Sugestão - organização dos tópicos de bibliografia

Para quem precisa de ajuda ou tem sugestões para a melhoria do fórum

Moderador: Moderador de Honra

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Sugestão - organização dos tópicos de bibliografia

Mensagem por MCarvalho » quarta abr 01, 2020 12:36 pm

Sempre que venho ao Fórum, deparo-me com as listagens de bibliografia que sobretudo o Sílvio faz o favor de partilhar.

Contudo, cada link corresponde a um tópico e o resultado diário é um entupimento e sobreposição de tópicos. Sinceramente, isso faz com que (pelo menos no meu caso) se perca o seguimento de outros assuntos e/ou tópicos novos, porque vejo apenas nos "tópicos recentes" as listas bibliográficas.

Já tem sido adiantada a hipótese de organização do que já existe, mas quero deixar agora outra sugestão, neste caso para o que é acrescentado:

Deixo esta ideia à consideração de todos:

- os tópicos de bibliografia (links para trabalhos exteriores, bem entendido) funcionam melhor, no meu entender, se forem todos reagrupados semanalmente num único tópico. Isto é, as listas seriam colocadas, por edição diária, ou pontual, não interessa, num só tópico, para que todos os outros possam ter visibilidade e acompanhamento.

Como disse, é apenas uma sugestão que deixo à consideração de todos os membros.

(peço, por favor, que a haver comentários sejam simples, objectivos e focados apenas nesta questão)

MCarvalho

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Sugestão - organização dos tópicos de bibliografia

Mensagem por RubenGMelo » quarta abr 01, 2020 7:45 pm

É uma questão que já foi referida por vários membros, incluindo este forista! O trabalho do caro Silvio é meritorio e merece ser enaltecido,mas a organização não é de perto a melhor!

Na minha opinião no tópico referente à Bibliografia, teríamos vários tópicos fechados e editados semanalmente pelos moderadores! Em cada post poderia ainda ser dividido em partes.

Tipo:

Bibliografia:

----Bibliografia Numismática (Nacional)
--------Medievais
--------Monarquia
--------República
---Bibliografia Notafilia (Nacional)
-------Portuguesa
-------Ex-Colónias

---------------Bibliografia Numismática (Internacional)

---------------Bibliografia Notafilia (Internacional)

---------------Bibliografia Outros Tipos Coleccionismo
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

MCarvalho

Mensagem por MCarvalho » quinta abr 02, 2020 12:00 pm

Sim, a criação de índices separados num só tópico parece-me ser o ideal.

Seria interessante escutar outros membros.
MCarvalho

pmborges
Reinado D.Afonso III
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am

Mensagem por pmborges » sábado abr 11, 2020 9:47 am

Também sou da opinião que devia estar tudo num tópico e ser apenas esse actualizado, a situação actual está totalmente descontrolada e acaba por ter dois efeitos negativos diretos:

- criação massiva de tópicos de bibliografia que escondem tópicos de apreciação e discussão de moedas.
- a própria consulta de bibliografia torna-se muito dificil nos moldes actuais.

Sou da opinião que é urgente fazer algo.

MCarvalho

Mensagem por MCarvalho » sábado abr 11, 2020 8:22 pm

pmborges Escreveu:
sábado abr 11, 2020 9:47 am
Também sou da opinião que devia estar tudo num tópico e ser apenas esse actualizado, a situação actual está totalmente descontrolada e acaba por ter dois efeitos negativos diretos:

- criação massiva de tópicos de bibliografia que escondem tópicos de apreciação e discussão de moedas.
- a própria consulta de bibliografia torna-se muito dificil nos moldes actuais.

