R no lugar do B. Conhecem?

Tem alguma variante ou erro? Então exponha aqui de preferência com imagem
Mensagem
Autor
MARCELO72
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 46
Registado: segunda mar 07, 2022 7:29 pm

R no lugar do B. Conhecem?

#1 Mensagem por MARCELO72 » quinta mar 24, 2022 5:40 pm

Boa noite. Ganhei uma moeda de 80 réis que está com um erro de cunhagem interessante. No lugar do B foi cunhado R. Então STAB ficou STAR e SVBQ ficou SVRQ. Alguém já viu? Infelizmente está furada.
20220324_014344.jpg
20220324_014404.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



limburgo
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5942
Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am

Re: R no lugar do B. Conhecem?

#2 Mensagem por limburgo » sábado mar 26, 2022 6:53 am

Eu nunca vi e aqui :http://www.moedasdobrasil.com.br/moedas/series.asp tambem nao conhecem.
Se a inveja matasse a humanidade já nao existia.
Cumps Paulo

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 736
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: R no lugar do B. Conhecem?

#3 Mensagem por Rogbert » sábado mar 26, 2022 12:50 pm

Caro MARCELO72,

Assim como esta também nunca vi. Hoje só conheço catálogo de variantes destas séries para 960 Réis, 640 Réis e 320 Réis. Havia há uns 15 anos um projeto de saírem catálogos de 160 Réis e 80 Réis por variantes, mas estes nunca saíram, que eu saiba.

Então possivelmente isso é uma variação, como nas dos 960 Réis, como não temos um catálogo listando, não sabemos sua incidência ou raridade.

Eu sempre gostei do tema do processo de gravação de cunhos, e sobre isso, esta é uma moeda pequena, e possivelmente o B era um R emendado mesmo. Montagem de letras com outras, tipo o H feito com o I traço I, o P virar R com um punção da perna, o A um V invertido com um traço e etc, era um processo comum nestas moedas.

Creio que a peça da sua foto é a mesma variante de reverso que a abaixo :

Imagem

Nela vemos bem o B emendado de um R, principalmente no SVBQ, abaixo as letras ampliadas :

Imagem

Estudando os 960 Réis, já vi casos de mesmo cunho em 2 moedas, uma cunhada mais fraco, que faz parecer que certos detalhes sumiram, e creio que o caso da sua peça, o mesmo cunho da que mostrei, mas com uma cunhagem mais leve, não criando os fechamentos nos B ou um bem mais leve. Ou pode haver desgaste também.

Então claro, sua peça está mais chamativa, mas é uma variação de cunho, como os dos 960 Réis. Como o catálogo de variantes de 80 Réis de prata não saiu, não sabemos mais detalhes, como raridade ou preço, e sem isso não dá pra falar muito mais.

Mas sim peça interessante, pena realmente o furo.

Abraços.


Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11082
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: R no lugar do B. Conhecem?

#4 Mensagem por fernanrei » sábado mar 26, 2022 9:05 pm

Creio que neste reverso também se pode verificar o mesmo pormenor, apesar de não ser tão evidente como na moeda do tópico.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11082
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: R no lugar do B. Conhecem?

#5 Mensagem por fernanrei » domingo mar 27, 2022 8:26 pm

Também estou de acordo com o que o caro Rogbert disse, é claramente um aproveitamento de punções de outras letras com a consequente emenda no cunho. Certeza não tenho, nem tão pouco um conhecimento específico ou especializado, mas acredito que estes cunhos emendados entupiam com mais frequência, essencialmente na zona da emenda, um facto que poderia potenciar o aumento da diferença na letra em causa e torná-la mais evidente. Caro MARCELO72, a sua moeda, dado a evidência desta particularidade, é de facto um exemplar muito interessante, mesmo com o furo... :beer:
"Quod erat demonstrandum"

MARCELO72
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 46
Registado: segunda mar 07, 2022 7:29 pm

Re: R no lugar do B. Conhecem?

#6 Mensagem por MARCELO72 » domingo mar 27, 2022 11:40 pm

Muito obrigado pelas respostas dos dois. Foram de muita valia.

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 736
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: R no lugar do B. Conhecem?

#7 Mensagem por Rogbert » terça mar 29, 2022 1:53 pm


Caro fernanrei,

Claro que pode ser um cunho entupido, mas creio que neste caso seria mais uma batida fraca mesmo, pois afeta os 2 B e apesar da imagem da furada não ser de boa resolução, mesmo os A de NATA parecem nem ter o traço no meio.

O que creio que acontece nestes casos, é uma batida fraca. É algo mais comum e fácil de se observar nos 960 Réis, onde a variedade de batidas de diferentes forças causadas pelo processo manual, causa os bem conhecidos casos das bases pouco ou muito visíveis nos 960 Réis, mesmo de mesmo cunho.

Para ajudar a exemplificar, fiz alguns rascunhos de imagens, básicos, mas que creio poderem ajudar a ver.

Aqui temos o que seria o cunho em azul, com o R criado nele em preto, e o fechamento do R para B mais raso que o resto do R. Abaixo em cinza seria o disco de prata.

Imagem

E aqui o que seria a esquerda uma batida mais forte, e a direita uma mais fraca. A forte cria detalhes de alto relevo na prata, mesmo com o fechamento mais baixo na prata, o que vemos no exemplo anterior. O da direita mais fraco, não marca tanto a prata no fechamento mais raso, podendo até não criar o relevo no fechamento, deixando o B como R mesmo.

