Compras em grupo

Para quem precisa de ajuda ou tem sugestões para a melhoria do fórum

Moderador: Moderador de Honra

Antonio Jose
Escudinho da II República
Registado: sexta jul 27, 2007 1:40 pm

Compras em grupo

Mensagem por Antonio Jose » terça jul 10, 2012 4:19 pm

Boa Tarde,

Venho por este meio colocar uma questão(sugestão) aos moderadores e aos foristas que partilham como eu esta paixão imensa pela numismatica e pela notafilia, tenho visto em diversos sites internacionais, uma modalidade de utilização deste tipo de sites que não vejo ser realizada no nosso muito bem conseguido forum, que são as compras em grupo. Quem partilha por este hobby uma perspectiva unica de enriquecimento da colecção, com os parcos recursos que se vão conseguindo, sem qualquer caracter comercial, vê em minha opinião grandes vantagens neste tipo de aquisições.

Como exemplo:
Organizar-se uma compra à perth mint,
Cada forista colocaria as moedas, as coleções e a quantidade que pretenderia, estipulando-se uma data limite para a encomenda,
esta mint com compras acimas dos 300$00 oferece os portes para aquisições internacionais, (quando existissem portes seriam divididos de acordo com critérios previamente definidos, peso, valor, etc...), desta forma poderíamos adquirir algumas moedas sem termos que "carregar" com o ónus dos portes, uma vez chegada a Portugal a encomenda, em local a combinar ou através dos CTT a pessoa que iniciou a encomenda faria chegar as mesmas aos respectivos colegas foristas.

Existem imensos foristas registados em mints internacionais e as possibilidades são imensas,
(não sei se já algo do genero foi tentado neste forum) mas seria algo que enriqueceria a oferta (já fantástica diga-se de passagem) deste forum, podendo por exemplo ser criada uma área especifica no índice.

Deixo à consideração dos moderadores e dos colegas foristas,

Com os melhores cumprimentos

Antonio José

Antonio Jose
Escudinho da II República
Registado: sexta jul 27, 2007 1:40 pm

Re: Compras em grupo

Mensagem por Antonio Jose » terça jul 10, 2012 4:38 pm

Só mais uma consideração,

Gostava muito que os colegas foristas e os moderadores colocassem a sua opinião,
é muito importante que tal aconteça, pois caso contrario este post vai saindo dos mais recentes e não chegamos a ter resposta ao mesmo e ainda que alguns possam considerar vantajosa e interessante a proposta, ao não se manifestarem poderá nunca ser posta em marcha.

Muito obrigado

Antonio Jose

LuisaSilva
Reinado D.João VI
Registado: quinta jan 26, 2012 11:50 am

Mensagem por LuisaSilva » terça jul 10, 2012 5:02 pm

é boa ideia, o forum concorrente já utiliza um sistema de compras em grupo, segundo alguns clientes meus torna-se muito vantajoso para o cliente .... mas onde pretende adquirir as moedas ?? será que alguém está disponível para partilhar contactos de compra ?!? sei que algumas moedas em euro podem ser requisitadas directamente no banco emissor, e para compras grandinhas compensa e muito, mas e os restantes países !! ...

de qualquer maneira acho um excelente ideia ...

luisa
EUROS veja este tópico
viewtopic.php?f=25&t=115949

Visite o meu site
www.worldmoneyplace.com

Cumprimentos
João Almeida

anonimou
Reinado D.João IV
Registado: domingo nov 28, 2010 7:31 pm

Mensagem por anonimou » terça jul 10, 2012 5:29 pm

já criei um tópico do género para tentar comprar moedas em grupo através da Casa da Moeda.

Não apareceram voluntários...mas com o passar do tempo aqui no forum, penso que a granda maioria dos foristas já tem os seus próprios contactos de vendedores onde fazem as suas compras, ou preferem os leilões ou não estão interessados neste tipo de moedas em estojo/carteira.

