Senha "Grandes Armazens de Magalhães & Conde Lda" Coimbra

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Senha "Grandes Armazens de Magalhães & Conde Lda" Coimbra

Mensagem por silvio2 » segunda jul 23, 2018 8:44 pm

Penso que nada mais há, a acrescentar pois, na minha opinião, está "tudo" o que é mais importante saber, perfeitamente identificado.
Se não, vejamos:
1 - Os "Grandes Armazéns de Magalhães & Conde Lda" , foram fundados em 1900, como se pode ver no logotipo da empresa.
2 - As Senhas Brinde foram impressas em Agosto de 1939, pela tipografia Lito-Coimbra.
3 - Sendo a Série A, pressupõe-se que antes de Agosto de 1939 não terá havido outra, sendo, portanto, a primeira.
4 - Desconhece-se se posteriormente houve mais emissões de Senhas Brinde, iguais ou semelhantes a esta ...
5 - Quanto à função a que se destinavam, também está "tudo escarrapachado" no verso da mesma.
6 - No que diz respeito aos números de telefone (3 dígitos), penso que deixaram de ter importância, neste contexto, uma vez que a situação já está delimitada no espaço temporal (inauguração da Empresa e emissão de Senhas Brinde)

Assim sendo, o que mais falta para saber, de interessante, sobre este espécime? ;)


Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Senha "Grandes Armazens de Magalhães & Conde Lda" Coimbra

Mensagem por tm1950 » terça jul 24, 2018 4:33 pm

Concordo com o Sílvio.
Seria interessante saber quando foram recolhidas e qual o "saldo da emissão", mas entramos no campo da utopia. :D
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Senha "Grandes Armazens de Magalhães & Conde Lda" Coimbra

Mensagem por RubenGMelo » terça jul 24, 2018 10:45 pm

Boas caro Mário,

Estive de férias uns dias mas não estive ausente dos leilões, ai aquela BDM... :erofl: :erofl: :erofl: :erofl:

Agora a sério, pelo que li não sei quando, a APT (Anglo-Portuguese Telephone) apartir de 1930 até ao fim da II Guerra Mundial, começou a instalação de centrais automáticas telefónicas, prescindindo assim das telefonistas (marcavam os tais três dígitos para determinada zona do País, em 1945, havia menos de 70 mil acessos telefónicos em Portugal).

Pela lógica e um pouco à semelhança do que aconteceu em algumas emissões da Notafilia Portuguesa, faz sentido que esta Cédula seja de 1939. Juntando algumas pistas que a Cédula fornece, forma da escrita, data de fundação dos Armazéns, os tais três dígitos, o surgimento de muitas cédulas durante e após a I Guerra Mundial, podemos também supor que aconteceu o mesmo na II Guerra, julgo que podemos localizar esta cédula neste espaço temporal da década de 30/40!

Um abraço caro Mário, vá dando novidades...
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Avatar do Utilizador
mariosrib
Reinado D.Luís
Mensagens: 166
Registado: quarta dez 02, 2009 12:21 am

Re: Senha "Grandes Armazens de Magalhães & Conde Lda" Coimbra

Mensagem por mariosrib » sexta jul 27, 2018 10:10 am

Bom Dia Caro Ruben

Fugindo ao assunto do tópico... Pois, a BDM embora fraquinha já cá canta :hammer: o problema ficou na BKH... a sua sorte foi que eu estava fora de casa e num local quase sem rede! ;) (quem não perceber vai pensar que estamos a falar em codigo... :erofl: )

Voltado ao assunto inicial, parece-me óbvio que a minha "insistência" já ultrapassou esta bonita senha. Coincidência ou não a numeração "8/939" poderá significar Agosto de 1939, mas para mim o que datará este documento é o numero de telefone.
O pessoal aqui no fórum está habituado a lidar com moedas e notas que são documentos com data. :)
Agora quando estamos a lidar com outro tipo de documentos que não têm obrigação de ter data é necessário recorrer a outro tipo de pistas para os poder datar, e estou a falar de por exemplo, cédulas, senhas, vales, fichas ou mesmo cartazes/cartões publicitários, etc....
Neste caso o numero de telefone é uma boa pista e ajuda a datar.
Pergunta... Nesta altura 30/40 todos os números de telefone em Portugal tinham apenas 3 dígitos, ou dependia de região para região? Imagino que Lisboa e Porto, tenham tido números de telefone maiores, mais cedo que o resto do Pais... :think:
Melhores Cumprimentos
Mário Sampaio Ribeiro
Compro Cédulas, Vales e Senhas

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Senha "Grandes Armazens de Magalhães & Conde Lda" Coimbra

Mensagem por silvio2 » sexta jul 27, 2018 12:13 pm

Cumprimentos,
Sílvio Silva

Responder

Voltar para “Cédulas, vales e senhas”