Luva de látex

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
RafaelFSL
Reinado D.João V
Mensagens: 583
Registado: quinta jan 12, 2012 6:17 pm
Localização: São Luís, Brasil

Luva de látex

#1 Mensagem por RafaelFSL » quinta mar 01, 2012 1:24 am

Eu gostaria de sabe se tem alguma coisa usar luva de látex no contato com as moedas ou é melhor usar a de 100% algodão?


Rafael Luz

Avatar do Utilizador
DanteD
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3309
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Localização: brasil
Contacto:

Re: Luva de látex

#2 Mensagem por DanteD » quinta mar 01, 2012 2:39 am

eu uso a mão mesmo. depois qd vou guardar passo uma flanela . gosto do contato manual com as moedas. não me imagino tratando minha coleção como um doente numa UTI

já ouvi falar de gente que até máscara usa para não respirar perto da pç....pra mim é o fim da picada.
nunca estraguei uma moeda por pega-la com a mão.(sempre lavo antes, obviamente)..mas cada um, cada um.

Avatar do Utilizador
RafaelFSL
Reinado D.João V
Mensagens: 583
Registado: quinta jan 12, 2012 6:17 pm
Localização: São Luís, Brasil

Re: Luva de látex

#3 Mensagem por RafaelFSL » quinta mar 01, 2012 2:44 am

Eu também acho melhor, mas eu não tenho moedas muito raras e eu comprei umas moedas(não são grande coisa, mas são minhas primeiras moedas da colônia e do império do Brasil) e eu não estava querendo estraga-las, eu não tenho luva 100% algodão aqui em casa mas tenho luva de látex, por isso fiz essa pergunta .
Rafael Luz

Avatar do Utilizador
DanteD
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3309
Registado: quarta mar 04, 2009 7:23 pm
Localização: brasil
Contacto:

Re: Luva de látex

#4 Mensagem por DanteD » quinta mar 01, 2012 2:55 am

eu tenho moedas caras e as pego na mão mesmo. é só lavar as mãos antes enxugar bem e depois passar uma flanela seca nas moedas.
as moedas só vão estragar se vc as pegar com mãos sujas ou suadas ,não as acondicionar direito e deixa-las pegando umidade.para isto use alvéolos ou capsulas.

agora se vc quer tratar as moedas como alienígenas use luvas. não vejo a mínima lógica nisto se não forem descartáveis.as mãos vc pode lavar e secar num instante, luvas não. e a sujeira e gordura que ficarão acumuladas nelas?

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: Luva de látex

#5 Mensagem por carlos47 » quinta mar 01, 2012 8:48 am

eis uma pergunta interessante, sempre achei curioso essa pratica de usar luvas
eu no meu caso quando tenho que passar horas organizando moedas lavo as mãos e depois passo-as por álcool de vez em quando
não somente não fico privado do prazer de as tocar como tenho menos possibilidades de as deixar cair o que seria bem mais prejudicial que suja-las
e não imagino que seja muito cómodo abrir e fechar capsulas com luvas mesmo as de latex

Avatar do Utilizador
Cassio_Numismatica
Reinado D.Pedro II
Mensagens: 603
Registado: quinta set 08, 2011 8:39 pm
Localização: Santa Catarina - Brasil

Re: Luva de látex

#6 Mensagem por Cassio_Numismatica » quinta mar 01, 2012 2:23 pm

Não querendo ofender quem usa luvas para mexer com moedas, mas acho isso frescura.
Fassa como o Dante falou, lave bem as mãos, não esqueça de seca-las muito bem, que é o mais importante, mexa nas moedas e depois quando for guarda-las passe uma flanela, ou até mesmo papel higiênico.
Casos como um dia de calor muito forte e horas mexendo na moeda, ai sim a mao vai suar um pouco e tals, mas são casos extremos.
É a minha opinião :thumbupleft:
Att.Cassio
Procurando aumentar minha coleção.Mas principalmente querendo aumentar o conhecimento.

