Angola 5 reis de 1770 (pano)

Moderadores: smertola, Moderador de Honra

Pedro Leg
Reinado D.João VI
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Angola 5 reis de 1770 (pano)

Mensagem por Pedro Leg » sexta fev 21, 2020 11:38 pm

Boa noite caros colegas ;)

Preciso da V. ajuda para identificar correctamente esta moeda. No Numista aparece a variante "smaller crown". A excelente foto que o caro Monge publicou no Numista não especifica o tipo da coroa. De qualquer das maneiras a minha moeda está longe de ter o mesmo EC.
Esta moeda é a 05.01 ou a 05.02 ? (o vendedor diz , sem muita certeza, que é a 05.02 coroa pequena).
Muito obrigado pelas vossas luzes.
Angola 5 reis pano 1770 r.jpg
Angola 5 reis pano 1770 v.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

HUMANIDADE - SOLIDARIEDADE - UNIDADE

Monge
Reinado D.Sancho II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Angola 5 reis de 1770 (pano)

Mensagem por Monge » sexta fev 21, 2020 11:55 pm

Sinceramente, e dado que o meu interesse pelas moedas das colónias é reduzido, nunca me preocupei em coleccionar fotografias para comparar.
Acresce que colecciono por tipos pelo que as variantes não me despertam curiosidade.
Em todo o caso, olhando para a foto diria que é coroa grabde pois está encostada ao círculo exterior; se fosse pequena haveria algum espaço.
Isto digo eu...

Pedro Leg
Reinado D.João VI

Mensagem por Pedro Leg » sábado fev 22, 2020 12:08 am

Monge Escreveu:
sexta fev 21, 2020 11:55 pm
Sinceramente, e dado que o meu interesse pelas moedas das colónias é reduzido, nunca me preocupei em coleccionar fotografias para comparar.
Acresce que colecciono por tipos pelo que as variantes não me despertam curiosidade.
Em todo o caso, olhando para a foto diria que é coroa grabde pois está encostada ao círculo exterior; se fosse pequena haveria algum espaço.
Isto digo eu...
Muito obrigado Caro Monge.

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Mensagem por silvio2 » sábado fev 22, 2020 12:39 pm

Caro João Pedro, socorrendo-me das imagens e explicações que encontrei (na Internet), acho que a sua moeda é de "coroa baixa".
Veja as diferenças ...

Imagem
Coroa Baixa (ou Pequena)
A parte superior das pérolas dos primeiro e quarto arcos fica quase escondida pelas pérolas dos segundo e terceiro arcos, configurando uma figura mais baixa para a coroa.

Imagem
Coroa Alta (ou Grande)
A parte superior das pérolas dos primeiro e quarto arcos fica bastante visível, formando com as pérolas dos segundo e terceiro arcos uma figura semelhante a uma máscara.

Pode conferir, com informação mais detalhada, aqui Imagem Coroa Alta e Coroa Baixa
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Pedro Leg
Reinado D.João VI

Mensagem por Pedro Leg » sábado fev 22, 2020 3:39 pm

silvio2 Escreveu:
sábado fev 22, 2020 12:39 pm
Caro João Pedro, socorrendo-me das imagens e explicações que encontrei (na Internet), acho que a sua moeda é de "coroa baixa".
Veja as diferenças ...

Imagem
Coroa Baixa (ou Pequena)
A parte superior das pérolas dos primeiro e quarto arcos fica quase escondida pelas pérolas dos segundo e terceiro arcos, configurando uma figura mais baixa para a coroa.

Imagem
Coroa Alta (ou Grande)
A parte superior das pérolas dos primeiro e quarto arcos fica bastante visível, formando com as pérolas dos segundo e terceiro arcos uma figura semelhante a uma máscara.

Pode conferir, com informação mais detalhada, aqui Imagem Coroa Alta e Coroa Baixa
Caro Silvio. Eu, mesmo socorrendo-me dessa ligação que deixou (e que ja tinha consultado) não chegava lá, pois o EC da minha moeda e o meu olhar pouco treinado não dão para muito.
Muito obrigado caro amigo pela sua disponibilidade e eterna paciência. Tem sido para mim um precioso auxilio em muitas ocasiões. :beer:

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Mensagem por silvio2 » sábado fev 22, 2020 3:48 pm

Pedro Leg Escreveu:
sábado fev 22, 2020 3:39 pm

(...)

