Os amigos das onças

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums
Mensagem
Autor
Francisco
Reinado D.Luís
Mensagens: 197
Registado: domingo nov 07, 2004 3:25 pm
Localização: Lisboa

Re: Os amigos das onças

#61 Mensagem por Francisco » quarta nov 24, 2021 11:14 am

Recebi hoje a minhas 3 primeiras onças de 2022:
Uma Kookaburra da Australia,
Uma moeda do ano chinês do Tigre da Australia,
Um elefante da Somália
Moedas lindas!


Francisco Ferreira

pmborges
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1757
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Localização: Porto, Portugal

Re: Os amigos das onças

#62 Mensagem por pmborges » quarta nov 24, 2021 11:33 am

Pedro Leg Escreveu:
terça nov 23, 2021 11:11 pm
Sobre as "manchas de leite" ( milk spots) que aparecem nalgumas moedas de prata e que podemos ver na moeda que aparece na publicação precedente, partilho aqui o resultado das minhas buscas.

- só aparecem em moedas de prata pura.

- a sua origem tem a ver com o detergente que é aplicado na chapa antes de esta ser cunhada ; a chapa é limpa e aquecida (para se tornar maleável antes de ser batida) e os vestígios do detergente com que foi limpa são cozidos com o aquecimento, podendo dar origem a essas manchas.

- esta reação aparece com frequência nalgumas moedas como a Kangaroo australiana ou nas canadianas anteriores a 2018. Nunca o constatei noutras moedas como as Panda ou Elefante somali.

Como limpar ?
Podem ser limpas a frio ou a quente com bicarbonato de sódio mas ficam inevitavelmente riscadas , (riscos visíveis a olho nu) o que compromete o valor duma moeda de coleção. Podemos então optar entre ter uma moeda manchada ou uma moeda riscada. Triste escolha :(
Podem ser também limpas com um produto do tipo "Hagerty" que deixa a moeda sem riscos aparentes ... mas visíveis com ampliação.

Nota : Não percebi bem porque razão a Perth Mint utiliza procedimentos diferentes no fabrico das suas moedas ; este fabricante desleixa-se no fabrico das kangaroo ; apesar de terem entretanto mudado os químicos de limpeza, constato que todas as minhas kangaroo 2020 (tenho 11) estão, umas mais outras menos, manchadas ... enquanto as outras australianas que tenho (koalas, kookaburras, lunares) são perfeitas, sem mancha alguma.
Estes milk Spots também aparecem nas austriacas da Filarmónica (tenho varias de 2015 assim). As canadianas do Maple Leaf também tinham, mas penso que nas ultimos anos corrigiram isso.

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Os amigos das onças

#63 Mensagem por Pedro Leg » quarta nov 24, 2021 1:18 pm

Francisco Escreveu:
quarta nov 24, 2021 11:14 am
Recebi hoje a minhas 3 primeiras onças de 2022:
Uma Kookaburra da Australia,
Uma moeda do ano chinês do Tigre da Australia,
Um elefante da Somália
Moedas lindas!
Caro Francisco, não seja egoísta e publique aqui as suas beldades :thumbupleft:
Pensamento Livre

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Os amigos das onças

#64 Mensagem por Pedro Leg » quarta nov 24, 2021 1:28 pm

pmborges Escreveu:
quarta nov 24, 2021 11:33 am
Pedro Leg Escreveu:
terça nov 23, 2021 11:11 pm
Sobre as "manchas de leite" ( milk spots) que aparecem nalgumas moedas de prata e que podemos ver na moeda que aparece na publicação precedente, partilho aqui o resultado das minhas buscas.

- só aparecem em moedas de prata pura.

- a sua origem tem a ver com o detergente que é aplicado na chapa antes de esta ser cunhada ; a chapa é limpa e aquecida (para se tornar maleável antes de ser batida) e os vestígios do detergente com que foi limpa são cozidos com o aquecimento, podendo dar origem a essas manchas.

- esta reação aparece com frequência nalgumas moedas como a Kangaroo australiana ou nas canadianas anteriores a 2018. Nunca o constatei noutras moedas como as Panda ou Elefante somali.

Como limpar ?
Podem ser limpas a frio ou a quente com bicarbonato de sódio mas ficam inevitavelmente riscadas , (riscos visíveis a olho nu) o que compromete o valor duma moeda de coleção. Podemos então optar entre ter uma moeda manchada ou uma moeda riscada. Triste escolha :(
Podem ser também limpas com um produto do tipo "Hagerty" que deixa a moeda sem riscos aparentes ... mas visíveis com ampliação.

