Moedas de 20 Reis

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

Responder
PedroSalgado
Escudinho da II República
Registado: quarta mai 29, 2019 9:20 am

Moedas de 20 Reis

Mensagem por PedroSalgado » quarta mai 29, 2019 9:33 am

Bom dia a todos, sou novo no forúm e gostaria que me pudessem ajudar em algumas coisas.
A primeira seria saber se estas moedas têm algum valor, visto que não estão em escelente estado de conservação, e pelo que estive a pesquisar, apenas têm valor as moedas de 50 reis para cima certo?
Deixo aqui uma foto das centenas de moedas que tenho, são moedas de 20 reis de 1883, 1884, 1891, 1892. Também tenho algumas de 10 reis de várias datas.
Agradecia imenso de saber o valor (se tem algum) ou se alguém conhece um avaliador na zona de Setúbal que posso ajudar-me.

https://imgur.com/tksZ7AI

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Moedas de 20 Reis

Mensagem por MCarvalho » quarta mai 29, 2019 4:30 pm

PedroSalgado Escreveu:Bom dia a todos, sou novo no forúm e gostaria que me pudessem ajudar em algumas coisas.
A primeira seria saber se estas moedas têm algum valor, visto que não estão em escelente estado de conservação, e pelo que estive a pesquisar, apenas têm valor as moedas de 50 reis para cima certo?
https://imgur.com/tksZ7AI
Viva, Pedro!

o valor comercial das moedas tem a ver com a velha máxima: oferta e procura. Quanto maior a procura, maior o valor; quanto maior a oferta, menor o valor. O facto de serem moedas de 50 réis, 20, 100 ou 1000 não faz diferença. Há moedas de 3 réis que valem mais do que moedas de 500 réis...
Dentro da oferta, entra a quantidade e a qualidade: ou seja, quanto melhores estiverem, mais valor têm.

Este caso, as moedas de 20 réis de D. Luís e D. Carlos são, regra geralmente, muito comuns, há dezenas de milhares delas, aos pontapés.

Quando era miúdo apanhava-as (nesses estados) a 20 e 50 escudos (10 e 25 cêntimos...). Mas adorava-as, essa é a verdade, porque me davam uma sensação de antiguidade, uma curiosidade pelo passado. Lembro-me de contar a idade delas e ver as que já tinham 100 anos e as que ainda não tinham feito um século.

Digo isto porquê? Porque essas moedas, estimadas (não digo polidas, a brilhar, mas superficialmente e muito levemente limpas, deixando a o seu aspecto velho), podem ser interessantes para jovens coleccionadores, para quem está a começar, para curiosos (turistas, porque não) que queiram uma recordação do século XIX em Portugal.
MCarvalho

PedroSalgado
Escudinho da II República
Registado: quarta mai 29, 2019 9:20 am

Mensagem por PedroSalgado » quarta mai 29, 2019 4:32 pm

Obrigado pela resposta, existe alguma maneira de limpá-las sem tirar o seu valor?

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagem por MCarvalho » quarta mai 29, 2019 4:49 pm

Assim por alto, diria que apenas passar um pano macio. As que têm incrustações talvez com um pouco de água morna e sabão (mas têm que ser muito bem secas depois), talvez óleo fino. O ideal é seleccionar as melhores e ver o que fazer (todas dará muito trabalho e não compensa).
MCarvalho

Responder

Voltar para “D. Manuel II”