40 réis - 1847
Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra
- tm1950
- Reinado D.Afonso Henriques
- Mensagens: 10614
- Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
- Localização: S. João do Estoril - Lisboa
Re: 40 réis - 1847
Também concordo com o José Almeida, prefiro a moeda do autor do tópico. Parabéns.
Re: 40 réis - 1847
Acho-a mais bonita que a do José Almeida pois tem a gravura mais nítida.
Re: 40 réis - 1847
José Almeida Escreveu:Na minha opinião está soberba ;-)
Alterei a votação inicial e incluí soberba caso queiram já podem votarMCarvalho Escreveu:Exactamente.
Também considero Sob. (no caso MS63)
Obrigado desde já
Cumprimentos
Diogo
Diogo
Re: 40 réis - 1847
Bem acabei de perceber que os votos anteriores foram eliminados aquando da edição do post inicial. Não sabia que isto acontecia!
Peço desculpa a quem já tinha votado. Para a próxima já sei que isto acontece se editar a publicação.
A votação era
MBC+ : 1 voto
BELA : 2 votos
BELA + :9 votos
Peço desculpa a quem já tinha votado. Para a próxima já sei que isto acontece se editar a publicação.
A votação era
MBC+ : 1 voto
BELA : 2 votos
BELA + :9 votos
Cumprimentos
Diogo
Diogo
- numisiuris
- Reinado D.Sancho I
- Mensagens: 2545
- Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Re: 40 réis - 1847
Para mim está bela +. Acho que o ms (mint state) não equivale necessariamente ao grau de soberba na nossa escala. Para uma moeda estar soberba, para mim, terá que ter o brilho original espalhado em toda a superfície da moeda. A não ser que desprezemos os dizeres que constam no Alberto Gomes e os interpretemos de modo actualizado, em consonância com padrões americanos. Vai sendo essa a tendência de alguma "numisprudência". Eu acho tonto, porque não gosto de slabs nem de grades com duas letras. Mas isso sou eu.
Parabéns pela moeda Diogo, está linda! Mais que a do Zé Almeida, embora essa também esteja muito bonita.
Estes patacos de 47 foram todos ao carimbo. Os que restam sem carimbo são bastante escassos e normalmente aparecem não circulados.
Ainda é um buraco na minha colecção.
Parabéns pela moeda Diogo, está linda! Mais que a do Zé Almeida, embora essa também esteja muito bonita.
Estes patacos de 47 foram todos ao carimbo. Os que restam sem carimbo são bastante escassos e normalmente aparecem não circulados.
Ainda é um buraco na minha colecção.
Re: 40 réis - 1847
Os patacos de 1847, da Patuleia, são moedas quase "amadoras", foram cunhadas no Porto, no Convento de Monchique, por serralheiros e fundidores sem experiência, usaram um balancé improvisado que veio dos Lóios (seria o de 1833, do cerco). Quando a Guerra da Patuleia acabou, no Outono de 1847, estes patacos foram considerados ilegais, a maioria foi carimbada pelo Governo Civil, e entraram em circulação, outros foram guardados novos (a impressa da época refere que houve muita procura), estes talvez sejam desses, mal circularam, mas fraquinhos de raiz.fernanrei Escreveu:Concordo com o que o José Almeida refere, a minha primeira avaliação foi impulsiva mas se começar a avaliar com mais calma começam a surgir outros aspetos que podem melhorar a avaliação. Como é o caso da possibilidade da moeda ter sido cunhada com um cunho cansado.
MCarvalho
Re: 40 réis - 1847
numisiuris Escreveu: Estes patacos de 47 foram todos ao carimbo. Os que restam sem carimbo são bastante escassos e normalmente aparecem não circulados.
Ainda é um buraco na minha colecção.
Obrigado Iuri! e MCarvalho! Excelente informaçãoMCarvalho Escreveu:fernanrei Escreveu: Os patacos de 1847, da Patuleia, são moedas quase "amadoras", foram cunhadas no Porto, no Convento de Monchique, por serralheiros e fundidores sem experiência, usaram um balancé improvisado que veio dos Lóios (seria o de 1833, do cerco). Quando a Guerra da Patuleia acabou, no Outono de 1847, estes patacos foram considerados ilegais, a maioria foi carimbada pelo Governo Civil, e entraram em circulação, outros foram guardados novos (a impressa da época refere que houve muita procura), estes talvez sejam desses, mal circularam, mas fraquinhos de raiz.
Cumprimentos
Diogo
Diogo
Re: 40 réis - 1847
Caros NVMVS e Fernando,
para completar um pouco o tema, deixo agora o link para um artigo muito bom (já clássico), que aborda os patacos de 1847:
Revista NVMMVS, 2.ª Série, Vol. XI, 1988, ver o artigo das págs. 15-41, sobretudo a partir da p. 23, onde é tudo dedicado ao pataco de 1847
para completar um pouco o tema, deixo agora o link para um artigo muito bom (já clássico), que aborda os patacos de 1847:
Revista NVMMVS, 2.ª Série, Vol. XI, 1988, ver o artigo das págs. 15-41, sobretudo a partir da p. 23, onde é tudo dedicado ao pataco de 1847
MCarvalho
Re: 40 réis - 1847
MCarvalho Escreveu:Caros NVMVS e Fernando,
para completar um pouco o tema, deixo agora o link para um artigo muito bom (já clássico), que aborda os patacos de 1847:
Revista NVMMVS, 2.ª Série, Vol. XI, 1988, ver o artigo das págs. 15-41, sobretudo a partir da p. 23, onde é tudo dedicado ao pataco de 1847
