O que vale uma moeda partida?

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
MoedaJanota
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 70
Registado: segunda dez 07, 2020 12:38 am

O que vale uma moeda partida?

#1 Mensagem por MoedaJanota » sexta jan 08, 2021 12:23 am

Boa noite a todos!
Tenho uma questão a colocar: qual o valor de uma moeda partida? Refiro-me a moedas da 1ª ou 2ª dinastia ou maior antiguidade. Tenho feito várias pesquisas e lido tudo o que consigo encontrar sobre o assunto, mas as informações são escassas, bastante díspares e incongruentes.
Sabendo que existem certos exemplares de maior raridade e que, muito dificilmente, se encontram em bom estado, mas ainda assim mantêm os valores de licitação elevados,
existe alguma regra ou conjunto de critérios para avaliar estados de conservação de moedas partidas?
Supondo que temos uma moeda de D.Fernando com excelente detalhe e relevo mas 1/4 está em falta, será que essa moeda vale o mesmo que outro exemplar inteiro mas com bastante desgaste?
Deixo aqui uma da colecção que, para além de estar partida, está também rachada e suja (não limpo para não a estragar mais do que já está) :D e que, na altura, troquei por um bom almoço, tendo acabado por ficar contente pela troca! :beer: Na vossa opinião, que valor terá realmente neste estado?

Bom ano a todos!

Saudações cordiais.


Ex nihilo nihil fit

Avatar do Utilizador
MoedaJanota
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 70
Registado: segunda dez 07, 2020 12:38 am

Re: O que vale uma moeda partida?

#2 Mensagem por MoedaJanota » sábado jan 16, 2021 5:31 pm

Viva!

Alguma opinião? Se existir algum documento ou artigo a abordar o assunto por favor partilhem.

Saudações cordiais.
Ex nihilo nihil fit

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”