Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

Moedas cunhadas desde D.Afonso I até D.Pedro P.Regente

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

alpinojuan
Reinado D.Maria I
Mensagens: 494
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Re: Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

Mensagem por alpinojuan » sábado ago 10, 2019 5:18 pm

fernanrei Escreveu:
sábado ago 10, 2019 5:09 pm
Passa a ser, AG 1988 Se 35.01, AG 2007 Se 69.01, J. Ferraro Vaz Se.01-1. :thumbupleft:
Caro Fernando, estamos muito rápidos a responder e agradeço pela sua disponibilidade, num dia que estou "acelerado", obrigado pelas suas palavras.

O AG 2007 SE 69.01 apresenta algumas diferenças: Os tais pontinhos que referi e o M separado para dar espaço à folha. Será uma novo cunho dessa mesma referência ou será mesmo uma nova referência.

Cordialmente
Juan Santos



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7363
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

Mensagem por fernanrei » sábado ago 10, 2019 5:21 pm

alpinojuan Escreveu:
sábado ago 10, 2019 5:18 pm
fernanrei Escreveu:
sábado ago 10, 2019 5:09 pm
Passa a ser, AG 1988 Se 35.01, AG 2007 Se 69.01, J. Ferraro Vaz Se.01-1. :thumbupleft:
Caro Fernando, estamos muito rápidos a responder e agradeço pela sua disponibilidade, num dia que estou "acelerado", obrigado pelas suas palavras.

O AG 2007 SE 69.01 apresenta algumas diferenças: Os tais pontinhos que referi e o M separado para dar espaço à folha. Será uma novo cunho dessa mesma referência ou será mesmo uma nova referência.

Cordialmente
Juan Santos
O iuri fez uma excelente sugestão (como sempre) com uma quantidade razoável de amostras pode-se ter mais certezas. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

alpinojuan
Reinado D.Maria I
Mensagens: 494
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Re: Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

Mensagem por alpinojuan » sábado ago 10, 2019 5:27 pm

Já que todos vamos ver imagens de São Vicente de D Sebastião, faço um reparo que em termos estéticos me chamou muito a atenção e que é o seguinte:

-A cabeça de São Vicente está a olhar para cima nas moedas que tem o espaço entre a palavra MORTEM (para dar espaço para a folha) e outra versão o São Vicente está a olhar de frente e a folha passa por cima da palavra MORTEM. De tudo o que já vi, só me faltou uma com os pontinhos porque com o estilista que referi há por ai várias.

Obrigado pela ajuda

Cordialmente
Juan Santos

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7363
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

Mensagem por fernanrei » sábado ago 10, 2019 5:29 pm

numisiuris Escreveu:
sábado ago 10, 2019 5:15 pm
Eu não consigo estar tão imediatamente certo como o Fernando Rei. Ele deve lá ter a amostra e faz estudos super-rápidos. De quaquer modo, a letra e os castelos, à primeira vista, parecem estar mais ou menos dentro dos moldes expectáveis. O desenho é que não sei. Parece mais o Santo António que o São Vicente. E as estrelas também me parecem estranhas. Fazemos assim, porque é o que se deve fazer sempre que se avalia uma moeda desta envergadura. Tentem postar aqui fotos de todos os São Vicentes que conseguirem encontrar. Se quiserem, claro. :)
Eu foquei-me principalmente na catalogação da moeda tendo por base os catálogos. Relativamente à genuinidade, não vou dar certezas até ter apreciado uma quantidade razoável de moedas, não me parece correta a precipitação para opiniões pouco rigorosas. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

alpinojuan
Reinado D.Maria I
Mensagens: 494
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Re: Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

Mensagem por alpinojuan » sábado ago 10, 2019 5:52 pm

Aqui vão algumas que tenho consultando nos últimos tempos


Uma outra pequena característica é a letra R na perna a terminar a letra, há um ligeiro engrossamento, que a minha também tem.


1-Uma parecida, São Vicente a olhar para cima e espaço no meio da palavra MORTEM para a folha, mas sem os pontinhos:

https://leilao.catawiki.pt/kavels/17919 ... -ouro-rara


2-Outro parecido São Vicente a olhar para cima e espaço no meio da palavra MORTEM para a folha, mas sem os pontinhos:

https://www.numismatas.com/phpBB3/viewt ... ião#p99482


3-Aqui uma série deles, uns mais parecidos que outros, mas não consigo ver as imagens com a qualidade que gostaria:

https://www.acsearch.info/search.html?t ... d&company=


4- O menos parecido, o São Vicente olha de frente. Não me parece nenhum igual entre eles.

http://www.forum-numismatica.com/viewto ... ão#p868206

Há também na colecção do BES que consultei, mas o São Vicente está a olhar de frente, o único a olhar para cima é um meio São Vicente, por isso não o introduzi aqui.