Muito obrigado caro amigo pela sua disponibilidade e eterna paciência. Tem sido para mim um precioso auxilio em muitas ocasiões. :beer:
Ora essa, é um prazer "ajudar". :)
Amigo João Pedro, disponha ... sempre! :beer:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Mmatos
Reinado D.João III
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

Mensagem por Mmatos » sábado fev 22, 2020 8:40 pm

Agradecendo ao amigo Sílvio as suas inestimáveis contribuições, penso que neste caso o que está em causa não é a característica de ser coroa alta ou baixa, mas sim coroa com dimensão maior ou menor (pelo menos é o que o AG diferencia). Andei à procura de fotos de diversos exemplares deste tipo e não encontrei características na dimensão das coroas que me permitam diferenciar entre uma e outra. Ou existe algum exemplar mais raro que tenha uma significativa diferença no tamanho da coroa ou é um preciosismo injustificado do AG. A única diferença que encontrei foi na esfera armilar - nos traços que representam os meridianos, logo abaixo da coroa, são nuns exemplares mais compridos e noutros mais curtos.
porm.jpg
Pano 1770 b porm.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Pedro Leg
Reinado D.João VI

Mensagem por Pedro Leg » sábado fev 22, 2020 9:50 pm

Mmatos Escreveu:
sábado fev 22, 2020 8:40 pm
Agradecendo ao amigo Sílvio as suas inestimáveis contribuições, penso que neste caso o que está em causa não é a característica de ser coroa alta ou baixa, mas sim coroa com dimensão maior ou menor (pelo menos é o que o AG diferencia). Andei à procura de fotos de diversos exemplares deste tipo e não encontrei características na dimensão das coroas que me permitam diferenciar entre uma e outra. Ou existe algum exemplar mais raro que tenha uma significativa diferença no tamanho da coroa ou é um preciosismo injustificado do AG. A única diferença que encontrei foi na esfera armilar - nos traços que representam os meridianos, logo abaixo da coroa, são nuns exemplares mais compridos e noutros mais curtos.
porm.jpgPano 1770 b porm.JPG
Muito obrigado caro Matos pela sua disponibilidade e ajuda ;)

gil costa
Reinado D.Filipe II
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Mensagem por gil costa » sábado fev 22, 2020 10:52 pm

:EDITED:

O AG fala em "baixa" e "alta" - não em "pequena" - ̶e̶ ̶a̶ ̶d̶i̶f̶e̶r̶e̶n̶ç̶a̶ ̶é̶ ̶n̶o̶ ̶d̶e̶s̶e̶n̶h̶o̶,̶ ̶n̶ã̶o̶ ̶n̶a̶s̶ ̶d̶i̶m̶e̶n̶s̶õ̶e̶s̶ não é nada! O tonto do AG fez lá uma cotagem que é uma anedota. Pena não ter piada nenhuma. Lixo. Mas para já, a bem da coerência, convém tentar seguir. :-(

Imagem

Em teoria não é difícil olhar para a coroa e ver o tipo de coroa... Mas numa moeda real, é! Eu pelo menos acho.
Abstenho-me

Imagem
Imagem
Última edição por gil costa em domingo fev 23, 2020 1:52 am, editado 1 vez no total.
GPC
§Chercheur de trésors§
Todas as minhas moedas são para vender. As moedas e o resto dos achados. :-) Ou dar. Também já aconteceu.

gil costa
Reinado D.Filipe II
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Mensagem por gil costa » sábado fev 22, 2020 11:45 pm

Coroa baixa
(X, data ilegível)

Imagem
Imagem
GPC
§Chercheur de trésors§
Todas as minhas moedas são para vender. As moedas e o resto dos achados. :-) Ou dar. Também já aconteceu.

Responder

Voltar para “Angola”