Dinheiros Pedro I

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
António Casaca
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 82
Registado: segunda jan 31, 2005 12:28 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Dinheiros Pedro I

#1 Mensagem por António Casaca » quarta dez 07, 2005 3:09 pm

Conforme prometi, junto imagens de alguns dinheiros representativos de Pedro. As dúvidas entre Dinis e Pedro são para mim a grande dor de cabeça para os amantes deste tipo de moedas. Em termos de ajuda, poderei realçar as diferenças dos dinheiros dos dois monarcas nos seguintes aspectos:
- a letra correspondente ao monarca, D ou P, está associada a um tipo de letra mais fina para Pedro;
- a inicial em Pedro não se encontra no prolongamento de uma das pontas da cruz, mas sim ligeiramente à direita e algumas vezes à esquerda (neste caso tb aparece em Dinis mas apenas esporadicamente).

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem



Avatar do Utilizador
jcunha
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3997
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm
Localização: S. Paio de Oleiros - Feira

#2 Mensagem por jcunha » quarta dez 07, 2005 5:25 pm

Excelente mina tem o colega Casaca. parabéns!! As suas moedas são um regalo para os olhos.
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

#3 Mensagem por Alfonsvs » quinta dez 08, 2005 7:19 pm

Parabéns António Casaca, alguns desses dinheiros de D.Pedro I estão em excelente estado de conservação, nomeadamente o 1º, o 2º, o 5º e o 6º

São realmente difíceis de distinguir os de D. Dinis destes e para além do desvio da letra P do prolongamento da cruz, também pode ajudar o desenho diferente da letra T de PORTUGL. Em D. Pedro o T é representado por três triângulos soltos e em D. Dinis estão juntos, ou a letra é diferente. :bow
José Matos

Jomosil
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1679
Registado: domingo nov 07, 2004 10:24 am
Localização: Braga
Contacto:

#4 Mensagem por Jomosil » sexta set 15, 2006 9:19 pm

Não tinha visto estes dinheiros do amigo Casaca. Estão muito bonitos. Estive a vê-los com algum cuidado e não me parecem todos de D. Pedro. O factor "desvio" também existe em Dinis. Em Dinis também aparecem triângulos ligeiramente soltos. É complicado classificar estes dinheiros. Só quando o P é inequívoco temos certezas.

Avatar do Utilizador
Paraq
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2516
Registado: terça jan 17, 2006 3:13 pm
Localização: Lisboa/Amadora
Contacto:

#5 Mensagem por Paraq » sexta set 15, 2006 9:25 pm

Olá amigo António Casaca,

Depois de ver estas peças, só tenho que lhe dar os meus parabéns! :biggthumpup:

Um abraço,
Avelino Nascimento
"Que nunca por vencidos se conheçam"

Responder

Voltar para “D. Pedro I”