Imagem

Eu me baseio nesta hipótese, pois ao classificar 960 Réis digitalizados em alta resolução no computador, me deparei com o que seria uma variante nova, mas depois encontrei detalhes tão similares em outras peças diferentes que concluí que a falta de pequenos pontos e linhas não era do cunho diferente, mas batidas diferentes que causaram profundidade diferentes em duas moedas diferentes.

Desculpe a longa explicação, mas o assunto me entusiasma, estou fazendo um artigo relacionado ao assunto nos cunhos dos 960 Réis, onde há variantes de mesmo cunho, por na minha opinião, o que seria uma intervenção no cunho após um tempo de produção. É algo que estou ainda tentando explicar, por observação e extrapolação de como seriam produzidos e usados os cunhos, e por enquanto é somente uma hipótese, mas bem aceita por alguns colegas que apresentei, e com interessantes possibilidades que vão além dos 960 Réis, aparecendo em prata, cobre e ouro e mesmo em peças estrangeiras me fazendo acreditar ser algo ligado ao processo de cunhagem no período.

É realmente um assunto muito interessante para mim no momento.

Abraços.

Rogério




MARCELO72
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 46
Registado: segunda mar 07, 2022 7:29 pm

Re: R no lugar do B. Conhecem?

#8 Mensagem por MARCELO72 » terça mar 29, 2022 5:55 pm

Caro Rogbert. Muito obrigado mesmo pelo retorno. Muito importante esse apoio aos mais novos e inexperientes. Boa sorte no seu artigo e, se possível, compartilhe conosco. Grande abraço. Marcelo

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11082
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: R no lugar do B. Conhecem?

#9 Mensagem por fernanrei » terça mar 29, 2022 6:10 pm

Rogbert Escreveu:
terça mar 29, 2022 1:53 pm

Caro fernanrei,

Claro que pode ser um cunho entupido, mas creio que neste caso seria mais uma batida fraca mesmo, pois afeta os 2 B e apesar da imagem da furada não ser de boa resolução, mesmo os A de NATA parecem nem ter o traço no meio.

O que creio que acontece nestes casos, é uma batida fraca. É algo mais comum e fácil de se observar nos 960 Réis, onde a variedade de batidas de diferentes forças causadas pelo processo manual, causa os bem conhecidos casos das bases pouco ou muito visíveis nos 960 Réis, mesmo de mesmo cunho.

Para ajudar a exemplificar, fiz alguns rascunhos de imagens, básicos, mas que creio poderem ajudar a ver.

Aqui temos o que seria o cunho em azul, com o R criado nele em preto, e o fechamento do R para B mais raso que o resto do R. Abaixo em cinza seria o disco de prata.

Imagem

E aqui o que seria a esquerda uma batida mais forte, e a direita uma mais fraca. A forte cria detalhes de alto relevo na prata, mesmo com o fechamento mais baixo na prata, o que vemos no exemplo anterior. O da direita mais fraco, não marca tanto a prata no fechamento mais raso, podendo até não criar o relevo no fechamento, deixando o B como R mesmo.

Imagem

Eu me baseio nesta hipótese, pois ao classificar 960 Réis digitalizados em alta resolução no computador, me deparei com o que seria uma variante nova, mas depois encontrei detalhes tão similares em outras peças diferentes que concluí que a falta de pequenos pontos e linhas não era do cunho diferente, mas batidas diferentes que causaram profundidade diferentes em duas moedas diferentes.

Desculpe a longa explicação, mas o assunto me entusiasma, estou fazendo um artigo relacionado ao assunto nos cunhos dos 960 Réis, onde há variantes de mesmo cunho, por na minha opinião, o que seria uma intervenção no cunho após um tempo de produção. É algo que estou ainda tentando explicar, por observação e extrapolação de como seriam produzidos e usados os cunhos, e por enquanto é somente uma hipótese, mas bem aceita por alguns colegas que apresentei, e com interessantes possibilidades que vão além dos 960 Réis, aparecendo em prata, cobre e ouro e mesmo em peças estrangeiras me fazendo acreditar ser algo ligado ao processo de cunhagem no período.

É realmente um assunto muito interessante para mim no momento.

Abraços.

Rogério



Caro Rogbert,

A sua explicação é excelente, muito elucidativa aliás, por isso não peça desculpa. A sua tese é de facto muito credível, no sentido em que aborda um aspecto muito provável, uma variação na pressão de cunhagem, dado que os mecanismos dessa época não eram tão fiáveis como os de hoje e seria bastante difícil manter alguma estabilidade de prensagem, um facto que provocaria as tais oscilações. Abordei a questão do entupimento do cunho pelo facto de me parecer verificar uma ligeira irregularidade do relevo na zona em causa, um aspecto que poderá indiciar a presença de impurezas ou aparas de metal nessa zona, no momento da cunhagem. :beer:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15236
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: R no lugar do B. Conhecem?

#10 Mensagem por doliveirarod » sábado abr 09, 2022 1:20 pm

A moeda está normal, pode ser o bracteamento ou batida fraca, como disse o Rogbert.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Responder

Voltar para “Variantes e Erros”