Avatar do Utilizador
RafaelFSL
Reinado D.João V
Mensagens: 583
Registado: quinta jan 12, 2012 6:17 pm
Localização: São Luís, Brasil

Re: Luva de látex

#7 Mensagem por RafaelFSL » quinta mar 01, 2012 4:45 pm

Então vou mexer com as mãos mesmo porque eu não vou ficar pegando nelas toda hora.
Rafael Luz

Avatar do Utilizador
MarceloSaleiro
Reinado D.Carlos
Mensagens: 121
Registado: quinta nov 10, 2011 9:23 am
Localização: Castro Marim

Re: Luva de látex

#8 Mensagem por MarceloSaleiro » quinta mar 01, 2012 4:50 pm

Existem moedas com centenas de anos e estão tão bem conservadas como outras, moedas na rua, apanhando chuva e sol, e elas estão boas, que logica tem dizer que as maos ou respiração estraga as moedas, e mais basta estar em alveolo dentro das capas para nem sequer pingo de humidade lhe tocar.
Marcelo Saleiro

Avatar do Utilizador
Ítalo Rosal
Reinado D.Maria II
Mensagens: 281
Registado: sexta mar 13, 2009 11:41 pm

Re: Luva de látex

#9 Mensagem por Ítalo Rosal » quinta mar 01, 2012 5:55 pm

Arriscando-me a parecer paladino de causa perdida, talvez seja o único a fazer uma ressalva.

Para começar, o ideal é estarem em alvéolos ou cápsulas, e os envelopes só se justificam para moedas que já têm alguma pátina.

Tudo é relativo. Realmente não se justifica usar luvas para manusear moedas com um pátina natural, antigo e bem estável, como as moedas greco-romanas do amigo Dante ou uns bons cobres da Colônia ou bronzes. Aqui basta passar um pano limpo, o que deixaria riscos numa BUNC.

A coisa é diferente quando se tratam de moedas FDC/UNC, FDCE/BUNC, Proofs e quaisquer outras que estejam sem pátina ou com ele em formação, e ainda moedas em metais que oxidam muito facilmente [alumínio, magnésio, ferro]. No caso de moedas sem pátina estabilizado [sem pátina ou ainda patinando], pode criar um pátina indesejado (em BUNC e Proofs) ou alterar a patinação natural produzindo um resultado pobre (pátina heterogêneo, manchado). No caso de metais muito reativos, o manuseio sem proteção pode iniciar ou acelerar um processo destrutivo de oxidação.

Ademais o suor das mãos está presente não apenas quando as sentimos úmidas.
Estamos suando o tempo inteiro. O suor sai sob forma de vapor e não percebemos. Para provar, basta encostar a mão num vidro frio; ficará embaçado. Somente sentimos as mãos úmidas quando suamos numa velocidade além da velocidade da evaporação que o ar absorve. Posto que o suor contém íons, além de ácidos orgânicos (graxos) e ureia, que se degrada em amônia, isto pode dar lugar às famosas dedadas além de um pátina heterogêneo, às vezes desagradável. Por vezes isso só se verificará muito tempo depois, meses a anos, porque o processo pode ser lento.

Quanto a usar máscaras, já li em recomendações da USA Mint e da Royal Mint. Não é para proteger da respiração, mas sim dos perdigotos que se produzem da fala e espirro ou tosse. E é para moedas BUNC ou Poof.

Quem não se convenceu ainda, pegue uma comemorativa – nem precisa ser das caras, pode ser uma 2 Reais Cuproníquel do PAN 2007 -, tire-a da cápsula, manuseie sem luvas e espirre encima dela. Guarde e uma semana depois e verá o resultado.

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: Luva de látex

#10 Mensagem por carlos47 » quinta mar 01, 2012 7:30 pm

não creio que alguem lhe passe pela cabeça colocar os dedos sobre uma moeda proof ou mesmo uma moeda unc por isso eu disse que ao manusear essa moedas se deve frequentemente passar alcool pelas mãos limpando em seguida com papel absorvente e evidentemente pega las pelo rebordo para as colocar em alveolos ou de preferencia em capsulas pois feitas bem as contas são mais baratas que os alveolos

Responder

Voltar para “Numismática em geral”