Cardeal-Rei D. HENRIQUE I ; meio tostão 1578/1580.

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Cardeal-Rei D. HENRIQUE I ; meio tostão 1578/1580.

#41 Mensagem por MCarvalho » quinta jan 16, 2020 11:54 am

Tirando as questões pessoais (e bem legítimas), pessoalmente gostaria de ver explicados os critérios que apontam para a falsidade da moeda.

É uma fundição espanhola (?), como ver isso? As marcas de lima são suficiente? É uma questão estilística? As serifas e tal, qual é o estilo comparativo? É por ter saído abaixo de 5000 euros? É tudo junto, ou não é nada?

Gostaria, muito honestamente, de ver critérios, referências e comparações.

MCarvalho

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#42 Mensagem por numisiuris » quinta jan 16, 2020 1:42 pm

MCarvalho Escreveu:
quinta jan 16, 2020 11:54 am
Tirando as questões pessoais (e bem legítimas), pessoalmente gostaria de ver explicados os critérios que apontam para a falsidade da moeda.

É uma fundição espanhola (?), como ver isso? As marcas de lima são suficiente? É uma questão estilística? As serifas e tal, qual é o estilo comparativo? É por ter saído abaixo de 5000 euros? É tudo junto, ou não é nada?

Gostaria, muito honestamente, de ver critérios, referências e comparações.
Olá Mário!

http://www.forum-numismatica.com/viewtopic.php?t=72792

Tens aqui este tópico, com uma moeda do mesmo cunho, a qual apontaste como falsificada (o carimbo e a base). O abridor foi um tal de Gaspar, o do continente, que já tinha aberto cunhos de Sebastião e também abriu de António naquele curto período de resistência no continente.

Acho bem que queiras ver as coisas explicadas. Aprendemos todos com isso.

Imagem
image upload
Imagem
image upload

MCarvalho

#43 Mensagem por MCarvalho » quinta jan 16, 2020 2:33 pm

Não apontei a moeda como sendo falsa. No tópico que citas, referi que se o carimbo for falso, toda a moeda também teria que ser falsa, ou então uma viciação.
MCarvalho

numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#44 Mensagem por numisiuris » quinta jan 16, 2020 2:34 pm

MCarvalho Escreveu:
quinta jan 16, 2020 2:33 pm
Não apontei a moeda como sendo falsa. No tópico que citas, referi que se o carimbo for falso, toda a moeda também teria que ser falsa, ou então uma viciação.
Ah, ok

NVMVS
Reinado D.José
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

#45 Mensagem por NVMVS » quinta jan 16, 2020 2:46 pm

Olá Mário.

Penso que em termos de estilos há muitas diferenças. Fiz dois quadros comparativos entre a moeda em causa e um meio tostão que está no museu casa da moeda. Desde logo os escudetes que me parecem muito mais arredondados que na moeda do MCM. Depois há letras com diferenças bastante grandes, é só comparar.
Depois a constância de estilo que se nota entre as várias letras da moeda do MCM e a inconstâcia em algumas na moeda do tópico, do mesmo lado da moeda.
Se o período em que estas moedas foram batidas é curto, as alterações estilísticas também não me parecem de todo plausíveis. Depois faça-se a comparação com outras moedas de D. Henrique (vinténs principalmente) e verifica-se que as letras têm um estilo igual.
henrique1.jpg
Deixo também outro meio tostão do mesmo cunho tb do MCM. Um vez falei com o Iúri por causa do estudo de João I: moedas mais raras tendem a repetir cunhos nos exemplares conhecidos.
henrique 2.png
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por NVMVS em quinta jan 16, 2020 2:54 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos
Diogo

euoutravez
Reinado D.Henrique
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

#46 Mensagem por euoutravez » quinta jan 16, 2020 2:53 pm

Eu proponho ao comum dos mortais um exercício:

1 - Ir ao Google - Meio tostão de Sebastião - Enter
2 - Fazer downoload das dezenas de fotos
3 - Abrir o paint e fazer copy paste e colocar as de Sebastão de um lado, várias repeticões do mono ao centro e outros exemplares do outro lado
4 - OLHAR

No fim dependendo do resultado ou está habilitado a repetir o precesso eternamente antes de comprar alguma moeda enquanto a corja do esquema e das falsas por aí andar ou o ideal é comprar um catálogo de selos.
Fica a proposta

onlion
Reinado D.Luís
Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm

#47 Mensagem por onlion » quinta jan 16, 2020 3:00 pm

Sou um mero curioso mas pelo que vi aqui

https://www.tauleryfau.com/es/lote/1401 ... xtranjeras

e olhando para todas as moedas de prata que tenho e que são todas originais, esta parece-me claramente fundida.
Nenhuma das minhas tem um aspecto destes com aquelas cavidades todas. Se estivessemos a falar de um cobre ou bronze haveria alguma hipótese de corrosão, mas sendo de prata, nem pensar que haja algo que corroa o material assim.

Venho de um coleccionismo que não tolera falsificações e sendo novo neste mundo da numismática mas aprofundando cada vez mais os meus conhecimentos graças à vossa sabedoria, detestaria ver isto ser tolerado aqui.

MCarvalho

#48 Mensagem por MCarvalho » quinta jan 16, 2020 3:50 pm

euoutravez Escreveu:
quinta jan 16, 2020 2:53 pm
Eu proponho ao comum dos mortais um exercício:

1 - Ir ao Google - Meio tostão de Sebastião - Enter
2 - Fazer downoload das dezenas de fotos
3 - Abrir o paint e fazer copy paste e colocar as de Sebastão de um lado, várias repeticões do mono ao centro e outros exemplares do outro lado
4 - OLHAR

No fim dependendo do resultado ou está habilitado a repetir o precesso eternamente antes de comprar alguma moeda enquanto a corja do esquema e das falsas por aí andar ou o ideal é comprar um catálogo de selos.
Fica a proposta
Não é aconselhável comparar moedas de D. Sebastião com moedas de D. Henrique e dos Governadores.
Depois de 1578, dada a razia humana nas Casas de Lisboa e Porto (esta deixou até de contar) os homens são quase todos outros, desde oficiais a aprendizes. Isso é visível na produção, foi uma realidade que durou todo o século seguinte, até.

Não acho que seja bom método. Já faz mais sentido comparar estilos dentro do reinado, como os quadros do NVMVS.
MCarvalho

euoutravez
Reinado D.Henrique

#49 Mensagem por euoutravez » quinta jan 16, 2020 4:25 pm

O que faz sentido é comparar moedas do mesmo abridor, o resto é acessório e não interessa para nada.

euoutravez
Reinado D.Henrique

#50 Mensagem por euoutravez » quinta jan 16, 2020 4:29 pm

Ah e a história dos aprendizes é do mesmo calibre da do "em mão". Só quem nunca analisou moedas de um período de modo sistemático é que pode pensar que existiam aprendizes à pazada. Existia um abridor principal e algumas das vezes mais um ou dois abridores. A maioria das vezes pode atribuir-se cronologia às cunhagens só pelas idiossincrasias de cada um.

Responder

Voltar para “D. Henrique I”