Dinheiro Dinis Gravura Fina?

Responder
Mensagem
Autor
paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Dinheiro Dinis Gravura Fina?

#1 Mensagem por paulj » segunda dez 09, 2019 11:02 pm

De todos os meus dinheiros de D Dinis, este é indubitavelmente o mais elegante.

Para apreciação.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro Dinis Gravura Fina?

#2 Mensagem por numisiuris » terça dez 10, 2019 1:58 am

A letra é de tornês, sem qualquer dúvida. E está num estado assombroso! Parabéns!!!

Os reversos destes dinheiros são muito diferenciados. Penso que terá a ver com as dimensões da circunferência e com o efeito visual que isso provoca.

Já a questão da gravura ser fina, isso, na minha opinião, ainda está por definir em condições. Neste dinheiro não considero que a cruz seja fina. Pelo menos tão fina, esguia e alongada, como noutros exemplares conhecidos.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Dinheiro Dinis Gravura Fina?

#3 Mensagem por fernanrei » terça dez 10, 2019 10:57 am

É um dinheiro muito elegante que apresenta um aspeto geral fantástico. Muitos parabéns. :clap3:
"Quod erat demonstrandum"

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Dinheiro Dinis Gravura Fina?

#4 Mensagem por paulj » quarta dez 11, 2019 12:40 am

Boa Noite Iúri e fernanrei, obrigado pelas vossas opiniões, que aliás vão de acordo com as noções que fui sedimentando ao longo destes anos de coleccionador. Quando falo em gravura fina, este conceito na minha perspectiva, terá mais a ver com a impressão visual que a moeda dá, uma maior "elegância", um desenho mais cuidado, se comparado com as restantes tipologias de dinheiros de D. Dinis; realmente já vi outros com uma cruz mais fina, mas neste caso continuo a considerar ainda assim cruz fina.
Olhando para a moeda também me parece ser de um bolhão mais rico, claro que isto teria de ser confirmado com estudos da liga, não me admiraria que tivessem sido cunhados num período de maior prosperidade económica, que aliás foi apanágio deste reinado.
Abraço

Responder

Voltar para “D. Dinis I”