Achegas para o estudo do morabitino como bem económico - Parte I - A excelência europeia

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Achegas para o estudo do morabitino como bem económico - Parte I - A excelência europeia

#11 Mensagem por numisiuris » terça jan 28, 2020 12:09 am

josix Escreveu:
segunda jan 27, 2020 11:35 pm
Acho que o melhor que se pode conseguir é mudar hábitos e tornar estes restauros menos comuns ou menos destrutivos para a numismática: podem fazer restauros mas habituem-se a documentá-los para sabermos como eram as moedas genuínas. Haverão na mesma fraudes, restauros que não serão documentados. Mas serão menos, reduz-se o problema e ganha-se mais informação pública.
Discordo caro Josix. É que estes restauros (os actuais) não são feitos como antigamente, por coleccionadores meramente ignorantes. São feitos por gente que quer ganhar dinheiro, logo, não se pode saber que a moeda é restaurada. Se não se souber, vale 20.000, especialmente dentro de uma caixa e com um ms63. Se se souber, ninguém dá mais que dois ou três mil. E isso é menos do que o que terá custado a moeda mais o trabalho do restauro.

Se um tipo quer ter uma coisa que vale milhares, que compre uma coisa que vale milhares e que a tenha. Quando não há, nem milhares, nem coisa para valer milhares, que não se invente a coisa. Querem moedas belas e soberbas, têm toda uma cunhagem mecânica para percorrer. Podem fazer por datas e tudo. Se querem cunhagem manual, habituem-se a moedas ratadas, comidas, com parte da legenda desgastada. Isto se quiserem coleccionar. Porque se quiserem investir, há uma série de referências na cunhagem manual onde se encontram moedas em bons estados de conservação e baratas. E até as podem colecconar por legenda, todas iguais. Se é pelo coleccionismo, vai-se sempre alternativa, mais ou menos atraente.

Quererem inventar preciosidades é que me parece só parvo.

Alguém gosta do aspecto das moedas restauradas?

Alguém prefere esse aspecto ao aspecto natural de uma moeda?

Alguém escolhe ter uma moeda restaurada, ao invés de uma moeda sem restauro?

Alguém quer ter uma colecção em que saiba que as suas moedas são restauradas?

(Eh pá, se quiserem, força, mas eu tenho posição diferente)



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Achegas para o estudo do morabitino como bem económico - Parte I - A excelência europeia

#12 Mensagem por numisiuris » terça jan 28, 2020 12:14 am

E não é só isso... É que destroem exemplares raríssimos e importantes para a compreensão da história monetária.

josix
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 385
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

Re: Achegas para o estudo do morabitino como bem económico - Parte I - A excelência europeia

#13 Mensagem por josix » quinta jan 30, 2020 8:10 pm

numisiuris Escreveu:
terça jan 28, 2020 12:14 am
E não é só isso... É que destroem exemplares raríssimos e importantes para a compreensão da história monetária.
É isto que me preocupa, e seria isto pelo menos que eu gostava de ver salvaguardado. Algumas pessoas com desejo de terem moedas a parecer perfeitas vão continuar a existir, o negócio do restauro também. Acho que proibir não acabará com ele. Por isso pelo menos que se guarde a informação acerca das peças reais, antes de serem transformadas nas fantasias mais ou menos correctas dos restauradores. Que se saiba o que eram legendas genuínas ou invenções fora de época.

Eu pouco me atrevo com moedas muito antigas porque já vi demasiadas falsas à venda que me teriam enganado se não tivesse pesquisado aquelas moedas. Mulas, misturas de legendas, moedas com origem que não poda existir naquela época, e isso encontrei entre romanas, gregas, persas, tipos que já estão muito bem documentados. Com as romanas provinciais ou as medievais então, já penso que só para pessoas que se dedicaram a estudar um dado tipo conseguem saber separar o genuíno das invenções. Os museus devem proteger as pecas de referência, genuínas e bem documentadas, para facilitar esse estudo e a identificação de novos achados. O que o museu do dinheiro tem estado a fazer, que aqui tenho lido, é precisamente o contrário, está a envenenar o estudo.
Se acham que é importante ter peças bonitinhas para atrair o público, pelo menos que documentem o dano que lhes fizeram e as anunciem como imitações. Não me agrada mas era melhor que a desgraça actual.

Responder

Voltar para “D. Sancho I”