Dinheiros e Mealhas Portuguesas

Livros, revistas, folhetos e restantes artigos relacionados com a Numismática, Notafilia e outros tipos de coleccionismo

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Augusto Mouta
Reinado D.Filipe I
Registado: quinta ago 07, 2008 9:54 pm

Dinheiros e Mealhas Portuguesas

#1 Mensagem por Augusto Mouta » quinta fev 12, 2009 7:44 pm

Mais um livro da minha colecção:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

DINHEIROS E MEALHAS PORTUGUESAS
Autor: J. E. Porto (pseudónimo)
Edição: Casa Molder, 1949. 40 págs

Esta interessante obra ilustrada com muitas fotografias foi publicada num momento em que apenas havia a Obra do Teixeira de Aragão e poucos artigos acerca do assunto. As atribuições dos dinheiros eram polémicas, mas ainda não havia sido dado à estampa o trabalho de Ferraro Vaz (que seria consubstanciado na monumental "Numária Medieval Portuguesa").
O nome do autor é desconhecido. A revista A MOEDA da mesma casa editora promoveu amplamente o lançamento deste livro, lançando o mistério acerca da verdadeira identidade do numismata que o escreveu.
Assim, na Revista A MOEDA n.º 27 de Maio de 1949, é anunciada a saída do novo livro. E no n.º 28-29, de Junho de 1949, sai o artigo que passo a transcrever:

"Um dos nossos estimados clientes pergunta-nos, quem é o senhor que tem a "ousadia" de fazer uma lista de preços sobre os dinheiros dos 1.os reinados (futura edição da nossa Casa). Acrescenta também- que esse senhor que ninguém conhece, usurpará com a sua "obra" o lugar de um numismata de 18 quilates.
J. E. Porto é um pseudónimo e, como as regras de boa sociedade e educação nos obrigam a respeitar o incógnito de cada um, não podemos revelar o seu verdadeiro nome.
Gostosamente tranquilizadmos este nosso consultor de que o autor tem, não só toda a autoridade para abordar tese tão complexa como os seus conhecimentos numismáticos são profundos e ainda possui a mais completa e mais bem estudada colecção destes numismas.
Se nós revelássemos o seu nome, o nosso consultor ficaria agradavelmente surpreendido e com um imenso respeito."
A verdade, é que o livrinho é daqueles que vale a pena ter e ler!
AM

antoniojulio
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: quarta abr 02, 2008 12:11 am

#2 Mensagem por antoniojulio » quinta fev 12, 2009 8:50 pm

Não dá. :green:
COM OS MEUS CUMPRIMENTOS.
ANTÓNIO JÚLIO

MS
Senhor Escudo da I República
Registado: quarta jul 04, 2007 8:42 pm

Re: Dinheiros e Mealhas Portuguesas

#3 Mensagem por MS » sexta jan 10, 2014 11:28 am

Gostava bastante de saber quem terá sido o seu autor!
Cumprimentos,
Miguel Soares

Augusto Mouta
Reinado D.Filipe I
Registado: quinta ago 07, 2008 9:54 pm

#4 Mensagem por Augusto Mouta » quarta jan 15, 2014 10:17 am

Que eu saiba, não foi identificado.
Abraço

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

#5 Mensagem por palves » quarta jan 15, 2014 7:01 pm

Boas, também tenho este livro e é para mim uma referência importante nestas moedas.

Pode estar desatualizado em alguns aspetos, mas o ser pre-china ajuda imenso a perceber o estilo de algumas moedas

Responder

Voltar para “Bibliografia”