Nota : Não percebi bem porque razão a Perth Mint utiliza procedimentos diferentes no fabrico das suas moedas ; este fabricante desleixa-se no fabrico das kangaroo ; apesar de terem entretanto mudado os químicos de limpeza, constato que todas as minhas kangaroo 2020 (tenho 11) estão, umas mais outras menos, manchadas ... enquanto as outras australianas que tenho (koalas, kookaburras, lunares) são perfeitas, sem mancha alguma.
Estes milk Spots também aparecem nas austriacas da Filarmónica (tenho varias de 2015 assim). As canadianas do Maple Leaf também tinham, mas penso que nas ultimos anos corrigiram isso.
Sim, as Filarmónica também são afligidas desse mal, uma boa metade da dúzia que tenho do ano 2020 estão manchadas. Os otimistas dizem que as milk spot são a melhor prova da pureza das moedas, eu deixei de comprar filarmonicas e kangaroo's, passo-me bem dessa prova de pureza. Quanto às Maple Leaf, é como diz, as coisas mudaram ; tenho uma de 1996 (uma das mais raras) que felizmente é perfeita.
Pensamento Livre

pmborges
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1757
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Localização: Porto, Portugal

Re: Os amigos das onças

#65 Mensagem por pmborges » quarta nov 24, 2021 1:35 pm

Pedro Leg Escreveu:
quarta nov 24, 2021 1:28 pm
pmborges Escreveu:
quarta nov 24, 2021 11:33 am
Pedro Leg Escreveu:
terça nov 23, 2021 11:11 pm
Sobre as "manchas de leite" ( milk spots) que aparecem nalgumas moedas de prata e que podemos ver na moeda que aparece na publicação precedente, partilho aqui o resultado das minhas buscas.

- só aparecem em moedas de prata pura.

- a sua origem tem a ver com o detergente que é aplicado na chapa antes de esta ser cunhada ; a chapa é limpa e aquecida (para se tornar maleável antes de ser batida) e os vestígios do detergente com que foi limpa são cozidos com o aquecimento, podendo dar origem a essas manchas.

- esta reação aparece com frequência nalgumas moedas como a Kangaroo australiana ou nas canadianas anteriores a 2018. Nunca o constatei noutras moedas como as Panda ou Elefante somali.

Como limpar ?
Podem ser limpas a frio ou a quente com bicarbonato de sódio mas ficam inevitavelmente riscadas , (riscos visíveis a olho nu) o que compromete o valor duma moeda de coleção. Podemos então optar entre ter uma moeda manchada ou uma moeda riscada. Triste escolha :(
Podem ser também limpas com um produto do tipo "Hagerty" que deixa a moeda sem riscos aparentes ... mas visíveis com ampliação.

Nota : Não percebi bem porque razão a Perth Mint utiliza procedimentos diferentes no fabrico das suas moedas ; este fabricante desleixa-se no fabrico das kangaroo ; apesar de terem entretanto mudado os químicos de limpeza, constato que todas as minhas kangaroo 2020 (tenho 11) estão, umas mais outras menos, manchadas ... enquanto as outras australianas que tenho (koalas, kookaburras, lunares) são perfeitas, sem mancha alguma.
Estes milk Spots também aparecem nas austriacas da Filarmónica (tenho varias de 2015 assim). As canadianas do Maple Leaf também tinham, mas penso que nas ultimos anos corrigiram isso.
Sim, as Filarmónica também são afligidas desse mal, uma boa metade da dúzia que tenho do ano 2020 estão manchadas. Os otimistas dizem que as milk spot são a melhor prova da pureza das moedas, eu deixei de comprar filarmonicas e kangaroo's, passo-me bem dessa prova de pureza. Quanto às Maple Leaf, é como diz, as coisas mudaram ; tenho uma de 1996 (uma das mais raras) que felizmente é perfeita.
Numa rápida consulta também verifiquei o mesmo mal nas da Arménia com a Arca de Noé de 2016.
Também não gosto nada, mas o valor intrínseco está lá, perde-se é o premium.

pmborges
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1757
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Localização: Porto, Portugal

Re: Os amigos das onças

#66 Mensagem por pmborges » quarta nov 24, 2021 1:53 pm

Aproveito ainda para deixar aqui uma onça em barra alusiva ao Europeu de Futebol da Suécia de 1992, não costumo ver muitas.

ImagemImagemImagemImagem

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Os amigos das onças

#67 Mensagem por Pedro Leg » quinta nov 25, 2021 12:12 am

A primeira que vejo,
Obrigado pela partilha caro Borges !!
Última edição por Pedro Leg em quinta nov 25, 2021 11:42 pm, editado 2 vezes no total.
Pensamento Livre

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Os amigos das onças

#68 Mensagem por Pedro Leg » quinta nov 25, 2021 12:39 am

Ilhas Turks & Caicos, (território britânico), 25 Crowns de 1995
Uma moeda que comprei num leilão, na altura paguei o equivalente ao seu valor em metal, mais coisa menos coisa .
Na Amazon pedem uns exorbitantes 558,80 dólares, no Ebay também está uma por 237,35 dólares.

Composição : prata 999‰
Peso : 155,44 g (5 onças)
Diâmetro : 63 mm
Tiragem : ??
Turks & Caicos 25 Crowns 1995 5 Oz.jpg
Turks & Caicos 25 Crowns1995 5oz.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Pensamento Livre

monteiro
Reinado D.João VI
Mensagens: 406
Registado: sábado mai 21, 2011 9:10 pm
Localização: Cascais

Re: Os amigos das onças

#69 Mensagem por monteiro » quinta nov 25, 2021 10:46 am

Mais uma excelente peça !
Bela colecção de onças.
Os meus cumprimentos.
Rui Monteiro

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Os amigos das onças

#70 Mensagem por Pedro Leg » quinta nov 25, 2021 11:41 pm

monteiro Escreveu:
quinta nov 25, 2021 10:46 am
Mais uma excelente peça !
Bela colecção de onças.
Obrigado Rui ;)
Pensamento Livre

Responder

Voltar para “Numismática em geral”