Tópico do forte?

Para quem precisa de ajuda ou tem sugestões para a melhoria do fórum

Moderador: Moderador de Honra

russinis
Reinado D.Pedro II
Registado: quarta nov 03, 2004 2:08 pm
Contacto:

Re: Tópico do forte?

Mensagem por russinis » terça jan 27, 2015 7:14 pm

Acham que isto do Monge é correto?

http://postimg.cc/image/bnnjudtan/

Uma pessoa que conheço pessoalmente, que já comprou n moedas na banca dessa pessoa na ribeira!!!
Isto é agir a bem da numismática?

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagem por numisiuris » terça jan 27, 2015 8:07 pm

Há pouco foi dito, eu reitero... É quase senso comum. Quando a avestruz esconde a cabeça debaixo da terra, porque é que o faz? O tópico foi apagado. Agora, se o forte é falso? Se quem vende sabe que é falso? Se há boa fé ou má fé? Eu só analiso factos. E estes factos são manhosos.

O Monge apenas indexou uma empresa à titularidade de uma moeda que, segundo me parece, toda a gente que entende verdadeiramente de moedas, e até as pessoas que entendem pouco delas, conseguem perceber que é *****.

Quem apaga ou manda apagar tópicos, fazendo uso de estratégias próprias de regimes totalitários, habilita-se a que lhe saia o tiro pela culatra. É a vida...

Tribunais?!? Parem com os totalitarismos... Só serve para a avestruz enterrar ainda mais a cabeça na terra. Ainda não perceberam porque tudo aconteceu? Vivemos no tempo das Primaveras árabes. Estas coisas são perigosas, são virais. Eu aconselhava a quem fala em tribunais a ter algum tino... Seria uma bela comédia, que em vez de destruir reputações as aniquilava definitivamente...

Entreguem o fórum a quem o fez e a quem colocou os conteúdos e a quem leu e queimou pestanas. Acreditem que é uma saída menos má para a coisa. Se persistem, chegam com a cabeça à fraga e cada vez a ferida é maior...

Paul Gerritsen Plaggert
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta fev 01, 2008 3:44 am

Mensagem por Paul Gerritsen Plaggert » terça jan 27, 2015 9:32 pm

JE SUIS RUIFB

JE SUIS MCARVALHO

JE SUIS MONGE

...e todos aqueles que contribuíram com o meu conhecimento numismático.

A numismática e o Fórum só tem a perder sem eles. Fica o corpo, vai-se a alma.
PECVNiA NON OLET

Guerras84
Reinado D.José
Registado: quarta jan 28, 2009 8:02 pm

Mensagem por Guerras84 » terça jan 27, 2015 10:05 pm

Olá

sobre a retirada arbitrária do tópico foi a maior iniquidade que se fez à numismática e ao colecionismo com consequências que ainda se estão para ver. A confiança ficou fortemente abalada. Sim, não vou repetir, porque desnecessário, os argumentos que estão registados no tópico por pessoas que muito respeito pelo saber e pelo carácter que evidenciam nas suas intervenções.
O que me move a intervir é a preocupação com o Rui que estará sujeito e face ao desenrolar dos acontecimentos a enorme pressão e, a quem quero demonstrar neste, ainda, nosso espaço de encontro o total e incondicional apoio. :clap3:
Pela verdade na numismática e no colecionismo de moedas.
Cumprimentos
CGuerra

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Mensagem por jdickson » terça jan 27, 2015 10:40 pm

Já aqui foi tudo falado. Alguns aspectos que me parecem relevantes, na minha opinião:

