Mensagem
por Rogbert » terça jul 07, 2020 12:16 pm
Caro Alexnumismatico,
Sobre sua peça, como o colega AdrianoHS apontou, não há nada que desabone. Este módulo que não deixa cunhar a legenda bem aparece nestas peças de 80 réis de 1823R, se pegar várias desta data algumas aparecem assim.
Infelizmente quanto ao peso, mesmo havendo instruções sobre peso de verdadeiras como indicado, as de cobre oficiais não as seguiam sempre, até comumente eram menores os pesos. Há relatos na época de moeda falsa entrando em circulação com peso maior que as verdadeiras.
O cobre falso mesmo de peso oficial, gerava ganho para os contraventores. Neste período em diante a Casa da Moeda muitas vezes comprava discos prontos de comerciantes, não os fabricava, dai os mesmos discos poderiam ser comprados por terceiros.
Claro, o cobre falso vinha de diversas fontes. Em algumas a falsificação era péssima, discos finíssimos, legendas erradas e letras invertidas, mas outras tinham boa qualidade.
Para as falsas tenho teorias, de observar peças e ler artigos de época, mas infelizmente só são idéias, na época falsas deixavam muito pouca documentação para poder avaliar hoje, infelizmente. Muitas vezes há diversos relatos de fábricas de moeda falsa sendo fechadas, mas quando relatam os valores dos discos já é muito, nunca informam data ou letra monetária.
Quanto ao carimbo geral, já ví cobre que julgo falso com carimbo verdadeiro, e cobre verdadeiro com carimbo geral falso, que já a época da aplicação era falsificado conforme relatos.
Aproveitando, outra regra as vezes mal entendida é o talho da lei, ele era para ser aplicado nas moedas falsas, mas o recolhimento do cobre tirou muita moeda de circulação, inclusive oficial, e o destino delas ao fim era o corte. Há muitos relatos de época mandando cortar moeda boa ao fim do processo, e a venda do cobre cortado. Então achar moeda com talho não diz que a peça foi considerada falsa, pode ser boa descartada no fim. Há tempos fiz aqui no fórum um post disto, creio.
Então se agarrar as regras para avaliar as peças é complicado no cobre. A combinação de peso já fora do padrão em relação ao valor, discos irregulares usados na Casa da Moeda, fabricantes de moedas falsas de qualidade, tudo ajuda para confundir nesta época.
Em suma, moedas de cobre são complicas, mas acho que isso dá um charme a elas, nos faz as estudar mais.
Abraços.