Os amigos das onças

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums
Mensagem
Autor
Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Os amigos das onças

#1 Mensagem por Pedro Leg » quarta fev 24, 2021 11:11 pm

A todos os leitores : Salvé :D

Criei este tópico porque aqui e ali, apercebi-me que não sou o único cujo interesse pelas onças de prata, vai crescendo.

Ao "principio" ia juntando umas onças de prata porque , como ja escrevi varias vezes, acredito que possuir metais preciosos é uma das opções seguras de diversificação de património. Com efeito : notas de papel, contas no banco, participações em empresas (ações), bitcoin, etc., são coisas que de um momento para o outro podem desaparecer ou desvalorizar pela simples ação de um dedo a carregar num botão.
Possuir consigo, ao alcance da nossa vontade, algo de tangível e de valor universalmente reconhecido (como o ouro ou a prata) é um seguro, neste mundo onde reina o virtual.

Apercebemo-nos também todos que as onças de prata, criadas como forma de deter prata física, ultrapassaram o seu objetivo inicial (seguro e investimento) pois a beleza e a escassez de algumas peças transformou-as a pouco e pouco em objetos de coleção cujo preço ultrapassa muitas vezes largamente o seu valor intrínseco. Frequentemente vemos onças que custam muito mais caro do que o seu valor em metal.

Neste tópico poderemos criar uma montra onde vamos vendo a evolução dos preços e as diferentes moedas que existem ou que vão aparecendo. Poderemos ir tomando conhecimento das mais procuradas, das mais escassas ou mais frequentes, das mais interessantes, dos melhores sítios para comprar ou procurar.

Podemos publicar aqui as onças que adquirimos, informando do preço e da data da compra, eventualmente onde as compramos (leilão, comércio...).
Poderemos aprender muito observando e comparando.

O preço que custa uma moeda deve incluir também os custos anexos como a comissão (caso de moeda comprada em leilão) e os portes. Deve-se considerar pois, o custo total ..."moeda na mão".

Oportunamente vou colocar aqui algumas das onças que fui comprando ao longo destes últimos tempos ; as primeiras onças comprei-as por menos de 20 euros ; as ultimas , quase ou mais do dobro.
Última edição por Pedro Leg em quinta fev 25, 2021 5:27 pm, editado 1 vez no total.


Pensamento Livre

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Os amigos das onças

#2 Mensagem por Pedro Leg » quinta fev 25, 2021 4:13 am

Estas moedas , comprei-as juntas, custaram em 2019 34 euros + portes = 39 euros.
Hoje não encontro na net a Maple Leaf Superman por menos de 32 euros + portes.
A Libertad 2017 no Ebay ultrapassa os 40 euros + portes (o preço mais barato que vi recentemente foi 35 euros). O seu valor intrínseco unitário é 23 euros.
onça Canada superhomem 2016 a.jpg
onça Canada superhomem 2016 b.jpg
onça México libertad 2017 a.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
KOS
Reinado D.João I
Mensagens: 1344
Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am
Localização: Coimbra/Portugal

Re: Os amigos das onças

#3 Mensagem por KOS » quinta fev 25, 2021 3:23 pm

Para que o Pedro nao fique sozinho! A minha colecção (incompleta de Kookaburras) e mais algumas!

Imagem
Imagem
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

Francisco
Reinado D.Luís
Mensagens: 197
Registado: domingo nov 07, 2004 3:25 pm
Localização: Lisboa

Re: Os amigos das onças

#4 Mensagem por Francisco » quinta fev 25, 2021 5:14 pm

Também coleciono onças de prata. Fico muito contente de conhecer companheiros com o mesmo gosto. Não sei porque é que comecei a colecionar. Não foi pelo investimento. Foi mais pelo sentido estético. Também porque a minha coleção da República estava praticamente completa e por a coleção dos euros portugueses não estar a dar-me grande satisfação. Considero que algumas das mas belas das minhas moedas são onças de prata. Coleciono há perto de 20 anos. Tenho muitas. Todas as kookaburras, quase todas as pandas, todas as americanas, quase todas as Libertad mexicanas, todas as folhas de ácer canadianas, todas a filarmónicas de Viena austriacas, todas as britânias do UK, a maioria dos anos chineses australianas, etc., etc., etc.. Tenho várias de 2, 5 e 10 onças e até uma kookaburra de 1 kg. Comprei a maioria na Ribeira (já não vou lá há quase um ano) ou no megaleilões. Comprei há dias o seguinte lote:
Africa do Sul-krugerand de prata-2021-29,5 euros
Austria-Filarmónica de Viena -2021-29,5 euros
China-Panda-2021- 32 euros
Somália-Elefantes-2021-31,5 euros
Australia-Red Kangaroo-2021-29 euros.
Os portes foram gratuitos por o total ultrapassar os 150 euros.
Francisco Ferreira

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Os amigos das onças

#5 Mensagem por Pedro Leg » quinta fev 25, 2021 6:33 pm

KOS Escreveu:
quinta fev 25, 2021 3:23 pm
Para que o Pedro nao fique sozinho! A minha colecção (incompleta de Kookaburras) e mais algumas!

