Última do ano - Patacão 1816 da Série Especial

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mmatos
Reinado D.João III
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

Última do ano - Patacão 1816 da Série Especial

Mensagem por Mmatos » terça dez 31, 2019 5:23 pm

Para assinalar a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e dos Algarves, mandou o Príncipe Regente D. João cunhar uma série especial de Patacões onde a legenda passou a reflectir essa nova condição - JOANNES DG PORT BRAS ET ALG P REGENS. Com esta moeda concluo mais uma etapa no que diz respeito aos Patacões, que era ter um exemplar de cada data incluindo a da série especial. Este exemplar tem uma parte do escudo nacional pouco visível, mas parece-me que não resulta de desgaste proveniente de circulação mas sim da má condição do cunho que o produziu. Tem ainda a curiosidade de ser a variante a que lhe falta o ponto entre o G e PORT e foi cunhada sobre 8 reales de Carlos IIII produzida na Casa da Moeda de Potosi.

Patacão de 1816 - Série Especial Ref. AG (2007) JR 30.01 Ref. Bentes 336.01
100_3180red.JPG
100_3183red.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

AdrianoHS
Reinado D.João V
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Re: Última do ano - Patacão 1816 da Série Especial

Mensagem por AdrianoHS » terça dez 31, 2019 6:59 pm

Olá, matos.

Parabéns pelo série especial. Peça distinta entre os patacões.
O reales base é um Potosi mesmo, ensaiadores P. (Pedro Narciso de Mazondo) P. (Pedro Martín de Albizú), da série Carlos IIII, 1795/1802 (palpite ser 18??).
Apresenta um bom desgaste, nesse caso não é o cunho somente, mas sem importância alguma. A cunhagem da casa Rio era mais caprichada e bem feita que a casa Bahia (mas menos divertida :biglaugh:) ainda mais para os série especial (apenas 7 cunhos de anverso para uma emissão bem pequena). Entretanto é uma moeda, como o nome já diz, especial, nada fácil achá-las.
A variante (pelo Lupércio) é a 2A, comum (entre os especiais, claro):

Anverso
Posição de legenda, P - R - A
Perolagem, 6.6/4.4/7.7/2
Arco Ex. Esq., Tangencia a folha superior da palma, com extremidade solta
Arco Im. Esq., Linha interna solta da palma
Escudinho, vermelho invade-o embaixo; um traço alcança o escudete
JOANNES, NE unidas em cima
GPORT, G sem ponto.

Reverso
Ponto centrado, unido à esfera
Equador, invade os braços, chanfrado
R, prolongado embaixo, à Esq.
SIGN, ponto caído

Me lembro da alegria de quando consegui o meu.
http://www.forum-numismatica.com/viewto ... al#p870407
Parabéns, Matos. É uma conquista para um acervo de patacões. Peça obrigatória do tema, fechou o ano com chave de ouro. :clap3: :clap3: :clap3: :beer: :rotate:

Mmatos
Reinado D.João III
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

Mensagem por Mmatos » terça dez 31, 2019 8:32 pm

Obrigado pelo seu comentário e caracterização da variante, Adriano. Só acho estranho aquele desgaste tão localizado. Se fosse provocado pela circulação normal o desgaste não deveria ser uniforme ? É que no resto do campo da moeda quase não existe desgaste e os relevos até estão bastante pronunciados. Quanto ao seu exemplar, parabéns, pois está num estado excepcional (mas devia substituir a foto, pois o photobucket com a política deles não deixa ver bem os detalhes, use o servidor do fórum).

AdrianoHS
Reinado D.João V

Mensagem por AdrianoHS » terça dez 31, 2019 9:04 pm

Olá novamente, Matos.

Algo curioso o que ocorre com patacões, atribuo a ser pelo recunho sobre os reales. Existia um pré-cozimento dos reales (uma adaptação do processo de preparo em discos virgens), nem sempre essa etapa era exata ou esfriava. Então existem patacões com boas estampas outras nem tanto devido à dureza de peças mal cozidas (associado ao fato de cunhos que se danificavam muito). Se notar, em alguns de seus patacões, existe uma geometria interessante, bem perceptível quando observados horizontalmente ou mesmo via tato. Formam uma pequena e sutil barriga no centro, um setor mais elevado justamente onde esse desgaste se instala e não afeta muito o resto da moeda. Não chega ser um escoamento do metal, mas uma acomodação do reales no desenho do patacão (que na prática é um carimbo de face inteira) bem no centro, após o cozimento insuficiente (ou perdido) quando da batida que cunha a área amolecida ao redor. Puro palpite, é o que observo em boa parte dos meus com desgaste localizado.
Depois recoloco outras fotos do meu especial, se desejar.
Novamente parabéns pela aquisição, peça de destaque.

