Moeda de 2 centavos de 1918 em ferro, será verdadeira

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Moeda de 2 centavos de 1918 em ferro, será verdadeira

#11 Mensagem por numisiuris » quinta mar 26, 2020 11:09 pm

fernanrei Escreveu:
quinta mar 26, 2020 11:06 pm
Peço só que reparem neste pormenor, muito interessante :think: . Numa moeda um risco profundo e noutra moeda um relevo exactamente no mesmo local, e com dimensões idênticas.
:think:

De facto parece riscado...

numisiuris
Reinado D.Sancho I

#12 Mensagem por numisiuris » quinta mar 26, 2020 11:11 pm

Que risco será aquele? Profundo...

numisiuris
Reinado D.Sancho I

#13 Mensagem por numisiuris » quinta mar 26, 2020 11:13 pm

Qual dos dois riscos estará mais empastelado?

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

#14 Mensagem por Alfonsvs » sexta mar 27, 2020 8:37 pm

A do BP está em melhor estado de conservação e é tão falsa como a que suscita dúvidas.
José Matos

amistade
Reinado D.Duarte
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm

#15 Mensagem por amistade » sábado mar 28, 2020 10:50 am

tm1950 Escreveu:
quinta mar 26, 2020 3:09 pm

Em relação à moeda, sou de opinião que pode ser genuína. O facto de a legenda "centavos" estar mal batida não é para mim suficiente para a considerar falsa. Já vi mais do que um caso semelhantes e julgo que seriam moedas da INCM.
Tudo o resto na moeda me parece bem.
Conviria saber o peso, que pode ajudar na apreciação.

Acho estranho o amigo Tárik não dizer o peso da moeda
pois ajudaria muito
Cumprimentos

AMISTADE

Tarik
Escudinho da II República
Registado: quinta fev 13, 2020 10:31 am

#16 Mensagem por Tarik » sábado mar 28, 2020 10:41 pm

Boa noite,
a moeda não tem risco nenhum, o que efectivamente tem, no seu lado esquerdo, é um relevo, exactamente no mesmo sitio da moeda de baixo.
Alguém conhece o Sr. José Rodrigo leite Alves?
Sérgio Pereira

Alfonsvs
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

#17 Mensagem por Alfonsvs » domingo mar 29, 2020 1:38 am

Alfonsvs Escreveu:
sexta mar 27, 2020 8:37 pm
A do BP está em melhor estado de conservação e é tão falsa como a que suscita dúvidas.
:) :) :)

Além doutros, um detalhe que ajuda a identificar as boas moedas de ferro, é o castelo superior à esquerda estar ligeiramente acima dos dois da direita.
Compara-se com a linha do escudo.
ImagemImagem

Quem não conhece o JRLA :thumbupleft:
José Matos

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#18 Mensagem por fernanrei » domingo mar 29, 2020 12:23 pm

A moeda do tópico, de facto apresenta alguns sinais característicos das moedas genuínas e é pena o proprietário não fornecer os dados relativos ao peso e medida. Infelizmente, os falsificadores que usam o método "moldes de cera perdida" reproduzem as moedas genuínas, com todos os seus pormenores, a um nível de perfeição que ilude os melhores. Não esquecer que o ferro, quando fundido e vazado em moldes, cria muitas poucas bolhas de ar, dado a uniformização do mesmo e, por esse facto, a existência de poros é quase nula. A questão do empastamento da estampa (empastelamento se estivermos a referir o grafismo) pode ser associada à pressão do material fundido nos orifícios do molde, com maior incidência na parte central, se a resistência do material final do molde não for a melhor.
Em relação ao sinal que eu referi, o "risco" na moeda do BDP e o relevo na moeda do post. Pelo facto de terem dimensões semelhantes e estarem localizados na mesma zona, podem traduzir-se numa associação ao mesmo cunho, melhor, até podem representar a evolução do problema da fractura do cunho. Se assim for, prova a genuinidade da moeda.
E para terminar, reforço o que já tinha dito; Não assumo, de forma alguma, que a moeda é isto ou aquilo e apenas expressei a minha opinião. Se me tivesse baseado em tudo o que já li sobre estas moedas, iria para o sentido da genuinidade, mas vou manter a minha desconfiança em relação à moeda escrutinada, sabendo perfeitamente que posso estar errado.
É só a minha opinião e vale o que vale. Saudações a todos :thumbs:
:D FMMRei :D

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#19 Mensagem por fernanrei » domingo mar 29, 2020 12:32 pm

Tarik Escreveu:
sábado mar 28, 2020 10:41 pm
Boa noite,
a moeda não tem risco nenhum, o que efectivamente tem, no seu lado esquerdo, é um relevo, exactamente no mesmo sitio da moeda de baixo.
Ninguém falou em riscos na sua moeda, o que se disse, e até poderá ser um bom indicador, foi que a sua moeda tem um relevo que coincide com uma ranhura (ou risco) na moeda do BDP. Esse facto poderá associar as moedas ao mesmo cunho, pelo facto de se poder traduzir num problema do mesmo. :thumbs:
:D FMMRei :D

numisiuris
Reinado D.Sancho I

#20 Mensagem por numisiuris » domingo mar 29, 2020 12:36 pm

fernanrei Escreveu:
domingo mar 29, 2020 12:23 pm
A moeda do tópico, de facto apresenta alguns sinais característicos das moedas genuínas e é pena o proprietário não fornecer os dados relativos ao peso e medida. Infelizmente, os falsificadores que usam o método "moldes de cera perdida" reproduzem as moedas genuínas, com todos os seus pormenores, a um nível de perfeição que ilude os melhores. Não esquecer que o ferro, quando fundido e vazado em moldes, cria muitas poucas bolhas de ar, dado a uniformização do mesmo e, por esse facto, a existência de poros é quase nula. A questão do empastamento da estampa (empastelamento se estivermos a referir o grafismo) pode ser associada à pressão do material fundido nos orifícios do molde, com maior incidência na parte central, se a resistência do material final do molde não for a melhor.
Em relação ao sinal que eu referi, o "risco" na moeda do BDP e o relevo na moeda do post. Pelo facto de terem dimensões semelhantes e estarem localizados na mesma zona, podem traduzir-se numa associação ao mesmo cunho, melhor, até podem representar a evolução do problema da fractura do cunho. Se assim for, prova a genuinidade da moeda.
E para terminar, reforço o que já tinha dito; Não assumo, de forma alguma, que a moeda é isto ou aquilo e apenas expressei a minha opinião. Se me tivesse baseado em tudo o que já li sobre estas moedas, iria para o sentido da genuinidade, mas vou manter a minha desconfiança em relação à moeda escrutinada, sabendo perfeitamente que posso estar errado.
É só a minha opinião e vale o que vale. Saudações a todos :thumbs:
fernanrei Escreveu:
domingo mar 29, 2020 12:32 pm
Tarik Escreveu:
sábado mar 28, 2020 10:41 pm
Boa noite,
Ninguém falou em riscos na sua moeda, o que se disse, e até poderá ser um bom indicador, foi que a sua moeda tem um relevo que coincide com uma ranhura (ou risco) na moeda do BDP. Esse facto poderá associar as moedas ao mesmo cunho, pelo facto de se poder traduzir num problema do mesmo. :thumbs:
Não é habitual ver tanta sapiência junta. Vá lá que agora ao menos já já há indicadores de genuinidade, embora a desconfiança se mantenha. :)

Imagem

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”