Espero não estar a quebrar nenhuma regra postando links, caso o esteja a fazer digam que elimino de imediato.

Obrigado pela ajuda.

Cordialmente
Juan Santos

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2544
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

Mensagem por numisiuris » sábado ago 10, 2019 6:10 pm

Imagem

Com estas fotos acho que fico convencido. Encaixa nos padrões. É preciso fazer sempre isto. Pô-las lado a lado. Parabéns pela moeda!!!! :D

alpinojuan
Reinado D.Maria I
Mensagens: 494
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Re: Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

Mensagem por alpinojuan » sábado ago 10, 2019 6:25 pm

Amigos, agora mais sereno

Eu não comecei o post por causa do São Vicente, se bem se lembram, comecei com a minha "tristeza" de gente negativa e de tentar perceber a razão das letras duplamente batidas, e de tentar adquirir alguma bagagem para não me ir a baixo com certos comentários, acabei por revelar uma compra que está em fase de pagamento e assim vocês já sabem, quando a receber, ficam prometidas fotos e medições.
Fico contente, que tenha posto vários foristas a olhar com os seus olhos atentos para esta moeda. Não tinha posto em causa a sua autenticidade, pois confio plenamente no meu vendedor amigo, mas também fico feliz que ela não vos levante grandes dúvidas.

Agradeço a todos as vossas palavras que li muito atentamente. Sou um bocado stressado e estava a ferver de falar com o meu vizinho, preciso de ter mais calma, pois as moedas até já por aqui andavam e vocês não levantaram suspeitas, a não ser pelo V reais que comprei na Argentina, a altura foi a única moeda comprada fora do meu amigo (hoje tenho outras compradas noutros vendedores), estou inseguro pois não tenho conhecimentos, por outro lado tenho confiança no meu vendedor, mas há alturas que até os mais fortes vacilam.

Obrigado pelo apoio mais uma vez

Cordialmente
Juan Santos

Avatar do Utilizador
mds67
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 85
Registado: quarta abr 02, 2014 3:23 pm
Localização: AVEIRO

Re: Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

Mensagem por mds67 » sábado ago 10, 2019 9:33 pm

Só um conselho, acho que devia aprender mais sobre as moedas antes de as comprar, principalmente este tipo de moedas de forma a que quando comprar saber o que está a comprar.
Cumprimentos,
Manuel Silva.
____________________________
Volta escudinho, estás perdoado.
▒▒▒▒░░░░░░░
▒▒▒██░░░░░░
▒▒▒▒░░░░░░░

alpinojuan
Reinado D.Maria I
Mensagens: 494
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Re: Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

Mensagem por alpinojuan » sábado ago 10, 2019 10:45 pm

mds67 Escreveu:
sábado ago 10, 2019 9:33 pm
Só um conselho, acho que devia aprender mais sobre as moedas antes de as comprar, principalmente este tipo de moedas de forma a que quando comprar saber o que está a comprar.
Caro Manuel Silva

Obrigado pelo conselho, é o que vou fazer para evitar situações de stress.

Cordialmente
Juan Santos

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4501
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

Mensagem por Alfonsvs » sábado ago 10, 2019 11:38 pm

Não é fácil justificar a opinião sobre esta moeda de pormenores muito peculiares.
Sem certezas definitivas adianto a minha primeira impressão e após consultar alguns catálogos.

Anverso: SEBASTIANVS:I:REX:PORTVGALLIAE ET

Pontos negativos: os besantes do escudete superior, a dupla linha interior dos escudetes central e inferior, os castelos e o X de REX e os AA, não estão corretos.
Pontos positivos: algumas letras, o semicírculo onde se apoia a legenda e o aspeto geral estão conformes.

Reverso: ZELATOR:FIDEIVS / QVE:ADMORTE M

Pontos negativos: o desenho do manto de São Vicente (nas mangas e no corpo), as estrelas, a letra Z, não estão corretos.
Aspetos positivos: o aspeto geral da legenda, o corpo do santo e do campo da moeda estão dentro do tipo para estas moedas desenhadas por Francisco d’Holanda.

Para controlar o justo peso das moedas em circulação, na ordem de 19.09.1559 as moedas de São Vicente que não estivessem entre 7,65g e 7,70g eram cortadas. (… a de pesar duas oytauas domça e nouve graãos e três quintos de graão)
José Matos

Responder

Voltar para “Monarquia Portuguesa - Cunhagem Manual”