O meu dinheiro de D. Afonso Henriques

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: O meu dinheiro de D. Afonso Henriques

Mensagem por RuiFB » domingo jan 18, 2015 6:43 pm

Nada de novo, matriz já conhecida do grande público. Existem várias iguais do mesmo molde.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagem por MCarvalho » domingo jan 18, 2015 8:58 pm

A segunda, cortada, é da mesma proveniência, segue o mesmo método e estilo.
A comparação deverá ser feita com um outro dinheiro (mesmo do século XIII) genuíno.
MCarvalho

carrancho
Reinado D.Afonso VI
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Contacto:

Mensagem por carrancho » segunda jan 19, 2015 10:21 am

Uma banhada destas já deve ser bem dolorosa, será que podemos saber o quanto doi? Já questionou o vendedor?
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

doliveirarod
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagem por doliveirarod » segunda jan 19, 2015 3:39 pm

Ando meio afastado por problemas pessoais, mas voltando à ativa...

Imagem

Uma análise puramente técnica, nem sei a quem pertence e nem quem vendeu.

Mas eu não pegaria. Como já muito bem dito, é um "tipo" já bem rastreado de fake. Pelas fotos, vê-se que a textura é de fato "plástica", embora corroída e com rebordos recortados, aparentemente p/ disfarçar os efeitos da fundição.

É o que eu acho.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

creative
Registado: quarta jun 13, 2007 3:44 pm

Mensagem por creative » segunda jan 19, 2015 5:14 pm

Manuel1953 Escreveu:Ao Exm.Sr.JOAO SILVA, agradecia que me informasse qual o motivo porque a moeda mais parece um escultura e nao uma moeda batida.Comprei esta moeda ao Sr.Capao pessoa por quem nutro grande apreco e confianca. Obrigado
Carissimo,

O vendedor da moeda é algo que não me interessa (nem sequer o questionei sobre esse assunto), pouco me importa que tenha comprado ao zé da esquina ou ao primeiro ministro, não é isso que a vai tornar falsa ou verdadeira.

Em relação à minha afirmação, só lhe posso dizer que até um leigo na matéria como eu me considero, consegue ver que essas fotos que anexou ao tópico são claramente uma triste tentativa de representar o que deveria ser uma moeda do nosso fundador. É que já se viu por ai trabalhos de se lhe tirar o chapeu, agora esta... enfim!

Mais informação sobre o assunto? Não estou disponivel para tratar de assuntos dessa natureza.

Com os melhores cumprimentos!
Quando precisam de ti, desmancham-se em facilidades, amabilidades e até as calças baixam,
Mas quando lhes pedes algo, soltam todo o seu egoísmo e falsidade!
Mais tarde, irão provar do próprio veneno e sentirão um enorme amargo de boca!

-- João Silva--

RuiFB
Reinado D.Sancho I

Mensagem por RuiFB » segunda jan 19, 2015 7:17 pm

Já passou tempo suficiente, está na altura dos intervenientes ganharem coragem e revelarem o que sabem.

Aleatoriamente detectadas sem qualquer informação de proveniência, ao longo dos anos as coisas vão sempre parar a 4 sítios: Manuel, Ricardo, Windwest e amrl43. Os 3 primeiros da mesma vila, o último de uma cidade algarvia.

Não acredito em coincidências, peço de coração aberto a um deles que conte toda a história. Isto das moedas não serve só para ganhar dinheiro, também é cultura, não se pode estragar assim!

Quem é o artesão? Onde está a oficina? Quem é o grossista? De onde tiram as ideias para o fabrico? O detectorismo foi alguma vez alibi?

Chega de mentiras sobre verdadeiras e falsas, deixe-se de burlar pessoas, ajude-se a numismática portuguesa uma vez que seja!
Última edição por RuiFB em terça jan 20, 2015 3:08 am, editado 1 vez no total.

JOTA DC
Senhor Escudo da I República
Registado: quinta mar 22, 2012 9:08 pm

Mensagem por JOTA DC » segunda jan 19, 2015 7:30 pm

Meus srs.
Eu analiso uma moeda; na mão, com uma lupa,e ao toque, e quando tenho duvidas procuro pessoalmente olhos nos olhos pessoas entendidas no assunto, sempre no maior numero possivel, ai sim, discute-se, dão-se opiniões, e aparecem resultados.
Já estou escaldado, porque já ouvi tratar um tornes de D.Dinis por GALVANO, e de FALSO um meio tornes de busto CV de D. Fernando.Foram duas figuras da numismática que tentaram matar essas duas moedas, talvez fossem eles os falsos pois ficou provado que as moedas eram verdadeiras.

Nunca irei matar uma moeda na NET, e muito menos fazer parte de um pelotão de fusilamento.

euoutravez
Reinado D.Henrique
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagem por euoutravez » segunda jan 19, 2015 8:04 pm

JOTA DC Escreveu:Nunca irei matar uma moeda na NET, e muito menos fazer parte de um pelotão de fusilamento.
Mas tem dúvidas que esta moeda seja falsa?
Eu percebo o silêncio em torno de moedas que todos sabemos que são falsas, mas que não conseguimos provar taxativamente por a + b, mas esta não deixa dúvidas a ninguém!!
Estas falsificações não chateiam muito, o pior são as outras!! As que sabemos que são falsas, mas não podemos abrir a boca e temos de ver vendedores e compradores a gabá-las, a validá-las e a catalogá-las!!! Isso sim é um atentado à numismática!

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagem por MCarvalho » segunda jan 19, 2015 8:10 pm

Mas tem dúvidas que esta moeda seja falsa?
Eu percebo o silêncio em torno de moedas que todos sabemos que são falsas, mas que não conseguimos provar taxativamente por a + b, mas esta não deixa dúvidas a ninguém!!
Estas falsificações não chateiam muito, o pior são as outras!! As que sabemos que são falsas, mas não podemos abrir a boca e temos de ver vendedores e compradores a gabá-las, a validá-las e a catalogá-las!!! Isso sim é um atentado à numismática!
Realmente, há coisas que se topam à distância, nem é preciso a lupa. Aliás, a lupa na mão do falsário só serve para para tentar dar crédito à aldrabice, digo eu... é como a gravata no vigarista.
MCarvalho

RuiFB
Reinado D.Sancho I

Mensagem por RuiFB » segunda jan 19, 2015 8:20 pm

Concordo grande Pedro, até exemplifico, esta "moeda", aliás uma irmã, esteve cá e foi vendida cá no fórum e ninguém reparou, os tempos também já são outros, o pessoal que não desistiu voltou a estudar e está agora com grande calo. Se o fórum no geral tem culpa no cartório, é a culpa de não ter apanhado mais moedas na altura do escândalo. Agora é mais fácil como digo, quem gosta tem os seus métodos afinados.

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”