Sugestão - organização dos tópicos de bibliografia

Para quem precisa de ajuda ou tem sugestões para a melhoria do fórum

Moderador: Moderador de Honra

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Sugestão - organização dos tópicos de bibliografia

Mensagem por numisiuris » terça mai 05, 2020 11:42 am

Não vi este tópico porque não aparece nos tópicos activos. Não sei porque é assim. Há muito tempo que expressei as preocupações neste tópico, que apareceu nos tópicos activos, sem que ninguém tecesse qualquer comentário:
viewtopic.php?f=48&t=127053&p=893598#p893598

Reitero pois o que disse:

Caros foristas, venho expressar a minha opinião em relação à partilha de bibliografia no forum.

Acho que o trabalho do silvio em partilhar links de bibliografia é meritório. Deve ser feito e incentivado. E esta sempre foi a minha opinião sobre o assunto.

De resto, já ouvi alguns foristas dizerem-me que os posts sobre a bibliografia e as respostas massivas e individuais com likes ou comentários absolutamente inócuos, serviam para abafar outros topicos da lista dos topicos activos, quando assim conviesse. Se assim for, não me parece correcto. Aliás, não entendo porque sucessivamente o forista fernanrei responde aos posts de bibliografia do silvio, de modo acrítico na maior parte das vezes. Não sei o que isso acrescenta ao forum. É uma redundância a meu ver. A meu ver, repito.

Há uma questão sobre estes posts de bibliografia. Que é a utilidade deles. No forum verde, onde militam "outros quinhentos", já o Alberto Praça inventariou os posts de bibliografia. Aqui, já eu o tinha sugerido, quer ao dono do forum, quer ao silvio. O dono do forum disse sopas e o silvio diz que não tem concentraçao para isso. Aceita-se. Aliás, o trabalho do silvio já é bastante. Todas estas pesquisas demoram horas. Sugeria pois ao moderarador fernanrei, que está empenhado na construcçao de um forum etico, que deixe de responder incocuamente aos posts do Silvio, poluindo os topicos activos, a não ser quando tenha algo de interesse a dizer sobre o artigo ou livro em especifico. E algo que enriqueça, não palavras inocuas. O silvio já sabe que lhe estamos todos agradecidos. Da minha parte isso sempre foi evidente. Se ele posta 10 artigos por dia, julgo não ter grande interesse que alguém, diariamente, lhe responda 10 vezes "obrigado amigo silvio". Ou então em versão mais ligeira " :thumbupleft: "... ou seja, o que sugiro é que o moderador fernanrei, caso o entenda, aplique o tempo dos comentarios inocuos na sistematizaçao da bibliografia por reinados e areas. É que os posts depois perdem-se e, para se encontrarem, têm que estar sistematizados. O forista fernanrei, ou essa vasta e dinamica equipa de moderadores, estão dispostos a fazer esse trabalho, como o caro Alberto Praça já fez no forum dos numismatas? Lá foi por autor. Eu sugeria que fosse por tipos e reinados, como nas moedas.

Depois outra questão se me permitem. Silvio, não me leve a mal dizer-lhe isto, porque não é por mal, mas por bem. Acho que quando partilha uma obra em 4 volumes, por exemplo, não faz grande sentido fazer um post por volume. Depois coisas como o arqueologo portugues, por exemplo. Se a bibliografia não for inventariada, que sentido faz publicar individualmente os seus artigos, se eles já têm indice na pagina principal? Depois ainda outra questão. Quando e se alguém um dia sistematizar os links de bibliografia, irão reparar que alguns artigos já foram partilhados duas ou até 3 ou mais vezes. E isso só atesta a riqueza do forum, mas lembra também a necessidade de sistematizaçao.

Da minha parte, gostaria que os artigos fossem lidos e comentados nos respectivos posts. Sempre que intervenho nesses posts é nesse sentido. Que ninguem me interprete mal. Criticar uma partilha acrítica de um artigo não é criticar a partilha de um artigo. Tudo é o que é. Nem mais, nem menos.

Isto são opinioes e sugestoes. Nao quero mandar em ninguem. Que fique claro. Nem exigir que seja feito nada como eu gostaria que fosse feito. Apenas sugeri-lo, dentro do que me é possivel contribuir com a minha opiniao.

Responder

Voltar para “Sugestões e Questões Relativas ao Fórum”