1815 960 réis Bahia

Moderador: Moderador de Honra

Responder
AdrianoHS
Reinado D.João V
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

1815 960 réis Bahia

Mensagem por AdrianoHS » terça dez 17, 2019 8:14 pm

Boa tarde, amigos.

Época de festas e nada como dar-se um mimo. Não resisti a este lindo patacão e como não aparece nenhum aqui ultimamente resolvi partilha-o.Uma moeda brasileira de verdade, em todos seus aspectos, como dizemos aqui uma jaboticaba. Lembrança de épocas que produziamos moedas com personalidade e beleza.
Trata-se de um 960 réis, casa Bahia (de longe a casa de patacões que mais aprecio), dos mais comuns (variante 1B), base 8 reales espanhol colonial (ainda não verifiquei se é possível identificar a casa), 1815. Curiosamente, neste pouco mais de ano que me dedico ao colecionismo já adquiri um plantel razoável destas belezinhas, algumas bem especiais. Entretanto todos datas pares, me dei conta disso até bem pouco tempo. Estranho, não? Enfim, graças ao empenho e dedicação de um bom amigo (de vários que conquistei nesse meio desafiador), lutou pela moedinha por mim e a me repassou. Gentileza tem e deve fazer parte do trato no colecionismo, entendo o comércio e seus representantes, mas nem tudo se resume a isso, é muito raso e vazio um ambiente somente assim. Talvez seja essa a grande variante rara em uma moeda, a camaradagem.
Natal fala justamente disso, de conteúdos, de valores maiores. Portanto, um abraço ao amigo Dyemes, torço por muitas conquistas em suas andanças pelas moedinhas (em especial ao período Pedro II, de que é grande entusiasta). À todos membros do fórum que tanto contribuem para o crescimento pessoal, ao menos o meu, meu especial carinho por todos.
Excelentes festas à todos e um feliz Natal. :xmas: :santa: :beer: :rotate:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por AdrianoHS em terça dez 17, 2019 8:24 pm, editado 1 vez no total.

amistade
Reinado D.João I
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm

Re: 1815 960 réis Bahia

Mensagem por amistade » terça dez 17, 2019 8:20 pm

Que coisa MARAVILHOSA
Parabéns pela moeda e obrigado pela partilha
Cumprimentos

AMISTADE

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Mensagem por silvio2 » terça dez 17, 2019 8:34 pm

Olá, amigo Adriano

Excelente exemplar, sem dúvida alguma. :D :clap3:
Parabéns pela bonita peça e obrigado, pela partilha. :thumbupleft:

P.S. - Agradeço e retribuo, os votos de Boas Festas. :xmas: :santa:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

José Gomes
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

Mensagem por José Gomes » terça dez 17, 2019 8:42 pm

Lindíssimo!!!

De encher a vista. São, de longe, as moedas que mais aprecio e já conto com um número razoável na coleção.

Por coincidência, recebi há mais ou menos um mês um patacão 1815 B, num EC muito bom. Vou postar também, pegando uma carona nesta bela postagem.

Votos de boas festas, com muita paz e harmonia!!!

Gomes.

AdrianoHS
Reinado D.João V
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Mensagem por AdrianoHS » terça dez 17, 2019 9:12 pm

José Gomes Escreveu:
terça dez 17, 2019 8:42 pm
Lindíssimo!!!

De encher a vista. São, de longe, as moedas que mais aprecio e já conto com um número razoável na coleção.

Por coincidência, recebi há mais ou menos um mês um patacão 1815 B, num EC muito bom. Vou postar também, pegando uma carona nesta bela postagem.

Gomes.
Olá, José.

Esses Bahia são qualquer coisa mágica, algo de vocês nordestinos. Se puder optar, sempre vou nas emissões baianas (cobre não dispenso nunca). Gosto dos Rio, mas são mais formais, frias.
Peguei também uma de um período que sei que aprecia muito, um bonito 320 1699. Tá indo bem a série prata Pedro II, colonial.
Apresente sim, teu 15B, sempre compensa vê-las. É privilégio nosso as possui-las (é mais um empréstimo que elas nos concedem) nessa vida, passaremos mas elas ficarão.

Grande abraço.

José Gomes
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

Mensagem por José Gomes » terça dez 17, 2019 9:15 pm

AdrianoHS Escreveu:
terça dez 17, 2019 9:12 pm
José Gomes Escreveu:
terça dez 17, 2019 8:42 pm
Lindíssimo!!!

Gomes.
Olá, José.

Esses Bahia são qualquer coisa mágica, algo de vocês nordestinos. Se puder optar, sempre vou nas emissões baianas (cobre não dispenso nunca). Gosto dos Rio, mas são mais formais, frias.
Peguei também uma de um período que sei que aprecia muito, um bonito 320 1699. Tá indo bem a série prata Pedro II, colonial.
Apresente sim, teu 15B, sempre compensa vê-las. É privilégio nosso as possui-las (é mais um empréstimo que elas nos concedem) nessa vida, passaremos mas elas ficarão.

Grande abraço.
Olá, boa noite amigo!

Sim, já postei. E concordo com vc, essas moedas da Bahia são sempre uma surpresa, uma maravilha.

Abç.

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”