Imagem
Imagem
Bela montra ! Onde param os seus elefantes somalis ?
Pensamento Livre

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Os amigos das onças

#6 Mensagem por Pedro Leg » quinta fev 25, 2021 6:35 pm

Francisco Escreveu:
quinta fev 25, 2021 5:14 pm
Também coleciono onças de prata. Fico muito contente de conhecer companheiros com o mesmo gosto. Não sei porque é que comecei a colecionar. Não foi pelo investimento. Foi mais pelo sentido estético. Também porque a minha coleção da República estava praticamente completa e por a coleção dos euros portugueses não estar a dar-me grande satisfação. Considero que algumas das mas belas das minhas moedas são onças de prata. Coleciono há perto de 20 anos. Tenho muitas. Todas as kookaburras, quase todas as pandas, todas as americanas, quase todas as Libertad mexicanas, todas as folhas de ácer canadianas, todas a filarmónicas de Viena austriacas, todas as britânias do UK, a maioria dos anos chineses australianas, etc., etc., etc.. Tenho várias de 2, 5 e 10 onças e até uma kookaburra de 1 kg. Comprei a maioria na Ribeira (já não vou lá há quase um ano) ou no megaleilões. Comprei há dias o seguinte lote:
Africa do Sul-krugerand de prata-2021-29,5 euros
Austria-Filarmónica de Viena -2021-29,5 euros
China-Panda-2021- 32 euros
Somália-Elefantes-2021-31,5 euros
Australia-Red Kangaroo-2021-29 euros.
Os portes foram gratuitos por o total ultrapassar os 150 euros.
O Francisco cilindrou-me ! Algumas das peças que refere são agora caríssimas. No ultimo leilão da INASTA (nr 92) os preços das Panda de anos anteriores atingiram preços respeitáveis !
Pensamento Livre

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Os amigos das onças

#7 Mensagem por Pedro Leg » quinta fev 25, 2021 6:42 pm

Apresento uma moeda de 2 oz "Bull of Clarence" 2018 da série Queen's Beasts.
Comprei-a por menos de 40 euros também em 2019 em leilão. Não consegui descobrir a quantidade de peças cunhadas mas neste momento é uma moeda que se vê a partir de 80 euros, sendo que o seu valor intrínseco hoje é de 46 euros.
Bull of Clarence 2 oz 2018 a.jpg
Bull of Clarence 2 oz 2018 b.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Pedro Leg em quinta fev 25, 2021 10:37 pm, editado 1 vez no total.
Pensamento Livre

Francisco
Reinado D.Luís
Mensagens: 197
Registado: domingo nov 07, 2004 3:25 pm
Localização: Lisboa

Re: Os amigos das onças

#8 Mensagem por Francisco » quinta fev 25, 2021 6:47 pm

Gosto dessa série das "Bestas da Rainha". Tenho as 10 últimas. Não consegui comprar as 2 primeiras
Francisco Ferreira

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Os amigos das onças

#9 Mensagem por Pedro Leg » quinta fev 25, 2021 7:12 pm

Francisco Escreveu:
quinta fev 25, 2021 6:47 pm
Gosto dessa série das "Bestas da Rainha". Tenho as 10 últimas. Não consegui comprar as 2 primeiras
Quando, ou se lhe der jeito, mostre-nos as suas "Bestas" :)
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
KOS
Reinado D.João I
Mensagens: 1344
Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am
Localização: Coimbra/Portugal

Re: Os amigos das onças

#10 Mensagem por KOS » quinta fev 25, 2021 8:00 pm

Pedro Leg Escreveu:
quinta fev 25, 2021 6:33 pm
KOS Escreveu:
quinta fev 25, 2021 3:23 pm
Para que o Pedro nao fique sozinho! A minha colecção (incompleta de Kookaburras) e mais algumas!

Imagem
Imagem
Bela montra ! Onde param os seus elefantes somalis ?
Meto duma proxima :D :dance:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

Responder

Voltar para “Numismática em geral”