5000 réis Maria II

Moedas cunhadas desde D.Pedro P.Regente até D.Manuel II

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

Responder
PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

5000 réis Maria II

Mensagem por PSIMOES » domingo nov 22, 2020 8:37 pm

Junto imagem de 5000 Réis 1851.
Moeda com algum desgaste, mais acentuado no reverso localizado, porque será?

ImagemImagem

ImagemImagem

Pedro Simões

amistade
Reinado D.Afonso IV
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm

Re: 5000 réis Maria II

Mensagem por amistade » segunda nov 23, 2020 7:05 am

Quanto a mim algum ourives raspou a moeda localmente para fazer teste a confirmar se a moeda era de ouro ou não
Cumprimentos

AMISTADE

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagem por fernanrei » segunda nov 23, 2020 6:47 pm

Na minha opinião é mesmo desgaste de circulação. Dado que o ouro é muito dúctil e bastante séctil, não será necessário muita circulação para apresentar desgaste.
"Quod erat demonstrandum"

amistade
Reinado D.Afonso IV
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm

Mensagem por amistade » segunda nov 23, 2020 8:14 pm

fernanrei Escreveu:
segunda nov 23, 2020 6:47 pm
Na minha opinião é mesmo desgaste de circulação. Dado que o ouro é muito dúctil e bastante séctil, não será necessário muita circulação para apresentar desgaste.
Aceito que assim seja
Mas o desgaste é tão pontual que me baralha :thumbs:
Cumprimentos

AMISTADE

fernanrei

Mensagem por fernanrei » terça nov 24, 2020 9:24 am

certezas são muito poucas, até porque a observação de fotos tem sempre as suas limitações, mas olhando com mais atenção é a impressão que fica, um ligeiro desgaste provocado pela circulação, mas não rejeito outras hipóteses. :thumbupleft:

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagem por MCarvalho » terça nov 24, 2020 2:38 pm

fernanrei Escreveu:
terça nov 24, 2020 9:24 am
certezas são muito poucas, até porque a observação de fotos tem sempre as suas limitações, mas olhando com mais atenção é a impressão que fica, um ligeiro desgaste provocado pela circulação, mas não rejeito outras hipóteses. :thumbupleft:
É muito pontual para ser circulação (mesmo que fosse de uso de andar ao peito, como jóia, por exemplo).

Acho que aqui seria interessante perceber qual é o peso mais rigoroso possível (aferido às centésimas), porque, apesar de não ser muito comum neste período, pode ser um ajuste de peso feito ainda na Casa da Moeda. Em moedas anteriores, mesmo peças do início do século XIX, aparecem este tipo de ajuste.
MCarvalho

fernanrei

Mensagem por fernanrei » terça nov 24, 2020 3:06 pm

MCarvalho Escreveu:
terça nov 24, 2020 2:38 pm
fernanrei Escreveu:
terça nov 24, 2020 9:24 am
É muito pontual para ser circulação (mesmo que fosse de uso de andar ao peito, como jóia, por exemplo).

Acho que aqui seria interessante perceber qual é o peso mais rigoroso possível (aferido às centésimas), porque, apesar de não ser muito comum neste período, pode ser um ajuste de peso feito ainda na Casa da Moeda. Em moedas anteriores, mesmo peças do início do século XIX, aparecem este tipo de ajuste.
A minha opinião, apesar de incerta, continua a ser a questão do desgaste provocado pela circulação. As marcas estão patentes em ambas as faces, apesar de no reverso ser mais evidente, e não me parece coerente a necessidade de um acerto de peso tão expressivo. No entanto, continuo a aceitar qualquer outra hipótese, até porque olhar para fotos tem sempre as suas limitações... :thumbupleft:

Responder

Voltar para “Monarquia Portuguesa - Cunhagem Mecânica”