Mas se a sua ideia for para a frente sou um dos interessados :thumbs:
Cumprimentos,
Délio Pontes

julio_
Reinado D.Pedro IV
Registado: sábado dez 11, 2010 8:45 pm

Mensagem por julio_ » terça jul 10, 2012 5:35 pm

anonimou Escreveu:Mas se a sua ideia for para a frente sou um dos interessados :thumbs:
X2 :green:
Cumps JD

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

Mensagem por Jorge Silva » terça jul 10, 2012 6:08 pm

Parece-me ser uma excelente ideia.
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Caetobriga
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 15, 2010 10:06 am

Mensagem por Caetobriga » terça jul 10, 2012 8:00 pm

É uma excelente ideia, mas existem muitos comerciantes por aqui que preferem ser eles a vender nos leiloes do que partilhar aquisições e comprarem todos e então lá se vai o lucro. Esta idéia extremamente louvável requer camaradagem, confiança e espírito de partilha. Vejam os tópicos especulativos sobre FMP, Guimarães e afins e imaginem uma compra em grupo de 2 rolos para distribuir ao facial (mais portes claro) uma por cada membro. Imaginem só um tópico desses. Mas a abertura deste tópico e algumas respostas que aqui foram dadas revelam que existem pessoas que são camaradas e estaõ nisto pelo amor ao coleccionismo. bem haja a vocês. :clap3: :clap3: :clap3: :clap3:

Cumprimentos,

Luis Gomes.

joseeuro

Mensagem por joseeuro » domingo jul 15, 2012 11:39 pm

Boas...

Minha opinião e nada mais que isso!

Algumas regras que acho necessarias:

1- Quem organiza a compra em grupo, terá de "vender" ao preço da loja (Postar link onde se pode comprar, e/ou local da loja). (Se assim não for é uma venda normal...)

2- Não premitidas Pré-vendas.

Se assim for, eu concordo! :beer:

Cumps, josé

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Mensagem por tm1950 » segunda jul 16, 2012 10:09 am

Já se fizeram no fórum algumas experiências e, se bem me lembro, os resultados não foram entusiasmantes, pelo que se ficaram por aí.

Desde 2002, o forista Luxor, que foi moderador do fórum, tinha acesso a moedas de euro estrangeiras, devido aos contactos com colecionadores que foi conseguindo ao longo do tempo e com quem trocava moedas de euro. Ele enviava vários exemplares para cada um dos colecionadores estrangeiros e recebia deles várias moedas dos seus países. O Luxor cedia os excedentes aos membros do fórum a um valor pouco acima do facial, desde que cobrisse as despesas de envio.

Recordo-me que, em 2004, tomei a iniciativa de me oferecer para adquirir, junto da ANP, exemplares da obra “Ceitis” para os foristas que estivessem interessados no livro. Deu-me uma certa trabalheira na medida em que tive que ir mais do que uma vez à ANP, para encomendar os livros e pedir que fossem autografados pelo seu autor, trazer os livros para casa em transportes públicos e foram cerca de 20, e finalmente enviá-los aos que se candidataram. Não ganhei um cêntimo, obviamente, e tive que me incomodar com um ou outro atraso no pagamento. Serviu certamente para dinamizar o estudo deste tipo de moedas no fórum.

Julgo que em 2005 houve uma outra experiência com moedas de euro, em que terão aparecido muitos interessados e, posteriormente, na hora da verdade, verificaram-se atrasos nos pagamentos.

Ainda em 2005, se não erro, aconteceu nova experiência com balanças. Eu participei como potencial comprador e creio que não houve problemas de maior, neste caso.

Penso que este tipo de compras se aplica mais às moedas de euro e eventualmente a consumíveis. Sendo assim, será preferível procurar contactos junto de colecionadores estrangeiros e efetuar trocas diretas. Quem conseguir vários exemplares poderá ceder os excedentes aos membros do fórum interessados. Ou seja, converter as ditas “compras em grupo” em “vendas ao grupo”, à semelhança do que ocorreu neste tópico, em que o amigo Victor Nascimento vendeu moedas ao facial, e de outros tópicos que têm aparecido no fórum: http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 25&t=78704
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

VicenteCoins
Senhor Escudo da I República
Registado: domingo fev 27, 2005 2:12 am

Mensagem por VicenteCoins » terça jul 17, 2012 4:51 pm

Acho interessante esta ideia.

Deixei uma primeira sugestão:

http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 59#p642259

Responder