Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça ago 14, 2018 11:29 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta mai 17, 2018 1:19 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
Trago essa questão em debate, pois em alguns catálogos que averiguei ela consta como "ensaio monetário não aprovado para circulação". Mas existe informação na internet em sites de numismática e em pelo menos 1 catálogo que a classifica como "moeda circulante".
A informação mais consistente que tenho é de que tenha sido cunhada pela casa da moeda na época (uma cunhagem bem expressiva- na casa do milhão) mas que foi impedida de entrar em circulação pelo ministro da fazenda na época.
No mercado livre tem gente que vende essa moeda como "ensaio monetário", outros como réplica e um terceiro grupo como moeda normal circulante, porém deveras escassa- o que eleva seu preço para 1000 reais ou mais, dependendo do estado de conservação.
Afinal: o que existe de verdade e de mito sobre esta moeda? Pergunto aos demais numismatas do fórum, que têm experiência de sobra no assunto (justo o que me falta).
:rotate:

MensagemEnviado: quinta mai 17, 2018 1:29 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

Deixo aqui como exemplo ilustrativo imagens de uma destas peças que se encontra a venda na internet....
Pergunto também: Se esta moeda de fato circulou- como muitos afirmam- e teve uma cunhagem alta- então porque é tão difícil consegui-la??
:think: :think:

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: quinta mai 17, 2018 3:32 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

correção: Essas fotos que coloquei não são da internet- desculpem- me equivoquei com toda essa batelada de fotos que tenho salvas no pc. trata-se sim de uma que comprei como se verdadeira fosse- mas que ao chegar se revelou falsa até à primeira vista de alguém inexperiente como eu- pois era feito de uma material bem leve (pesa menos da metade de uma 400 réis MCMI legítima de cuproníquel (creio que seja feita de alumínio com algum outro metal ainda mais leve). além disso o escudo da república está apagado, como se tivesse sido cunhado grosseiramente.
Pergunto: algum colecionador aqui do fórum, possui esta moeda genuína. E saberia informar os valores (nem que seja aproximados) nos seguintes estados de conservação: bem conservada / muito bem conservada/ e soberba.
Desde já, agradeço imenso a gentileza! :thumbupleft:

MensagemEnviado: sábado mai 19, 2018 12:59 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
A cunhagem foi muito grande, o que descarta a hipótese de prova. É de fato uma moeda feita para circulação. O que eu acredito que tenha acontecido é que poucos exemplares chegaram a ser efetivamente liberados, e a maioria teve a circulação embargada por lei. Os poucos que saíram são por isso caros, aparecem circulados às vezes.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited