Monstrinho de D. Afonso Henriques

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
crislaine
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 883
Registado: sexta ago 27, 2010 12:33 pm
Localização: Lisboa

Monstrinho de D. Afonso Henriques

#1 Mensagem por crislaine » domingo nov 20, 2016 11:02 pm

Pois é amigos! Ao tempo que andava a vasculhar algumas coisas que tinha cá por casa para fazer uma entrada em grande aqui na área das "marteladas" :dance: :dance: :dance:
Quando entrei neste forum, a minha especial importância foram os dinheiros dos nossos primeiros Reis. Ter a forma de os vir a classificar era para mim uma tarefa já mais alguma vez corrida...entretanto a numismática entranhou-se em mim de tal forma que saltei para o mundo exterior, onde de facto comecei bem pianinho a enfrentar alguns "lobos" que todos vocês e principalmente os que mais me conhecem sabem de quem falo...
A ideia que deixo, e de certeza que não será só a minha, é que esta é uma verdadeira casa de aprendizagem e de onde acredito que muitos mais coleccionadores e aficionados possam vir a surgir. No que puder ajudar, é óbvio que estarei de mãos abertas.

Vamos mais nos virar agora para o dito monstrinho, da segunda lei mais baixa de prata em bulhão...um dinheiro D. Afonso Henriques com a classificação Alberto Gomes - 05.02

Anv. REX POR
Rev. ALFONSVS

A ostentação da espada, ou para outros, a cruz cristã sobre o símbolo protector da ordem "templária" - o PENTALPHA faz desta moeda a propaganda demonstrada pela protecção do novo reino de Portugal.
Um autentico regalo, num estado de conservação jamais visto, certificado pela PCGS.

Ps. Só para venda...mais tarde hehehe :angry:

Na Mesopotâmia podemos encontrar traços de um dos usos mais antigos do pentagrama,onde este aparecia em inscrições reais e simbolizava o poder imperial que se estendia «aos quatro cantos do mundo».Entre os Hebreus,o simbolo foi designado como a Verdade,para os cinco livros do Pentateuco(os cinco livros do Velho Testamento cuja autoria é atribuida a Moisés).Ocasionalmente é,incorretamente chamado de «Selo de Salomão»,sendo usado em paralelo com o Hexagrama.

Na Grécia Antiga era conhecido como Pentalpha,geometricamente composto de cinco «As».O filósofo e matemático grego Pitágoras,iniciado nos grandes mistérios,pecorreu o mundo nas suas viagens e é essa uma das explicações para a presença do pentagrama no Egipto,na Caldeia e nas terras ao redor da India.A geometria do pentagrama e as suas associações metafisicas foram exploradas pelos pitagóricos,que o consideravão um simbolo da perfeição.A geometria do pentagrama ficou conhecida como «A Proporção Dourada»,que ao longo da arte pós-helénica,pôde ser observada nos projectos de alguns templos.

Para os agnósticos o pentagrama era a «Estrela Ardente» e,assim como a Lua,um simbolo relacionado á magia e aos mistérios do céu nocturno.Para os druidas,era um simbolo divino e para os celtas pagãos era o simbolo da Deusa Morrigan.No Egipto era o simbolo do útero da terra,guardando uma relação simbólica com o conceito da forma da pirâmide.

Os primeiros cristãos relacionavam o pentagrama às cinco chagas de Cristo e até aos tempos medievais foi um simbolo cristão.Somente com a chegada da Inquisição o pentagrama foi associado com o mal.Antes disso era tido como a representação da verdade implícita,do misticismo religioso e do trabalho do Criador.

Depois de receber a ajuda da Igreja cristã na posse militar e religiosa do Império Romano em 312d.c o imperador Constantino usou o pentagrama junto com o simbolo de chi-rho(uma forma simbólica da cruz),como seu selo e amuleto.

Em tempos medievais,o «Laço Infinito» era o simbolo da verdade e da protecção contra demônios.Era usado como um amuleto de proteção pessoal e guardião de portas e janelas.

