AFOSO ou AFOS ??

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

AFOSO ou AFOS ??

#1 Mensagem por Mmatos » sexta out 04, 2019 5:26 pm

Como quem não tem cão caça com gato, adquiri este pedaço de moeda, que penso não existirem dúvidas quanto ao reinado a que pertence devido às suas particularidades no escudo. A minha dúvida resume-se à referência que deverei atribuir, pois esta depende de na legenda do anverso o nome do rei estar grafado AFOSO ou AFOS. Estou inclinado para AFOSO, pois existe espaço e um resto do que poderá ser a letra O. Se for AFOSO será a ref. A2 02.01, se for AFOS será a A2 02.02. Será a moeda mais antiga a entrar na minha colecção e não é todos os dias que se consegue uma moeda (ou um pedaço dela) do neto do fundador de Portugal.

Dinheiro de D. Afonso II Ref. AG - Grupo 02
100_2721.JPG
100_2731.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: AFOSO ou AFOS ??

#2 Mensagem por Alfonsvs » sexta out 04, 2019 10:04 pm

Que grande pedaço de Dinheiro ! :)
Não é fácil de atribuir a referência, apesar do relevo da legenda ser excelente. A única certeza é que pertence ao grupo 02
«AFOS» lê-se bem, mas a seguir ao singular S deveria ter um O semelhante ao primeiro, mas a ter um O desse tamanho, já ocuparia o espaço onde estaria a cruz de início de legenda. Como o resto do desenho visível está um pouco redondo, para ser uma cruz, até pode ser um O mais pequeno.

No reverso tem um estranho ressalto. Por cima do G parece estar um A
José Matos

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: AFOSO ou AFOS ??

#3 Mensagem por fernanrei » sábado out 05, 2019 11:15 am

Eu vou para o "AFOS", tendo em conta o espaço para colocação das letras e as semelhanças dos caracteres. Não consigo equacionar outra hipótese :think:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Afonso II”