Carteira BNC 1982?

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

José Alves
Reinado D.Filipe III
Registado: sábado nov 06, 2004 2:27 am
Contacto:

Mensagem por José Alves » domingo out 28, 2007 9:02 pm

MCarvalho Escreveu: ...Agora, a razão dessa emissão poderá estar relacionada com a realização da I Exposição Nacional de Numismática, ocorrida em 1982, na Casa do Infante, Porto.
...Várias miniaturas de moedas de 5$00 ou 2$50, entre outras, de 1982 foram cunhadas e vendidas(?) (distribuidas?) pelos visitantes. Este estojo, poderá ter sido produzido especificamente para essa grande exposição...
Parece que sim!
Dada a curiosidade que me despertou essa carteira, andei a investigar e realmente segundo pessoas que inclusivamente estiveram presentes, essa carteira foi "lançada" no evento e pelos vistos a um preço que embora já não fosse acessível a muitos coleccionadores, não foi tão caro como alguém disse, já me falaram em mais que um preço, segundo o que me foi dito hoje por um coleccionador que esteve presente, o preço foi de 1800$00 e ele não tem nenhum exemplar dado que pelos vistos houve uma espécie de rateio sendo que ele acabou por não conseguir nenhuma porque parece que primeiro eram aceites pedidos dos carolas e só depois para os "outros". Curiosa foi também a explicação para o valor e então o que inflacionava a carteira eram as miniaturas, aqui fica a capa do catálogo (fabuloso) que adquiri hoje :bounce: relativo ao evento.

Imagem
MCarvalho Escreveu: ...A exposição foi um certame numismático de alto calibre, onde se exibiram colecções deliciosas de várias intituições públicas e privadas portuguesas...
Precisamente
Aqui vão as imagens das paginas ilustradas de cada entidade onde costam os tópicos do exibido, gostaria de mostrar as belezas (como o Mário diz, colecções deliciosas) nomeadamente na área da notafilia, mas como calculam seriam tantas imagens que me é humanamente impossível.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
MCarvalho Escreveu: ...Entre os expositores esteve, naturalmente, a INCM, com a sua colecção e com uma máquina de cunhagem de miniaturas que era operada por dois funcionários em frente ao público...
Exactamente, aqui está a tal "bichinha" e os dois "batas brancas".

Imagem

Também este catálogo tem um artigo interessante e sobre moeda falsa, porém como é um tema que foge ao tópico e também já o post está muito extenso, vou meter no tópico das falsa e viciadas, é interessante ver que além das datas mais escassas, também há falsificações de valores e datas irrelevantes e mais do que muitos imaginariam assim como eu, nas férias estive a negociar uma colecção maioritariamente de Républica onde detectei moedas de valores faciais e datas banais muito "esquesitas" e digo esquesitas porque não tinha ideia que houve falsas dessas mesmas datas e valores e então na dúvida desisti e pelo que pude constactar hoje, em boa hora o fiz .

Uma boa semana :biggthumpup:

José Rodrigo Leite Alves
Os meus MEGALEILÕES
"Quem trabalha muito, não tem tempo para ganhar dinheiro!"

MBarreleiro
Reinado D.Dinis
Registado: domingo nov 07, 2004 9:26 pm

Mensagem por MBarreleiro » domingo out 28, 2007 10:02 pm

Grande trabalho de pesquisa! :P
Colecciono: Moedas; Cápsulas de espumante; Pacotes de açúcar e Pins de Heráldica
Lista de Pacotes de açúcar em falta: http://www.pacotada.com/listafaltas/mpac1050

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagem por MCarvalho » segunda out 29, 2007 5:22 pm

Sim :) uma grande "foto-reportagem".
MCarvalho

Destrans
Reinado D.Afonso IV
Registado: quinta dez 23, 2004 9:20 pm

Mensagem por Destrans » segunda out 29, 2007 5:30 pm

Estou a ver que foi um evento quase ao nível do 1º encontro nacional do fórum :lol: :lol: :lol:

Pena´não se realizar com frequência.

pedroasp
Sou só um euro caloiro
Registado: segunda nov 14, 2011 8:54 pm

Re: Carteira BNC 1982?

Mensagem por pedroasp » segunda nov 14, 2011 9:33 pm

boas, eu tambem sou portador de uma carteira igual a essa, e devo de dizer que foi o meu avo a compra-la na casa da moeda, pois ela nessa altura trabalhava lá. agora não faço ideia de quantas foram feitas, mas provavelmente, nao muitas porque não se ve em lado nenhum á venda... eu gostaria de vender a minha, mas nem sei o valor que ei de pedir. porque ninguem me sabe dizer o valor... :1zhelp:

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

Mensagem por Jorge Silva » sexta fev 03, 2012 7:38 pm

Caros senhores é verdade a incm já emitia BNC muito antes de 1986, também tenho a carteira de 1982, nessa carteira constam as moedas de 1$00 ; 2$50 ; 5$00 ; 25$00 e ainda as respectivas miniaturas x 2.
Também tenho conhecimento de haver outras.
Cumprimentos
Jorge Silva
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Jorge Silva
Moderador

Mensagem por Jorge Silva » quinta set 15, 2016 11:20 am

Já não posso dizer que tenho uma, agora tenho quatro carteiras BNC de 1982, " brilhantes não circuladas " quer dizer bnc.
Cumprimentos

Jorge Silva

tiago.a
Reinado D.Maria II
Registado: domingo dez 13, 2015 9:29 pm

Mensagem por tiago.a » quinta set 15, 2016 1:32 pm

Quer ficar com todas para controlar o monopólio? :)

Ou ando muito distraído ou nunca vi nenhuma dessas à venda...

Jorge Silva
Moderador

Mensagem por Jorge Silva » quinta set 15, 2016 3:32 pm

É mais ou menos isso, controlar e monopolizar.
Esta carteira era rara de se ver há venda, hoje vê-se com muita frequência e os preços são variáveis, depende da procura.
Mas para mim estas moedas tem um valor bastante significativo (vale o que cada um achar).
Cumprimentos

Jorge Silva

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Mensagem por silvio2 » quinta set 15, 2016 6:52 pm

Com o devido respeito, pelo autor, "recupero" este Tópico ...

viewtopic.php?f=5&t=114410#p831496

Cumprimentos.
Sílvio
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Responder

Voltar para “República Portuguesa”