Grande abraço. :beer: :rotate:

SANCHO
Reinado D.Afonso III
Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am

Mensagem por SANCHO » quarta jan 01, 2020 4:54 pm

Esta é uma boa oportunidade para mostrar o meu Especial, de que muito me orgulho.
Acho que é uma moeda cuja raridade é subestimada.
No Brasil talvez seja diferente, mas nas boas leiloeiras no exterior há anos em que não aparece nenhuma à venda.

Imagem

AdrianoHS
Reinado D.João V

Mensagem por AdrianoHS » quarta jan 01, 2020 5:06 pm

Olá, Sancho.

Lindíssima peça, parabéns também. Está correto em teu entendimento de serem subestimadas.
Eu mesmo só ví 3 sendo vendidas (por preços nada razoáveis) e, ainda sim, em péssimo EC. São bem difíceis de se achar, mesmo no Brasil.
Guarde-as bem pois nova oportunidade irá demorar. Temos de ter orgulho sim de as possuirmos em nossos acervos (ou elas nos possuírem :biglaugh:).
Afinal, são especiais não à toa. :thumbs:

Grande abraço e feliz 2020.

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Mensagem por tm1950 » quinta jan 02, 2020 3:08 pm

Gostei muito deste tópico e até nem coleciono patacões.
Todas as intervenções me sensibilizaram, cada uma com o seu contributo. No entanto, a do Sancho alertou-me para um pormenor que considero interessante.
Para além da qualidade da peça, está o facto de se encontrar em embalagem de certificadora e manter ainda os autocolantes colocados pela leiloeira aquando do leilão.
Sendo esta prática normal em leilões de outro tipo (antiguidades, por exemplo), na Numismática vê-se pouco. E só pode ser aplicável em peças com embalagem.
Eu considero que é de manter estes sinais identificadores do leilão e lote, como fazendo parte da história da peça. Agora, ainda se consegue chegar ao catálogo.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

AdrianoHS
Reinado D.João V

Mensagem por AdrianoHS » quinta jan 02, 2020 4:32 pm

Olá, Celso.

Partilho da mesma idéia da história da moeda. É um hábito que meu pai me passou quando iniciei à tão pouco tempo. Guardo fisicamente os envelopes/caixas, recibos bancários, notas fiscais (se houverem), conhecimentos de entrega, fichas físicas e planilhadas com data de entrada, custo médio (valor+envio+encargos), envelopes, etiquetas ou holders em que a peça estava com as anotações do antigo proprietário, descrição da(s) peça(s), nome do vendedor, endereço, contato telefônico/internet, mensagens de negociação de cada moedinha que adquiri nesse pouco mais de ano de colecionismo. Isso associado à um número de código que amarra a peça à sua documentação e histórico de forma bem ágil.
Tenho um arquivo exclusivamente para isso. Não possuo nenhuma de certificadora, acho que nunca tive oportunidade. As que vieram das sucatas de meu pai, ao menos as que ele consegue se lembrar, traçamos sua origem e também fichada. Pode parecer preciosismo, mas vivo em um país surreal e é interessante ter todo conjunto probatório possível de posse e origem das peças.

Grande abraço e feliz 2020. :beer: :rotate:
Última edição por AdrianoHS em quinta jan 02, 2020 5:14 pm, editado 1 vez no total.

tm1950
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Mensagem por tm1950 » quinta jan 02, 2020 4:41 pm

AdrianoHS Escreveu:
quinta jan 02, 2020 4:32 pm
Olá, Celso.

Partilho da mesma idéia da história da moeda. É um hábito que meu pai me passou quando iniciei à tão pouco tempo. Guardo fisicamente os envelopes/caixas, recibos bancários, notas fiscais (se houverem), conhecimentos de entrega, fichas físicas e planilhadas com data de entrada, custo médio (valor+envio+encargos), envelopes ou holders em que a peça estava com as anotações do antigo proprietário, descrição da(s) peça(s), nome do vendedor, endereço, contato telefônico/internet, mensagens de negociação de cada moedinha que adquiri nesse pouco mais de ano de colecionismo. Isso associado à um número de código que amarra a peça à sua documentação e histórico de forma bem ágil.
Tenho um arquivo exclusivamente para isso. Não possuo nenhuma de certificadora, acho que nunca tive oportunidade. As que vieram das sucatas de meu pai, ao menos as que ele consegue se lembrar, traçamos sua origem e também fichada. Pode parecer preciosismo, mas vivo em um país surreal e é interessante ter todo conjunto probatório possível de posse e origem das peças.

Grande abraço e feliz 2020. :beer: :rotate:
Meu caro Adriano
Concordo totalmente consigo. Isso é um excelente princípio.
Votos de um Novo Ano cheio de projectos e que os consiga concretizar. :thumbupleft:
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

doliveirarod
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagem por doliveirarod » sexta jan 03, 2020 3:02 am

Excelentes!
A REGENS aparece bem pouco, são sempre procuradas.
Parabéns aos proprietários.
No primeiro caso, concordo, a falha no escudo está justamente na parte do contorno do busto do 8 reales, parece que esse detalhe dificultou a gravação. A peça está num MBC bom.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”