Sou da opinião que é urgente fazer algo.
Penso o mesmo, Pedro. Mas nitidamente não há qualquer vontade ou sensibilidade face ao problema, pelo contrário, a par do silêncio continua a haver uma insistência nestas práticas desordenadas, mas enfim, quem sou eu para sugerir o que quer que seja. Assim é difícil acompanhar qualquer tópico.
MCarvalho

pmborges
Reinado D.Afonso III

Mensagem por pmborges » sábado abr 11, 2020 8:36 pm

Ainda por cima é uma situação que já está identificada há vários meses ...

alpinojuan
Reinado D.Maria I
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Mensagem por alpinojuan » sábado abr 11, 2020 8:58 pm

RubenGMelo Escreveu:
quarta abr 01, 2020 7:45 pm
É uma questão que já foi referida por vários membros, incluindo este forista! O trabalho do caro Silvio é meritorio e merece ser enaltecido,mas a organização não é de perto a melhor!

Na minha opinião no tópico referente à Bibliografia, teríamos vários tópicos fechados e editados semanalmente pelos moderadores! Em cada post poderia ainda ser dividido em partes.

Tipo:

Bibliografia:

----Bibliografia Numismática (Nacional)
--------Medievais
--------Monarquia
--------República
---Bibliografia Notafilia (Nacional)
-------Portuguesa
-------Ex-Colónias

---------------Bibliografia Numismática (Internacional)

---------------Bibliografia Notafilia (Internacional)

---------------Bibliografia Outros Tipos Coleccionismo
Caríssimos, só hoje vi este tópico, pois este está como as apresentações e não aparece nos tópicos ativos, que é aquilo que me apresso a ver.

Há algum tempo se anda a dizer que a bibliografia carece de uma organização, mas isso não é tarefa para uma pessoa, e também não vi ninguém a dizer “eu ajudo”
Acho o trabalho exaustivo e diário do Silvio uma mais valia e não gostava de ver com este tópico o esmorecer de alguém que contribui fortemente nessa área.

Poderá ser este sub-fórum ser como as apresentações e não aparecer nos tópicos recentes? Será esta uma solução?

Quanto à organização eu posso ajudar, e se mais dois ou três assim o quiserem talvez se organize a coisa mais rapidamente e com uma melhor organização.

Na listagem do amigo Rubem acrescentaria: Romanas
Mas acredito que se possam criar outras “categorias”

Uma palavra ao amigo Sílvio: tenho seguido a bibliografia que nós vai propondo e decidi escrever estas palavras para lhe pedir que continue esta demanda e dizer presente, para ajudar a arrumar a casa. Acho que temos uma biblioteca sem igual, só precisa de organização.

Cordialmente
Juan Santos

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Mensagem por RubenGMelo » domingo abr 12, 2020 3:59 pm

Caro Juan,

A "ajuda" terá que partir dos restantes moderadores ou de futuros moderadores, pois só estes podem editar, mover, sistematizar, etc tópicos. Relativamemte às futuras "caregorias" será algo que sofrerá sempre mutações até encontrar a forma ideal.
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

pmborges
Reinado D.Afonso III

Mensagem por pmborges » domingo abr 12, 2020 6:38 pm

E cada dia que passa é sempre pior, pois são criados mais tópicos que futuramente tem que se mexer. (isto se houver interesse pelos responsáveis do fórum)
Como disse anteriormente, a situação já foi identificada há muitos meses e se pelo menos nos novos tópicos se seguisse outra metodologia o trabalho agora era muito menor.

alpinojuan
Reinado D.Maria I
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Mensagem por alpinojuan » domingo abr 12, 2020 6:47 pm

RubenGMelo Escreveu:
domingo abr 12, 2020 3:59 pm
Caro Juan,

A "ajuda" terá que partir dos restantes moderadores ou de futuros moderadores, pois só estes podem editar, mover, sistematizar, etc tópicos. Relativamemte às futuras "caregorias" será algo que sofrerá sempre mutações até encontrar a forma ideal.
Ora lá está uma situação que não pensei.
De certeza que haverá moderadores para fazer o trabalho.
Quanto a mim, não quero ser moderador, pelo que fica reduzida a ajuda que possa dar.

Estou convencido que as "chefias" vão encontrar uma solução.

Cordialmente
Juan Santos

Responder

Voltar para “Sugestões e Questões Relativas ao Fórum”