1. O fórum ter mudado de dono, sem disso ter havido informação pública, é irrelevante.
2. O importante é que o fórum continuasse a funcionar de forma límpida, obedecendo às regras que estão estabelecidas, sob a supervisão dos administradores que tão boa conta do recado têm dado. É um pouco como a mudança de mãos da EDP, desde que o serviço público esteja salvaguardado (do ponto de vista do utilizador, note-se).
3. O ponto anterior, simplesmente, NÃO ACONTECEU. Verificámos, com a intervenção de "limpeza " que deu origem a este tópico, que o fórum funcionou com as suas regras infringidas, um pouco como o dono da bola que, a meio do jogo, marca um pénalti inexistente a favor da sua equipa, porque é o dono da bola.
4. Isto teve 2 tipos de consequências: Por um lado, o autor do tópico sentiu-se, e muito bem, roubado, agredido, "reduzido à sua insignificância" e, como não podia deixar de ser, ressentiu-se. Por outro, TODOS os participantes no fórum aperceberam-se que, afinal, existe um "Big Brother" que pode, a qualquer momento, intervir e viciar as regras. (Repare-se que é possível fazer toda esta análise sem referir uma única vez, qual foi o facto que gerou tudo isto, nem sequer é necessário mencionar qual a moeda, nem entrar em discussões sobre se é verdadeira ou falsa; isso, pura e simplesmente, para se discutir a verdadeira natureza do que está em causa aqui, não interessa).
5. Daqui à troca azeda de acusações e até às zangas e amuos, é (foi) um pequeníssimo passo. E as saídas anunciadas e efectivadas (pelo menos por agora), de foristas que sentiram que o seu "legado" estava a ser desrespeitado sucederam-se (sucedem-se). E o fórum, em menos de um fósforo, transforma-se apenas num local de negócio (experiência: abram o portal e contem o nº de posts que nas 2 últimas páginas são tópicos de vendas e comparem com os restantes...).
6. O Bruno tentou (tenta) apanhar os cacos e colá-los, com mais ou menos jeito. Outros foristas com, chamemos-lhe "responsabilidades históricas" no fórum, têm tentado fazer o mesmo. Outros sentiram-se e continuam a sentir-se ultrajados e estão na fase da argumentação vigorosa, ou até mesmo na discussão pura e dura, originando, com isso, algumas "picardias" entre foristas, para além, da justa explicação da sua opinião e tomada de decisão.

E, no entanto, por muito que os "bombeiros de serviço" tentem apaziguar as hostes e normalizar a situação, a verdade é que, até agora, não surgiu o aspecto mais importante para tentar conter a sangria e tentar fazer com que o fórum regresse (tente regressar...) ao sítio de livre troca de impressões e opiniões que todos nós, até há tão pouco tempo, conhecíamos: APARECER O RESPONSAVEL PELO "CORTE" (ou seu representante assumido) A ASSUMIR O SEU ERRO, CONDIÇÃO ABSOLUTAMENTE ESSENCIAL PARA ALGUMA RECUPERAÇÃO DE CREDIBILIDADE DO PRÓPRIO FÓRUM.
É evidente que o passo seguinte seria tentar arranjar alguma forma de garantir que nada disto tornasse a acontecer. Mas sem algum tipo de "mea culpa", eventualmente com uma explicação que tente justificar o acto, cada minuto que passa contribui para a descredibilização do fórum e consequente fuga de foristas. Eu incluído.

LMACHADO
Reinado D.Maria I
Registado: sexta dez 30, 2011 4:55 pm

Mensagem por LMACHADO » terça jan 27, 2015 10:56 pm

Boa noite,

O "jdickson" disse o que eu penso, já o referi há muito tempo em páginas anteriores e não compreendo como ainda não aconteceu:

UM PEDIDO DE DESCULPAS PÚBLICO (fórum) POR PARTE DO "DONO";
RESTITUIÇÃO DO TÓPICO (embora acredite que mais ninguém queira intervir porque... para quê alguém estar a "consumir-se"... para depois ser tudo apagado);
RESTITUIÇÃO DA OPÇÃO "EDITAR" (dou um exemplo: já vi em tópicos imagens pessoais de viagens e convívios... as pessoas não terão direito a retirar as suas "caras" se quiserem?);

"Muita calma nessa hora..."

