresenta um aspecto esverdeado. Aconselham algum tipo de limpeza?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por cguimaraes2 em domingo abr 07, 2019 7:47 pm, editado 3 vezes no total.



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: D. Miguel Pataco (40 réis) 1830

Mensagem por numisiuris » domingo abr 07, 2019 5:20 pm

Para mim chega a mbc, muito embora acrescente um -, devido a eventual corrosão em algumas zonas, visto que é uma moeda recuperada da terra (a patine de malaquite é bonita e eu mantinha-a). Os relevos estão muito bons. No anverso não se vê o "B" de ALGARB, mas penso que isso se deve a cunho cansado. Quanto a limpeza, no máximo passaria levemente um cotonete embebido em óleo, para retirar algum lixo que ainda parece apresentar. Moeda muito jeitosa e bem colecionável, tendo em conta que quer os discos destes patacos, quer os cunhos, apresentam quase sempre alguns defeitos. Parabéns!

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: D. Miguel Pataco (40 réis) 1830

Mensagem por fernanrei » domingo abr 07, 2019 5:51 pm

Na minha opinião a moeda está MBC-, em parte porque não me parece que tenha muito desgaste provocado pela circulação da mesma mas está mal tratada pelos elementos, e também porque apresenta uma pátina muito boa. Se a moeda fosse minha não mexia, está muito bem assim. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
NVMVS
Reinado D.José
Mensagens: 513
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Re: D. Miguel Pataco (40 réis) 1830

Mensagem por NVMVS » domingo abr 07, 2019 6:39 pm

Aconselho não limpar!
MBC- também me parece o estado de conservação correcto.
Cumprimentos
Diogo

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: D. Miguel Pataco (40 réis) 1830

Mensagem por paulj » domingo abr 07, 2019 6:41 pm

MBC
Moeda muito apelativa, patine bem bonita, eu não limpava.

cguimaraes2
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 68
Registado: segunda mar 04, 2019 7:28 pm

Re: D. Miguel Pataco (40 réis) 1830

Mensagem por cguimaraes2 » domingo abr 07, 2019 8:20 pm

Muito obrigado a todos pelos comentários.
Ainda me encontro a aprender e fiquei intrigado com o aspecto esverdeado que apresenta. Sendo assim, irei seguir os conselhos e não mexer, mantendo-a no alvéolo autocolante tal como está :)

Relativamente às referência do AG e do Ferraro Vaz, concordam que seja, respectivamente, AG.04.05 e o FV.23?
numisiuris Escreveu:Para mim chega a mbc, muito embora acrescente um -, devido a eventual corrosão em algumas zonas, visto que é uma moeda recuperada da terra (a patine de malaquite é bonita e eu mantinha-a). Os relevos estão muito bons. No anverso não se vê o "B" de ALGARB, mas penso que isso se deve a cunho cansado. Quanto a limpeza, no máximo passaria levemente um cotonete embebido em óleo, para retirar algum lixo que ainda parece apresentar. Moeda muito jeitosa e bem colecionável, tendo em conta que quer os discos destes patacos, quer os cunhos, apresentam quase sempre alguns defeitos. Parabéns!
Já li várias vezes o termo de "cunho cansado" aqui pelo fórum. Fiz uma pesquisa rápida aqui mas não encontrei uma explicação do que significa ou o que leva a que tal aconteça. Será que me poderia esclarecer? Por exemplo, na legenda do reverso reverso o "I" e o "E" a negrito e sublinhado (UTILITATI PUBLICAE) também terá sido causado por cunho cansado?

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: D. Miguel Pataco (40 réis) 1830

Mensagem por numisiuris » domingo abr 07, 2019 11:04 pm

Induzi-o em erro há pouco. Queria.dizer cunho entupido. É quando algo obstrui uma zona do cunho e ele não grava nessa zona. Já o cansado é quando o cunho está desgastado, fruto do uso e marca relevos com mais desgaste. São habituais os cunhos cansados nos patacos.

cguimaraes2
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 68
Registado: segunda mar 04, 2019 7:28 pm

Re: D. Miguel Pataco (40 réis) 1830

Mensagem por cguimaraes2 » quarta abr 10, 2019 7:30 pm

Muito obrigado pela explicação.

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: D. Miguel Pataco (40 réis) 1830

Mensagem por jdickson » quinta abr 11, 2019 11:09 pm

Sinceramente não compreendo o amor que os caros amigos parecem ter ao lixo...
"Limpar" uma moeda pode ter 2 significados:
1-remover a patine
2-remover o lixo
Se, em relação à primeira opção, qualquer numismata está de acordo que não se deve tentar alterar a patine de qualquer moeda, sinceramente não entendo o porquê de não mexer numa moeda que tem terra ou outro tipo de sujidade agarrada. Ora, este exemplar, se a vista não me está a atraiçoar, tem sujidade visível, pelo menos junto às legendas do anverso e, palpita-me que algum tipo de impureza superficial espalhada por todas as áreas. Gostaria que alguém me explicasse o que é que se perderia na imersão deste exemplar numa solução gordurosa tipo óleo de amêndoas doces durante 24-48h e remover posteriormente a sujidade adjacente aos relevos com um palito de madeira, por exemplo. Remove a sujidade superficial e a que está junto dos relevos, não alterando a patine.
Adicionalmente, alguém já viu alguma moeda à venda em leilões internacionais, que se encontrasse suja? (Não confundir com oxidada ou manchada ou com algum tipo particular de patine, porque não é disso que estou a falar).
NOTA: votei MBC-, mas não me admiraria que votasse MBC após a limpeza que referi...

cguimaraes2
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 68
Registado: segunda mar 04, 2019 7:28 pm

Re: D. Miguel Pataco (40 réis) 1830

Mensagem por cguimaraes2 » sábado fev 15, 2020 12:44 pm

jdickson Escreveu:
quinta abr 11, 2019 11:09 pm
Sinceramente não compreendo o amor que os caros amigos parecem ter ao lixo...
"Limpar" uma moeda pode ter 2 significados:
1-remover a patine
2-remover o lixo
Se, em relação à primeira opção, qualquer numismata está de acordo que não se deve tentar alterar a patine de qualquer moeda, sinceramente não entendo o porquê de não mexer numa moeda que tem terra ou outro tipo de sujidade agarrada. Ora, este exemplar, se a vista não me está a atraiçoar, tem sujidade visível, pelo menos junto às legendas do anverso e, palpita-me que algum tipo de impureza superficial espalhada por todas as áreas. Gostaria que alguém me explicasse o que é que se perderia na imersão deste exemplar numa solução gordurosa tipo óleo de amêndoas doces durante 24-48h e remover posteriormente a sujidade adjacente aos relevos com um palito de madeira, por exemplo. Remove a sujidade superficial e a que está junto dos relevos, não alterando a patine.
Adicionalmente, alguém já viu alguma moeda à venda em leilões internacionais, que se encontrasse suja? (Não confundir com oxidada ou manchada ou com algum tipo particular de patine, porque não é disso que estou a falar).
NOTA: votei MBC-, mas não me admiraria que votasse MBC após a limpeza que referi...
Obrigado pela sua opinião. Sim, a moeda parece ter alguma sujidade em algumas zonas que eu gostaria de remover.

Será que me poderia indicar onde poderei comprar o óleo de amêndoas que fala ou algum produto similar com o mesmo efeito?

Responder

Voltar para “D. Miguel”