Caros colegas,
Passando o tempo na pandemia, estou divagando sobre algumas moedas de cunhos diferentes que sempre me interessaram. Já comentei dos Niques 1914 LEX (viewtopic.php?style=2&f=54&t=127952), dos 16 e 20 Raios dos 4.000 Réis de 1900 (viewtopic.php?style=2&f=54&t=127973), e agora vou passar umas linhas sobre os anéis soltos dos 1.000 Réis de 1855 e 1856.
Quando eu era calouro na numismática e perguntei aos antigos o porque do anel solto, me explicaram que tinham trocado o cunho do brasão das de prata com as de ouro. Curioso fui ver. Os 1.000 Réis tem 30mm, as de ouro de 30mm são as de 20.000 Réis, olhei e eram o mesmo escudo das normais. Outras de prata com o mesmo diâmetro não tinham escudo assim. Inclusive as de ouro de 20.000 Réis eram de reverso igual das de 1.000 Réis de prata, até poderiam sim trocar cunhos de reversos, mas não achei o anel solto em outras moedas.
Comparando um 1.000 Réis de prata 1855 com um 20.000 Réis 1853.

Então, de onde vieram os anéis soltos ? Sempre me perguntei e acho hoje posso dizer que na minha opinião veio de um abridor de cunhos trabalhando nelas. Digo isso pois o escudo e o anel são ambos diferentes em tamanho e detalhes, embora o resto da moeda seja muito similar.
Comparando anel normal e anel solto de 1855

Só para lembrar, faço as imagens aqui em scanner, com a mesma qualidade. Fotos tiradas de celular ou câmeras podem distorcer as imagens de várias formas, fotos mais perto ou mais longe, ou uma inclinação pode deixar a moeda oval, então tenho certeza que as imagens não foram distorcidas na geração para fazer as comparações adiante.
Comparações dos escudos de 1855 em altura e largura

Comparando os escudos acima, vemos que eles tem similar largura, mas alturas diferentes, o anel solto é maior, e se notarem, a ponta dele abaixo tem curvas diferentes. A curva do anel solto mais suave gera mais espaço no interior do escudo.
Comparações dos escudos de 1855 em movimento

Como vemos, a diferença de altura das curvas cria mais espaço no escudo das de 1855

Com mais espaço no escudo, creio que o gravador tentou deixar o espaço mais homogêneo colocando o anel mais abaixo, fora isso até notei algo a mais no anel, ele é levemente oval, como vemos na comparação abaixo, sobra espaço a direita no anel normal quando o anel solto aparece, e boa parte vem do anel mais fino no tipo de anel solto, mas com existe essa diferente embaixo também, ele é levemente oval:

Então comprarei o anel de 1855 e o de 1856, o segundo é muito similar até em pequenas falhas, mas parece mais bem acabado. No de 1855 há diversas falhas no linhado, já bem mais forte no de 1856, me parece mais que apenas uma cunhagem mais forte, parece que ele foi burilado e melhorado nas linhas. Até a linha lateral superior do escudo, na seta vermelha parece aprofundado, não creio que só uma cunhagem leve faria desaparecer as linhas que passaram. Então pode ser um acabamento posterior no cunho ou no punção, até a linha que escapou para o anel na pequena seta a esquerda, aparece lá, para combinar. Já mesmo nos escudos dos anéis soltos de 1855 e 1856 há diferenças na altura do escudo.

A pequena diferença é uma linha que passou o anel, a qual não vi em moedas de outras datas, só nas anel solto de 1855 e 1856.

Então o que seria o anel solto ? Bem, creio que alguém trabalhando lá fez seu cunho, quem sabe um aprendiz, e ele saiu assim, e foi somente usado nos dois anos (listados até hoje). Estranho pois a questão de uso de matrizes não deveria gerar diferenças assim, mas quem sabe havia matrizes e punções, e suas combinações geraram essas variantes, creio que neste tempo havia a geração de cunhos com matrizes e punções juntos, quando iguais seguiam, muito diferentes eram descartados. Este passou e foi para a produção. Pode ser...
Impossível saber com certeza, podemos divagar muito e nunca saber a verdade, mas para os colegas em casa na pandemia com tempo que quiserem ver suas peças e se distrair com algo fica ai as imagens para comparar e opinar.
Abraços.