Os Templários,uma ordem militar de monges formada durante as Cruzadas,ganharam grandi riqueza e proeminência através das doações de todos aqueles que se juntavam à ordem,e amealhou grandes tesouros trazidos da Terra Santa.No centro da Ordem,em redor de Rennes du Chatres,na França,pode-se observar um pentagrama natural,quase perfeito,formado pelas montanhas que medem vários quilômetros ao redor do centro.Existe evidência da criação de outros alinhamentos geométricos exactos de pentagramas e também de um Hexagrama,centrados nesse pentagrama natural,na localização de várias capelas e santuários dessa zona.Está claro,no que sobrou das contruções dos Templários,que os arquitectos e pedreiros associados á Ordem conheciam muito bem a geometria do pentagrama e a «Proporção Dourada»,incorporando-a nos seus projectos. A"Ordem dos Templários" foi inteiramente dizimada, vítima da avarez da Igreja e de Luis IX, religioso fanático francês em 1303.. Iniciaram-se os tempos negros da Inquisição, das torturas e falsos-testemunhos, de purgar e queimar, espalhando-se como a repetição da peste negra, por toda a Europa.Durante o longo período da Inquisição, havia a promulgação de muitas mentiras e acusações em decorrência dos "interesses" da ortodoxia e eliminação de heresias. A Igreja mergulhou por um longo período no mesmo diabolismo ao qual dizia opor-se. O pentagrama foi visto, então, como simbolizando a cabeça de um bode ou o diabo, na forma de Baphomet, e era Baphomet quem a Inquisição acusou os Templários de adorar.Também, nessa altura, envenenar como meio de assassinio entrou em evidência. Ervas potentes e drogas trazidas do leste durante as Cruzadas, entraram na farmacopéia dos curandeiros, dos sábios e das bruxas. Curas, mortes e mistérios desviaram a atenção dos dominicanos da Inquisição, dos hereges cristãos, para as bruxas pagãs e para os sábios, que tinham o conhecimento e o poder do uso dessas drogas e venenos. Durante a perseguição das bruxas, outro deus cornudo, como Pan, chegou a ser comparado com o diabo (um conceito cristão) e o pentagrama - popular símbolo de segurança - pela primeira vez na história, foi associado ao mal e chamado "Pé da Bruxa". As velhas religiões e seus símbolos caíram na clandestinidade por medo da perseguição da Igreja e lá ficaram definhando gradualmente, durante séculos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


" A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum. "
- Arthur Schopenhauer

" Só os cegos enxergam o som do valor das moedas. "
- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

Avatar do Utilizador
Netfobia
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 376
Registado: terça dez 26, 2006 6:10 pm
Localização: Vila Nova de Cerveira

Re: Monstrinho de D. Afonso Henriques

#2 Mensagem por Netfobia » domingo nov 20, 2016 11:06 pm

mas que grande tesourinho, parabens pela moeda
Tiago Silva
http://www.Space4coins.com
GENI - Representante Oficial

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Monstrinho de D. Afonso Henriques

#3 Mensagem por euoutravez » domingo nov 20, 2016 11:27 pm

Boas

Tiraste a moeda da terra ou compraste-a? E se possível podes por melhores fotos?

Obrigado
Cumprimentos

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Monstrinho de D. Afonso Henriques

#4 Mensagem por euoutravez » domingo nov 20, 2016 11:45 pm

Estive a aumentar a foto e olha que parece ser mais uma da safra habitual :(
Se puderes põe lá fotos melhores para tirar as dúvidas..

Deixo-te a comparação com uma vinda do maravilhoso desfile de horrores que foi o leilão da Spink..

Imagem

E fica uma a sério, na minha opinião o único exemplar credível de todos o que é possível arranjar foto na net (pelo menos que eu tenha visto)

Imagem

Avatar do Utilizador
crislaine
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 883
Registado: sexta ago 27, 2010 12:33 pm
Localização: Lisboa

Re: Monstrinho de D. Afonso Henriques

#5 Mensagem por crislaine » segunda nov 21, 2016 12:15 am

euoutravez Escreveu:Boas

Tiraste a moeda da terra ou compraste-a? E se possível podes por melhores fotos?

Obrigado
Cumprimentos
Acabei por compra-la a um "buscador", daí ficar mais hesitante em a adquirir até...no entanto apenas tenho a foto dada pelo próprio site da PCSG, só a vou buscar a Paris no inicio de Dezembro.

Sem duvida algo que me provocou desde o inicio, embora as semelhanças sejam muito idênticas à que apareceu na SPINK o que mais me suscitou foi o espaçamento da cruz e das letras que a ladeiam e o pentalpha, embora na mesma posição...está "esbatido".
As imitações neste tipo de moedas a martelo terão na minha opinião sempre uma base a quem os falsificadores têm mão. Quero dizer que, as cópias poderão prever de um cunho hipoteticamente já existente (refiro-me mais às falsificações mais antigas) embora nas modernas, é aberto um cunho novo e daí saltam várias mudando-lhes apenas a patine e o "disco".
Nunca poderei garantir de que "esta agua não beberei" e um dos meus objectivos de a mandar certificar foi com o intuito de uma segunda opinião...onde se possui maquinara necessária em que as moedas são analisadas pelo tipo de metal, que estará ligado à época. Parte-se do principio que o conhecimento básico na análise deste tipo de moeda vai até pela identificação do tipo de metal. Neste caso é bulhão...agora se é provável que tenham visto a percentagem de prata relativa ao cobre para lhe atribuírem uma classificação "digna" e "correcta"...talvez possa ficar ao critério da própria certificadora.
" A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum. "
- Arthur Schopenhauer

" Só os cegos enxergam o som do valor das moedas. "
- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Monstrinho de D. Afonso Henriques

#6 Mensagem por numisiuris » segunda nov 21, 2016 12:55 am

:angry:

já todos tínhamos obrigação de conhecer este "tipo". Está aqui mais uma, que vai sair agora na permuta 143 da ANP. Andam por lá a fazer bonitos serviços...

