1765 X Réis escudete

Moderador: Moderador de Honra

Responder
AdrianoHS
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

1765 X Réis escudete

Mensagem por AdrianoHS » segunda dez 17, 2018 4:58 pm

Boa tarde, amigos.
Esqueci a senha desta nova conta também. :biglaugh:
Perdão a ausência.
Hoje apresento um cobre D. José I, nada demais. Claro com fotos ruins, a moedinha está suja e com desgaste relevante.
O que a torna atraente é ser uma moeda da metrópole que por algum motivo recebeu escudete (provavelmente falso de época) do decreto de 1809.
Uma coisa que me intriga nessa sessão de emissões brasileiras. Não deveria existir uma parte dedicada exclusivamente às moedas de reino unido? Fica parecendo que o Brasil esteve no status colônia e depois império, e não é bem assim. O reino unido é, talvez, o mais representativo momento da construção de nação nosso. Enfim, apenas me deixa curioso.
Espero que gostem, como eu, do simpático cobre.
Abraços. :beer: :rotate:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: 1765 X Réis escudete

Mensagem por silvio2 » segunda dez 17, 2018 5:17 pm

Caro Amigo, Adriano
Apesar do seu EC, não deixa de ser uma moeda bem interessante e, por certo, com muita história ... :)
Quanto ao que o deixa intrigado, também não tenho resposta. :think:
Certamente, haverá "por aí alguém" para esclarecer as suas, ou melhor ... as nossas, dúvidas. ;)
Boas Festas. :xmas:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Monge
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Mensagem por Monge » segunda dez 17, 2018 7:34 pm

Curioso que também tenho uma de X Réis de D. José com o mesmo carimbo.
Foi recolhida por um tio-avô meu que era tropeiro em Minas Gerais, na transição dos Sécs. XIX/XX.
Imagem
Esta moeda não devia ter recebido tal carimbo pois não consta de nenhuma lei.
Fico também sem saber se foi erro dos encarregados da carimbagem ou erro do falsificador.
O seu carimbo está mais tosco e é mais provável que seja mesmo falsificação da época.

Quando à divisão entre Colónia, Reino Unido e Império, cada um faz como quer. Eu tenho tudo separado por épocas.

AdrianoHS
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Mensagem por AdrianoHS » segunda dez 17, 2018 8:36 pm

Monge Escreveu:Curioso que também tenho uma de X Réis de D. José com o mesmo carimbo.
Foi recolhida por um tio-avô meu que era tropeiro em Minas Gerais, na transição dos Sécs. XIX/XX.
Imagem
Esta moeda não devia ter recebido tal carimbo pois não consta de nenhuma lei.
Fico também sem saber se foi erro dos encarregados da carimbagem ou erro do falsificador.
O seu carimbo está mais tosco e é mais provável que seja mesmo falsificação da época.

Quando à divisão entre Colónia, Reino Unido e Império, cada um faz como quer. Eu tenho tudo separado por épocas.
Olá, monge.
Belo escudete o teu, este aplicado no reverso. O meu tenho convicção ser falso de época. Realmente essa série não deveria ter sido contemplada com escudete. Já vi um Maria I continental com carimbo. Algum erro certamente.
Meu comentário sobre o reino unido não é sobre a divisão temática de meu acervo. É sobre não existir um subfórum desse período aqui no fórum. Não acho ser correto e induz a erro alguém que esteja pesquisando. Nada demais, uma tecnicalidade.
Abraço. :beer: :rotate:

paulj
Reinado D.Filipe III
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Mensagem por paulj » terça dez 18, 2018 1:53 am

Moeda bem curiosa, também me parece o carimbo falso da época.

doliveirarod
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagem por doliveirarod » quarta dez 19, 2018 1:09 am

O que a torna atraente é ser uma moeda da metrópole que por algum motivo recebeu escudete (provavelmente falso de época) do decreto de 1809.
Sim, são falsos de época, também tenho um X D. José com escudete, semelhante a esses.
O módulo desse X português era o mesmo do XX réis brasileiro do antigo sistema, que escudetado, passava a valer XL réis. Entenderam a jogada?
O falsário escudetava moedas de X réis de portugal e passava-as no Brasil, no valor de XL réis brasileiros, um belo lucro! O povo, analfabeto, distiguia as moedas pelos módulos e carimbos, assim, elas iam circulando no "inferno monetário" que havia em relação aos cobres.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

soga80
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

Mensagem por soga80 » quarta dez 19, 2018 11:47 pm

:thumbupleft:

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”