Mais um Dinheiro D. Sancho I ?

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mais um Dinheiro D. Sancho I ?

#1 Mensagem por fernanrei » domingo mai 21, 2017 7:31 pm

Caros ilustres, mais uma vez apelo ao vosso conhecimento para desbravar alguma controvérsia em relação a estes dinheiros. A meu ver é D.Sancho I mas dado que existem opiniões que o colocam em D. Sancho II gostaria de poder contar com o vosso apoio. Cumprimentos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Mais um Dinheiro D. Sancho I ?

#2 Mensagem por numisiuris » domingo mai 21, 2017 10:30 pm

Eu concordo que seja de D. Sancho I, mas certezas existem poucas na atribuição dos dinheiros. Há muitos tópicos sobre o assunto aqui no fórum! :)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Mais um Dinheiro D. Sancho I ?

#3 Mensagem por fernanrei » terça mai 23, 2017 8:00 pm

numisiuris Escreveu:Eu concordo que seja de D. Sancho I, mas certezas existem poucas na atribuição dos dinheiros. Há muitos tópicos sobre o assunto aqui no fórum! :)
Agradeço o seu comentário caro ilustre, vou tentar ler todos os tópicos possíveis para que possa ter uma ideia mais completa destes dinheiros. Cumprimentos
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Mais um Dinheiro D. Sancho I ?

#4 Mensagem por fernanrei » domingo out 03, 2021 7:42 pm

A polémica ainda é alguma, mas começo a estar completamente convencido de que estes dinheiros são de D. Sancho I, tendo como fonte da convicção as questões políticas e religiosas daquela época. Aproveito para citar a opinião de um grande mestre, por quem tenho a maior estima... :thumbs:
Mensagem por MCarvalho » sábado mai 17, 2008 1:25 pm

A explicação não é dada, mas sugerida. Diz respeito a estudos sobre o teor de prata nos dinheiros, e, segundo os estudos (não citados) o teor de prata desses dinheiros aproxima-se mais dos dinheiros de Sancho II. Muito vago.

Quanto à simbólica das moedas: o cravos e os escudetes triangulares... Quem gostar de trabalho de detective pode espreitar o Hipólito Raposo, ver o que ele nos diz sobre a relíquia que D. Sancho I venerava e que lhe trouxeram da Terra Santa; também pode espreitar a heráldica e ver qual era a forma dos escudetes que os filhos e as filhas de Afonso Henriques usavam nos seus selos, ou dar um passeio a Alcobaça e ver o que é que a estátua de D. Sancho I tem na mão (além da espada, é claro)...
Acrescento só uma pequena coisa, queiram também consultar a regras heráldicas vigentes nessa época e de que forma os primogénitos herdavam as armas do pai... :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Sancho I”