Deixo foto de um tostão de d. António, do qual já tinha saído um gémeo na permuta 141 e deixo foto desta gemeazinha.

Se a do post vier certificada é de facto um "bom trabalho"! Os "buscadores" que as batam em cruzes cravadas à vontade. Ou então que se ponham nos "patines"... Mas haja um mínimo de criatividade!
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Monstrinho de D. Afonso Henriques

#7 Mensagem por numisiuris » segunda nov 21, 2016 3:06 am

Imagem

Estive a pô-las todas direitas. Pode haver uma evolução da deste post e da anp 143. Mas a matriz é a mesma. Essas diferenças no pentalfa e na cruz e letras que a ladeiam também existem na ANP143. Há alguma ilusão de óptica por não se ver bem o bico inferior do V na moeda deste post. Nada mais. Na minha opinião, claro.

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Monstrinho de D. Afonso Henriques

#8 Mensagem por palves » segunda nov 21, 2016 7:24 am

A pcgs tem seguro?

Avatar do Utilizador
crislaine
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 883
Registado: sexta ago 27, 2010 12:33 pm
Localização: Lisboa

Re: Monstrinho de D. Afonso Henriques

#9 Mensagem por crislaine » segunda nov 21, 2016 8:32 pm

numisiuris Escreveu::angry:

já todos tínhamos obrigação de conhecer este "tipo". Está aqui mais uma, que vai sair agora na permuta 143 da ANP. Andam por lá a fazer bonitos serviços...

Deixo foto de um tostão de d. António, do qual já tinha saído um gémeo na permuta 141 e deixo foto desta gemeazinha.

Se a do post vier certificada é de facto um "bom trabalho"! Os "buscadores" que as batam em cruzes cravadas à vontade. Ou então que se ponham nos "patines"... Mas haja um mínimo de criatividade!
Nem mais...a moeda ainda não está nas minhas mãos, apenas tirei a foto que nos é facultado através do site da PCGS. Irei levantar no inicio de Dezembro...na própria sede da empresa.
Realmente, falo por mim, como é que fui cair neste engodo depois de eu próprio antes de a mandar encaixotar tinha a certeza de não poder ser boa.
A ideia de pedir uma segunda opinião, foi mais para comprovar as minhas certezas e o que me atrapalhou foi mesmo o facto de a ter comprado a um "buscador" que conheci na feira de Setúbal. Quem me a vendeu deu-se ao trabalho de colocar lama para disfarçar, e eu cá em casa ainda me dei ao trabalho de a arranjar... :asdf: :asdf: :asdf:
Sinto-me inteiramente envergonhado, pois eu próprio quis tentar-me enganar sem saber.

Irei proceder da melhor forma para poder averiguar responsabilidades. Não sei se por esta forma irei ter o dinheiro(euros) de investimento de volta...este tipo de pessoas podem vir a ser grosseiras e até agressivas. No momento que a devolver aí sim, na posse do dono, depois de lhe dar a melhor explicação, que faça ele o que bem entender.

Quanto à ANP, desde o momento que entrou em descrédito por mim mesmo a tentar evoluir com as minhas ideias, onde já fui acusado de vigarista e ladrão pelo desaparecimento das moedas de um cedente...e consequentemente quem me criticou (Eng Magro) foi o próprio a encontra-las em casa, meia palavra basta para se discutir o funcionamento daquela casa. Estarei à espera que estes que se dizem "senhores de tudo" saírem da toca, aí sim tomarei parte de uma nova e renovada associação.

Por fim, sinto-me na obrigação de pedir desculpa.

Ps. Em algum momento breve irei colocar boas moedas para poder tapar esta do meu leque de colecção :jumpgreen: :jumpgreen:
" A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum. "
- Arthur Schopenhauer

" Só os cegos enxergam o som do valor das moedas. "
- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

Avatar do Utilizador
Jacinto Silva
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1883
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Re: Monstrinho de D. Afonso Henriques

#10 Mensagem por Jacinto Silva » terça nov 22, 2016 10:55 am

Viva

Tópico relacionado:
viewtopic.php?f=3&t=108115

Responder

Voltar para “D. Afonso I”