1 centavo de 1920 com dois "p" abertos

Desde a primeira moeda da República até às últimas em 2001

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Luxor
Registado: segunda nov 08, 2004 11:20 am

Re: 1 centavo de 1920 com dois "p" abertos

Mensagem por Luxor » sexta abr 18, 2008 10:31 am

Por acaso, também nunca percebi porque diabo é que está a história do "P" aberto nos anuários.

Se é um defeito de cunhagem , ao nível dos cunhos cansados, não faz sentido valorizar uma moeda por esse defeito. Ou então, teriamos que reescrever os catálogos, em especial das colónias, com todas as variantes de "cunhos cansados" e cunhos entupidos que por aí há.

Pessoalmente não só não valoriza esse tipo de moedas, como inclusivamente, prefiro ter uma "normal" na colecção.

João Fernandes

Numis
Reinado D.Afonso IV
Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am

Mensagem por Numis » sexta abr 18, 2008 11:04 am

Luxor Escreveu:Por acaso, também nunca percebi porque diabo é que está a história do "P" aberto nos anuários.

Se é um defeito de cunhagem , ao nível dos cunhos cansados, não faz sentido valorizar uma moeda por esse defeito. Ou então, teriamos que reescrever os catálogos, em especial das colónias, com todas as variantes de "cunhos cansados" e cunhos entupidos que por aí há.

Pessoalmente não só não valoriza esse tipo de moedas, como inclusivamente, prefiro ter uma "normal" na colecção.
Totalmente de acordo eu ja tive 2 moedas 1 com o "p" aberto e outra "normal" e optei por colocar na coleccção a normal
Sérgio Fonseca

Paraq
Reinado D.Sancho I
Registado: terça jan 17, 2006 3:13 pm
Contacto:

Mensagem por Paraq » sexta abr 18, 2008 11:48 am

Eu penso que na altura em que se fizeram os catalogos acharam bem diferenciar a coisa e de tal maneira que se arrastou até aos dias de hoje.
Só que, agora, com maior informação, divulgação, essa diferenciação não tem razão de ser!
:biggthumpup:
Avelino Nascimento
"Que nunca por vencidos se conheçam"

numisgaia
Reinado D.José
Registado: domingo nov 07, 2004 6:56 pm
Contacto:

Mensagem por numisgaia » sexta abr 18, 2008 7:24 pm

Com o devido respeito por aqueles que assim não pensam.
Eu sou de opinião que este género VARIANTES devem ser mencionadas nos catálogos, como a maioria já o faz.
Quanto aos catálogos mencionarem valores para estas moedas, eu também estou em sintonia com os próprios catálogos, porque eles ao contrário do que aqui foi mencionado, eles não valorizam esses exemplares mais do que as ditas moedas normais. Pelo contrário, nestes géneros de variantes, e, para o mesmo estado de conservação, eles atribuem valores mais reduzidos.
Quanto a ignorá-las.
Como tudo na vida! Ignorá-las é apenas sinónimo de conhecimento para aqueles que já as conhece, porque par aqueles que desconhecem a sua existência, e não são informados dela.
Esse sim! É que se tornam os verdadeiros ignorantes.
Alberto Santos
A ignorância não é contagiosa, não é um mal, nem é um castigo.
Combate-se APRENDENDO
"Da discussão nasce a luz”

http://www.numisgaia.com

jonig
Reinado D.Pedro II
Registado: quarta dez 06, 2006 12:00 am

Mensagem por jonig » segunda abr 28, 2008 10:50 pm

Caro senhor José Molina, qual o coleccionador que não tem vaidade na sua colecção?
Eu pelo menos tenho apesar de ser possivelmente das mais humildes colecções dos ilustres foristas. É que estão aqui cerca de 33 anos a juntar estas moedinhas, notas e selos. Não leve a mal a minha vaidade.
Como eu gostaria de ser mais vaidoso se fosse o proprietário de peças fabulosas que aparecem aqui, como não sou, delicio-me a vê-las e a aprecia-las porque outros foristas têm (Graças a Deus) a vaidade de mostrá-las.
Caros foristas Obrigado por partilharem esses actos de vaidade:

Responder

Voltar para “República Portuguesa”