ivito
Moderador
Registado: domingo nov 14, 2010 2:47 pm

Mensagem por ivito » quarta jan 28, 2015 12:29 am

Boa noite a todos
Como já repararam já se começam a entender as partes intervenientes no topico do FORTE que foi apagado misteriosamente sem razao aparente.
Está muito por dizer e muitas respostas por dar bem sei .
Como bombeiro de serviço ou lá como me quiserem chamar , pois isso a mim é me irrelevante , venho publicamente pedir para não retirarem mais informação ao forum apagando grandes trabalhos e peço para aguardarem com serenidade o desenrolar desta polémica sem criar mais alaridos .
Isto é mais grave do que o que parece está a desmoronar o maior Forum Numismatico do pais , por isso apelei á calma .
Foi um erro apagar o tópico do FORTE , mas já está feito e mais nada há a fazer quanto a isso , já foram apagados topicos com trabalhos incriveis como consequencia .
Vamos ficar com um OFF-Topic fabuloso se isto assim continuar .

JE SUIS FORUM NUMISMATICA
Ivo Manuel Maia

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Mensagem por RuiFB » quarta jan 28, 2015 1:08 am

Falei com o russinis e entendi que tentou evitar ao máximo que o tópico fosse censurado mas foi algo que o transcendeu. Compreendo que o seu superior hierárquico não tenha experiência para lidar com este novo mundo das redes sociais.

Desejo toda a sorte do mundo para a empresa em questão, se for preciso alguma ajuda no futuro, basta enviarem mail, estou sempre pronto a aceitar um desafio para estudar uma moedinha complicada...com a ajuda de uma comunidade...
Cem cabeças pensarão sempre melhor que uma, dê-se valor aos colegas numismatas portugueses, para quê gastar dinheiro com certificações duvidosas num país estrangeiro...

Dentro de poucos anos, o vendedor Nº1 de cunhagem manual, será aquele que mais sabe da poda e que dá mais garantias, não aquele com maior volume de negócios. O volume de negócios surgirá naturalmente...

É hora de cada um de nós seguir o caminho que achar melhor no mundo das moedas, de preferência embebidos numa comunidade, dada a quantidade de informação que é preciso processar hoje em dia, são necessárias cinergias, nunca esquecer isto!

P.S.:

Deixo um poema e uma história de mestre VMA que gosto muito:

Liberdade querida e suspirada

Liberdade querida e suspirada,
Que o Despotismo acérrimo condena;
Liberdade, a meus olhos mais serena,
Que o sereno clarão da madrugada!

Atende à minha voz, que geme e brada
Por ver-te, por gozar-te a face amena;
Liberdade gentil, desterra a pena
Em que esta alma infeliz jaz sepultada;

Vem, oh deusa imortal, vem, maravilha,
Vem, oh consolação da humanidade,
Cujo semblante mais que os astros brilha;

Vem, solta-me o grilhão da adversidade;
Dos céus descende, pois dos Céus és filha,
Mãe dos prazeres, doce Liberdade!

Bocage
Mestre VMA Escreveu: Quando era "menino e moço" tive um professor de inglês que colecionava relógios de bolso, dos seculos XVII a princípios do XIX, ou seja todos aqueles que possuíam uma pequena chave para dar corda. Tinha coisas maravilhosas, relógios com múltiplas caixas, os "cebolas", com caixas em tartaruga, um que só tinha o ponteiro das horas, penso que esse era o mais antigo, ainda do seculo XVII, todos com o sistema ainda de corrente. A coleção era realmente digna de um museu, eram cento e tal maravilhas.
E admirava-me muito, pois ele dizia que tinha que ir a Londres comprá-los, certo dia enchi-me de coragem e perguntei o porquê, se não os podia comprar em Portugal? Como resposta olhou-me fixamente e disse-me uma coisa que nunca me esqueci: "Quando vou a Londres comprar relógios, chego ao pé do vendedor e pergunto-lhe se o relógio está a trabalhar e se as peças são todas originais. Se ele me disser que sim, posso ter a certeza absoluta que o relógio está conforme. Porque quando tem alguma reconstrução, sou logo avisado... e só o compro se quero. Quando compro relógios em Portugal tenho que passar um dia a conferir o relógio e analisá-lo à lupa... senão sou enganado." Isto passou-se em 1972... e desde aí os nossos vendedores não evoluíram nada, quando eles é que deviam ser os "experts"... e ensinar os colecionadores mais inexperientes... mas penso que só querem matar "a galinha dos ovos de ouro" e não retirar um "ovo" de cada vez...
Última edição por RuiFB em quarta jan 28, 2015 4:34 am, editado 4 vezes no total.

