Dinheiro inédito?

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Dinheiro inédito?

#1 Mensagem por numisiuris » segunda nov 11, 2019 3:31 pm

O estado não é o melhor, mas eu ando sempre à procura de pormenores tipológicos interessantes e é isso que valorizo. Estas estrelas de âmago vazado fazem lembrar as de alguns dinheiros de busto espanhóis. E depois o reverso, que a ter besantes em aspa, deita por terra toda a organização de Ferraro Vaz. Que acham?
Imagem



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro inédito?

#2 Mensagem por numisiuris » segunda nov 11, 2019 3:31 pm

e a legenda? Será ALFONSO?

Avatar do Utilizador
NVMVS
Reinado D.José
Mensagens: 513
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Re: Dinheiro inédito?

#3 Mensagem por NVMVS » segunda nov 11, 2019 3:43 pm

Nitidamente besantes em aspa. Acaso ou propositado não sei. A legenda parecer ser no anverso ALFONSO R€X o que acho tb que é inédito... e as estrelas de âmago vazado não deixam dúvidas. Tudo conjugado uma moeda tipologicamente muito interessante nas mãos de alguém que lhe dá o devido valor. Parabéns :)
Cumprimentos
Diogo

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Dinheiro inédito?

#4 Mensagem por paulj » terça nov 12, 2019 1:55 am

Moeda muito interessante e sim besantes em aspa. Tenho um cornado de Alfonso XI que tem estas estrelas de âmago vazado por baixo do busto.

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Dinheiro inédito?

#5 Mensagem por palves » terça nov 12, 2019 12:12 pm

Interessante e boa moeda. Também vou pelo ALFONSO R€X, mas pelas fotos não coloco de parte isso que parece um O ser parte de um S mal amanhado. O O parece próximo do estilo do outro O, mas como seria uma novidade, confirma aí ao microscópio a ver se dá para tirar as ideias.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro inédito?

#6 Mensagem por numisiuris » terça nov 12, 2019 1:26 pm

palves Escreveu:
terça nov 12, 2019 12:12 pm
Interessante e boa moeda. Também vou pelo ALFONSO R€X, mas pelas fotos não coloco de parte isso que parece um O ser parte de um S mal amanhado. O O parece próximo do estilo do outro O, mas como seria uma novidade, confirma aí ao microscópio a ver se dá para tirar as ideias.
Se tu te transformas num reaccionário e começas a dar mais importância às legendas do que aos pormenores tipológicos, qualquer dia começo a tratar-te por Senhor Palves! :angel:

Pode até ser um "S", se for alongado. E o que parece o "O", eventualmente feito com dois crescentes, ser na verdade feito por um único crescente que é a perna inferior do "S". Nesse caso a legenda seria "ALFONS". Ou podem até ser dois "S's" de pé e estar lá um "V" no meio.

Diz-me de tua justiça! :)

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro inédito?

#7 Mensagem por numisiuris » terça nov 12, 2019 1:26 pm

Imagem

Avatar do Utilizador
Praça
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 200
Registado: quarta jan 21, 2015 12:32 am
Localização: Espinho

Re: Dinheiro inédito?

#8 Mensagem por Praça » segunda nov 25, 2019 4:15 am

Deixo aqui o meu Dinheiro com besantes em aspa para comparação:
Dinheiro Afonso III Aspa.jpg
O teu parece ser ALFONSVS R€X, mas um destes dias tenho de ver isso em mão :D
Parabéns pela aquisição! Se um dia te fartares delas diz-me e eu arranjo-lhe uma excelente família de acolhimento :erofl: :erofl: :erofl:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Dinheiro inédito?

#9 Mensagem por Monge » segunda nov 25, 2019 8:07 am

Interessante dinheiro.
Dei uma vista de olhos pelas meus e não encontrei nenhuma estrela de âmago vazado.
Quanto à legenda parece-me ser ALFONS (S deitado).
O desgaste da legenda é grande para ter certezas pelo que a hipótese do Paulo tem cabimento, sobretudo se compararmos o primeiro com o segundo "O".
Além disso, olhando a extensa lista de legendas que Alberto Gomes nos apresenta, não há um único ALFONSO.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro inédito?

#10 Mensagem por numisiuris » segunda nov 25, 2019 3:44 pm

Eu, na legenda, estou como o Praça. Alfonsvs, com S's em pé. E o do Praça parece-me um outro exemplar com besantes em aspa, mas a dupla batida complica as contas todas em ambas as moedas. Era positivo que aparecesse um destes dois exemplares em bom estado de conservação. O meu tenho certezas que tem estrelas de âmago vazado. O do Praça já não sei, muito embora a estrela do primeiro quadrante dê esses ares. Os cunhos de anverso não são os mesmos. E os de reverso são incomparáveis devido à batida e ao ec.

A questão dos besantes é fulcral. Porque é o método de organização e atribuição de cronologia usado por Ferraro Vaz. E que ditou toda a ordenação dos dinheiros que conhecemos actualmente. É interessante perceber que em D. Dinis há dnheiros com letra de tornês e besantes dispostos irregularmente. E isso, à partida, seria um contrasenso cronológico.

Responder

Voltar para “D. Afonso III”