morabitino, cópia, réplica?

Mensagem
Autor
aifantunes
Escudinho da II República
Mensagens: 6
Registado: quarta mar 31, 2021 8:09 am

Re: morabitino, cópia, réplica?

#11 Mensagem por aifantunes » quinta mai 20, 2021 11:31 am

fernanrei Escreveu:
quarta mai 19, 2021 8:39 pm
aifantunes Escreveu:
quarta mai 19, 2021 1:48 pm
fernanrei Escreveu:
quarta mai 19, 2021 9:07 am


Também concordo que seja uma réplica maquilhada :thumbupleft:
Caro fernanrei,
Sabe por favor explicar-me o que se quer dizer com réplica "que foi "à faca" para lhe ser extraído os ®"?

Grata
Creio que já tem todas as respostas necessárias para tirar as suas dúvidas, mas apraz-me referir o seguinte: As réplicas referidas, não por mim mas por outra pessoa, com a qual concordo, saem para a rua com a marca ® bem visível, o que atesta no artefacto a condição de réplica. Neste caso, por razões que desconheço, essa marca foi retirada. É por essa razão de utilizei a palavra "maquilhada", uma forma resumida para concordar com a afirmação " réplica "que foi "à faca" para lhe ser extraído os ®"?". :thumbs:

Caro fernanrei (e todos os que me ajudaram a decifrar o objeto),

Grata!

Desejos de um bom dia


aifantunes :newhere:

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: morabitino, cópia, réplica?

#12 Mensagem por MCarvalho » quinta mai 20, 2021 12:09 pm

Há aqui alguma confusão.

Trata-se de uma cópia, sem dúvida, mas não é a réplica "manietada" que referiram. Anda lá muito perto, mas é outra coisa, porventura, serviu de matriz (ou vice-versa) para a tal réplica, o que não deixa de ser curioso, e daí as primeiras impressões.

As réplicas referidas, não são em metal e, porque foram feitas a partir de fundições fraquitas, têm os detalhes muito menos vincados e esbatidos, é o que se vê na comparação entre a sua cópia e uma das conhecidas réplicas R:

Imagem


A sua cópia tem outro tipo de acabamento, um trabalho manual, mais do tipo medalha. Será mais pesada e grossa (e metálica) do que as célebres R.

Não tem valor numismático, claro. É, tecnicamente, uma cópia que pode ser considerada uma falsificação. Não deitaria ao lixo, procuraria até saber se tem algum metal, ou marcava-a (usando-a em algum tipo de decoração). Há cópias modernas desse tipo usadas em design de joalharia.
MCarvalho

Responder

Voltar para “D. Sancho II”