Pérolas do M.L.
Moderador: Moderador de Honra
- Clayton Mesquita
- Senhor Escudo da I República
- Mensagens: 36
- Registado: sexta dez 18, 2020 1:40 pm
Pérolas do M.L.
Esses dias eu estava lendo sobre as obsidionais holandesas da botija do Rio Formoso e topei por acidente em um anúncio no mercado livre sobre uma suposta moeda holandesa de Vl florins de 1646. O anúncio diz que o proprietário as encontrou em um saco numa parede durante uma demolição, seriam 14 no total, todas com exatos 74 gramas e a composição do metal seria estanho...
"Moeda VI Florins 1646
procedência e autenticidades desconhecidas
encontrei 14 moedas destas em um saco de pano no interior de uma parede de madeira de uma casa que foi desmanchada.
já vendi 7 delas e agora estou vendendo mais uma."
Como sou novo no mundo da numismática fica a pergunta... Alguma possibilidade de haver moedas de estanho da época holandesa no Brasil? Grato.
"Moeda VI Florins 1646
procedência e autenticidades desconhecidas
encontrei 14 moedas destas em um saco de pano no interior de uma parede de madeira de uma casa que foi desmanchada.
já vendi 7 delas e agora estou vendendo mais uma."
Como sou novo no mundo da numismática fica a pergunta... Alguma possibilidade de haver moedas de estanho da época holandesa no Brasil? Grato.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Em busca do dobrão perdido!
- doliveirarod
- Reinado D.Afonso Henriques
- Mensagens: 15685
- Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
- Localização: Brasil
Re: Pérolas do M.L.
Chance dessa peça ser autêntica é de -10.
Parece até brincadeira de alguém.
Parece até brincadeira de alguém.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso
- MoedaJanota
- Reinado D.Manuel II
- Mensagens: 70
- Registado: segunda dez 07, 2020 12:38 am
Re: Pérolas do M.L.
Realmente parece ser uma brincadeira ou até um anuncio enganoso.
Muito cuidado.
Saudações cordiais.
Muito cuidado.
Saudações cordiais.
Ex nihilo nihil fit
Re: Pérolas do M.L.
Relativamente ao século XVII ainda muito há a descobrir a respeito dos feitos holandeses, principalmente no que concerne ao ataque ao império Português, deixado vulnerável por culpa da perda da independência e da aquisição dos conflitos Espanhóis, com quase todas as nações Europeias, mas daí até fazerem moedas de estanho, num período da história em que o mercantilismo estava em alta e o metalismo enraizado nas políticas económicas adoptadas. No entanto, a pirataria tinha hábitos estranhos e muitos defendem que também cunhavam moeda, mas não me parece que com tanta prata e ouro disponível as fizessem em estanho. Deve ser brincadeira.
No entanto, e apesar de ser um pouco estranho, convém pesquisar mais um pouco no sentido de encontrar alguma informação mais explícita, que muito provavelmente até existe. 
http://blogbentes.blogspot.com/2016/02/ ... eiras.html
http://blogbentes.blogspot.com/2016/02/ ... eiras.html
"Quod erat demonstrandum"
- Clayton Mesquita
- Senhor Escudo da I República
- Mensagens: 36
- Registado: sexta dez 18, 2020 1:40 pm
Re: Pérolas do M.L.
Realmente, fora que com certeza ele teria dito onde era a tal casa e a história da mesma, infelizmente muitas pessoas são enganadas.
Em busca do dobrão perdido!
