Limpeza de ceitis

Moderadores: Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

Responder
eafonso
Reinado D.Pedro IV
Registado: sexta set 04, 2009 4:26 pm

Limpeza de ceitis

Mensagem por eafonso » sexta dez 27, 2019 3:29 pm

Boa tarde,

Adquiri um lote de ceitis por limpar, e gostaria de saber qual o melhor método para conseguir eliminar as incrustrações que as moedas têm, de forma a tentar perceber melhor de que moedas se trata. Pelo menos, perceber o reinado.
Já li em algumas publicações que manter as moedas em diesel alguns dias ajuda. Noutros falam em azeite ou mesmo óleo do motor do carro usado (queimado?). Noutras falam em usar acidos leves para "desfazer" a terra, se for numa zona calcarea (algo me diz que a moeda pode seguir o mesmo caminho...).
Já tentei com algumas moedas a limpeza simples, com água morna e pasta de dentes, mas as moedas com este nível de incrustações, não me parece que seja suficiente.

Alguma ajuda?
20191213_190025.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Monge
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Limpeza de ceitis

Mensagem por Monge » sexta dez 27, 2019 3:40 pm

Óleos só com grande poder penetrante. Eu uso WD40 e deixo as moedas um ou dois dias bem fechadas para que os componentes voláteis do óleo não evaporem.
Depois usar como abrasivo um palito de madeira dura ou mesmo um lápis. A grafite até é lubrificante.
Depois disto só com electrólise ou ultra sons mas isto tira toda a potine das moedas.
Desde que se "leiam", alguma terra inscrustada até em beleza as moedas.
Não fique desapontado se não conseguir o resultado que quer pois a maioria dos Ceitis é mesmo irrecuperável.

AdrianoHS
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Mensagem por AdrianoHS » sexta dez 27, 2019 3:45 pm

Olá.

Fico, também, aguardando maiores sugestões sobre métodos de limpeza destas moedinhas. Me interessa a técnica.
Além disto, fico impressionado com a tamanha variedade de diâmetros de uma mesma unidade monetária. Moedinhas muito diferentes que aprendi gostar bastante.
Boa sorte na limpeza lote e que agradáveis surpresas surjam.

Abraços.

eafonso
Reinado D.Pedro IV
Registado: sexta set 04, 2009 4:26 pm

Mensagem por eafonso » sexta dez 27, 2019 4:36 pm

Muito obrigado.

Vou ver se compro uma embalagem das mais pequenas de WD40 para experimentar. Penso que se refere ao lubrificante que se vende também no AKI com esse nome, certo?

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagem por fernanrei » sexta dez 27, 2019 5:07 pm

Monge Escreveu:
sexta dez 27, 2019 3:40 pm
Óleos só com grande poder penetrante. Eu uso WD40 e deixo as moedas um ou dois dias bem fechadas para que os componentes voláteis do óleo não evaporem.
Depois usar como abrasivo um palito de madeira dura ou mesmo um lápis. A grafite até é lubrificante.
Depois disto só com electrólise ou ultra sons mas isto tira toda a potine das moedas.
Desde que se "leiam", alguma terra inscrustada até em beleza as moedas.
Não fique desapontado se não conseguir o resultado que quer pois a maioria dos Ceitis é mesmo irrecuperável.
Concordo na íntegra com o amigo Monge :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Ceitis”