Morabitino opiniões

Mensagem
Autor
José Almeida
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2275
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592

Morabitino opiniões

#1 Mensagem por José Almeida » quinta jan 18, 2018 12:55 pm

Este Morabitino pertence a uma antiga coleção, pesa 3,75g e tem de diâmetro 28mm, fica em aberto uma discussão sobre a autenticidade deste exemplar, obrigado.


Imagem
Imagem

thumbnail_SAVE_20180112_212304.jpg
thumbnail_SAVE_20180112_212241.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Morabitino opiniões

#2 Mensagem por numisiuris » quinta jan 18, 2018 1:12 pm

Comparei com os que estão no post do forum verde. Pessoalmente, não gosto dos olhos, da barba, do próprio cavalo e da macro—volumetria de um modo geral, que salta à atenção à primeira vista. Depois as letras. Os s's mal amanhados, o v, os proprios a's e, especialmente, o T, completamente atípico em Sancho l, sem o remate cimeiro em bola. A não ser que me arranjem outro exemplar do mesmo estilo, com origem comprovada, para comparação, não posso aceita—lo como bom.

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Morabitino opiniões

#3 Mensagem por MCarvalho » quinta jan 18, 2018 2:16 pm

Em termos gerais:
O peso e o módulo batem certo.
O estilo e produção (já vamos a pormenores que o Iuri destacou), de um modo global, são correctos: moeda cunhada, cunho aberto com punções de elementos simples (cunhas, rectas e crescentes). A composição da figura é modular, como os morabitinos conhecidos, toda a volumetria dos traços, entre os largos, abertos em linhas contínuas (como a cota de malha e pernas) até aos mais leves, rasgados suavemente - como a textura da cota e da própria barba, o que indicam a mesma mão, as mesmas ferramentas. A moeda é coerente e bem feita (não revela mistura de estilos ou má interpretação dos mesmos, como vimos, por exemplo, num célebre Afonso III falso).

Comparações:
Mais simples de comparar, são as duas do Gabinete do Porto e as do Museu Casa da Moeda.
As letras deste estão muito de acordo com as do Museu Casa da Moeda, em especial esta:

Imagem

Os SS, os AA, etc. são muito próximos (embora haja mais um punção nos SS desta).

Os pontos diferentes:
O Iuri salientou bem a questão dos olhos e da cabeça do cavalo. A barba, por outro lado, é muito semelhante (linhas muito suaves) à do Gabinete de Numismática da CM Porto.

São diferenças, a meu ver, não de estilo propriamente dito (são feitos da mesma forma, com os mesmos elementos), talvez seja o resultado de mãos diferentes a abrir a gravura (na legenda vejo mais coerência).

Sem poder dizer sim ou sopas, a impressão geral que tenho é mais positiva que negativa...
Seria interessante ver cópias do B de Braga, ou de outras do séc. XIX.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Morabitino opiniões

#4 Mensagem por numisiuris » quinta jan 18, 2018 3:32 pm

Mario, a foto que apresentas, com o devido respeito, em termos de estilo não tem absolutamente nada a ver. Nem os s's, que neste que o almeida apresentou são "encaracolados", muito menos o T, que na tua tem o ponto cá em cima, barba, olhos, V's. Enfim, eu não vejo qualquer paralelo. Deixa uma foto com qualquer exemplar que achares que partilha o estilo, que eu logo à noite faço—te umas imagens com comparação. Abraço

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Morabitino opiniões

#5 Mensagem por tm1950 » quinta jan 18, 2018 4:46 pm

Deixo imagens comparativas do anverso com outros exemplares que apareceram na Numisma:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Morabitino opiniões

#6 Mensagem por numisiuris » quinta jan 18, 2018 5:04 pm

Boas imagens Celso!

Aqui pode-se encontrar uma excelente base de dados:
http://www.numismatas.com/phpBB3/viewto ... 2&start=60

Continuando a observar, encontra-se um T sem união em bola no topo, numa das moedas agora apresentadas. Bem ao estilo dos de D. Afonso II (cunhagem tardia?) e muito diferente do desconchavo do T da moeda apresentada. E o braço, já repararam nele? Encontram algum com esses triângulos separados? É alguma marca de trânsito? E o cabo da cruz? Enfim, que cada qual tire as suas ilacções.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Morabitino opiniões

#7 Mensagem por fernanrei » quinta jan 18, 2018 5:06 pm

Pessoalmente não gosto do estilo da moeda. Mesmo nos Morabitinos em pior estado, olhamos para a moeda e o cavaleiro destaca-se sem qualquer tipo de duvida independentemente do estilo usado. Não são muitos mas mesmo assim o suficiente para existirem diferenças. Nesta moeda fico na dúvida, afinal o que estou a ver? É estranho numa moeda protagonista não estar presente o rigor e a arte que nessa altura já existia. De qualquer forma, não posso afirmar convicção porque não estou muito à vontade para o fazer, mas tenho que acreditar no meu instinto que diz; Não gosto :think:
"Quod erat demonstrandum"

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Morabitino opiniões

#8 Mensagem por MCarvalho » quinta jan 18, 2018 5:48 pm

Epá...
Honestamente não sei. Tinha uma impressão global positiva, em grande medida por causa das letras, mas não consigo ser taxativo.
Fico na defesa ;) sem querer condicionar nenhuma decisão. (Será uma das do Toro, séc. XIX?)
MCarvalho

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Morabitino opiniões

#9 Mensagem por fernanrei » quinta jan 18, 2018 10:25 pm

Estive a ver melhor a moeda e vamos lá ver se estou certo. Este Morabitino é de D. Sancho I.
Anv-SANCIVS EX RTVGALIS*
Rev-IN NE PTRIS IFLII SPS SCI
No anverso não gosto da letra C, a cabeça e as patas da frente do cavalo, o braço que segura a espada e a cabeça do cavaleiro. No reverso não consigo gostar das letras P, I e S e os escudos têm um estilo tosco e linhas muito grossas. Esta é a minha apreciação, mas não tenho a experiência necessária para atestar ou revogar a autenticidade deste tipo de jóias. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Morabitino opiniões

#10 Mensagem por RuiFB » quinta jan 18, 2018 11:01 pm

MCarvalho Escreveu:Epá...
Honestamente não sei. Tinha uma impressão global positiva, em grande medida por causa das letras, mas não consigo ser taxativo.
Fico na defesa ;) sem querer condicionar nenhuma decisão. (Será uma das do Toro, séc. XIX?)
Mário, para mim o morabitino do Amaral do Toro /estilo do seu gravador é este que é bastante fraco, mas que na época chegaria para as necessidades. Na minha opinião está muito distante (para pior) do exemplar em discussão.


Imagem

P.S. Tenho curiosidade numa análise de espectometria ao ouro. Praticamente todos metais preciosos após o século XV tendem a demonstrar traços de Níquel. A não ser que se tenham lembrado de derreter um morabitino almorávida que é a moeda mais próxima de valor inferior, o traço desta moeda teria que ser condizente com os metais da época.

Neste instante apenas posso afirmar com grande certeza que o exemplar foi cunhado, primeiro porque as batidas não me parecem simuladas, depois porque se notam sinais de bracteamento, nomeadamente na face do cavalo às 10h.
Os punções não me parecem descabidos, o T é atípico porque lhe falta o crescente em cima, mas no último leilão da numisma saiu uma assim por mais de 20k€.

Responder

Voltar para “D. Sancho I”