Jacinto Silva
Reinado D.Sancho I
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Mensagem por Jacinto Silva » quarta jan 28, 2015 2:07 am

Caríssimos, eu nasci neste fórum há 7 anos. O meu contributo tem sido relativamente pequeno e não participo nas vendas, desde que fui repreendido sem razão por um moderador/vendedor, portanto, as contas que tenho a saldar com o fórum são muito fáceis de realizar.

Como já foi dito, bastaria um pedido ao administrador… E pronto, estaria tudo saldado! Eu já tinha pressentido a facilidade com que esta operação poderia ser realizada… Por isso tentei fazê-lo pessoalmente, para não dar esse prazer à administração, mas até nisso a minha frustração se acentuou mais, porque a função “EDITAR” estava cancelada!

Portanto, aproveito este tempo para desabafar sobre alguns detalhes desta longa novela que cada vez mais remexe com as minhas entranhas.

Pensava eu que a administração do fórum se preocupasse com uma questão que considero fundamental para a saúde numismática – a denúncia de falsificações e por isso aceitasse de bom grado, dentro de determinados princípios de ética e bom senso que o tipo de trabalho de grande qualidade de pessoas como o Rui, constituísse uma mais-valia para o fórum e até pudesse valorizar os interesses e negócios do “dono”. Eu pensava isto, também porque tanto quanto me lembro, nenhum outro tópico sobre este tipo de assunto havia sido removido... Não sei se estou enganado!?

E o tópico do “forte” porque é que foi apagado? Ao que parece porque o “dono” era parte interessada na venda… E pelos vistos não era importante que a moeda pudesse eventualmente ser falsa ou que se viesse a prejudicar alguém… Nem havia que perder tempo a tentar fundamentar… E a frustração acabou por cair, como se viu, cega, muda e de forma ditatorial sobre a “plebe”.

Após o apagão e depois de muito se falar, passados 2 dias, o “dono” enviou o seu emissário, fazendo este crer que talvez o “dono” não voltasse a mandar apagar tópicos, mas que algumas atitudes de elementos do fórum haviam sido desajustadas, comprometendo a venda do “forte” e o bom nome da empresa… E afinal ninguém provou que a moeda fosse falsa. Deixando o recado de que estas atitudes poderiam eventualmente ter consequências em tribunal….

Portanto, em vez de o “dono” se dar a conhecer ao fórum e admitir a prepotência da sua atitude e tentar fundamentar as suas razões sobre a veracidade do “forte”, estamos agora a tentar que tudo fique sereno como se nada tivesse passado… E terminamos todos com abraços e beijinhos!

Sinceramente, peço desculpa, mas não me revejo nesta situação!

AntonioMota
Reinado D.Filipe III
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am

Mensagem por AntonioMota » quarta jan 28, 2015 10:17 am

Venho aqui pouco, limitações pessoais uma vez que a Numismática é a apreciação do pormenor.
Acabei de ler este tópico, doem-me os olhos e sinto mágoa pelo episódio estúpido que resultou em retirar a voz a quem ousa falar, porém estou feliz porque revejo velhos amigos e constato que eles não perderam o seu carácter e a sua generosidade, e isso é bom - muito bom mesmo.

Caso se avance para aquisição física deste Fórum [e a ideia, caro Mário Carvalho, não é despropositada de todo], dentro das minhas limitações, claro que me disponibilizo para participar.

Saudações,

Responder

Voltar para “Sugestões e Questões Relativas ao Fórum”