Grave D. Fernando Lisboa!!!!

Qual o estado de conservação ?

Votação encerrada em segunda out 16, 2017 12:02 pm

BC
0
Sem votos
BC+
2
29%
MBC-
3
43%
MBC
2
29%
MBC+
0
Sem votos
 
Total de votos: 7

Mensagem
Autor
euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Grave D. Fernando Lisboa!!!!

#11 Mensagem por euoutravez » sábado out 07, 2017 3:46 pm

fernanrei Escreveu:Caros ilustres, se por acaso algum de vós tiver exemplar idêntico apelo para que partilhe as imagens. Seria muito bom saber qual a raridade deste numisma tento em conta a característica da legenda.
Se utilizar a legenda para aferir a raridade serão todas raras, pois cada cunho tinha uma legenda diferente quanto à forma. Se for diferente quanto ao sentido aí reconheço que uma moeda deverá ser valorizada, agora um pequeno erro, uma palavra abreviada isso cada moeda terá as suas especificidades. Imagine se aplicar esse ponto de vista aos reais brancos que têm duas linhas de legenda...



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Grave D. Fernando Lisboa!!!!

#12 Mensagem por fernanrei » sábado out 07, 2017 4:03 pm

euoutravez Escreveu:
fernanrei Escreveu:Caros ilustres, se por acaso algum de vós tiver exemplar idêntico apelo para que partilhe as imagens. Seria muito bom saber qual a raridade deste numisma tento em conta a característica da legenda.
Se utilizar a legenda para aferir a raridade serão todas raras, pois cada cunho tinha uma legenda diferente quanto à forma. Se for diferente quanto ao sentido aí reconheço que uma moeda deverá ser valorizada, agora um pequeno erro, uma palavra abreviada isso cada moeda terá as suas especificidades. Imagine se aplicar esse ponto de vista aos reais brancos que têm duas linhas de legenda...
Compreendo o que refere mas neste caso é toda ela uma legenda diferente e não por erros ou contraste de abreviação mas sim em toda a caracterização nominal. Acredito que existam mais feitas por este abridor mas eu ainda não vi uma que seja porque não seria comum fazer apenas uma, ou seria???
"Quod erat demonstrandum"

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Grave D. Fernando Lisboa!!!!

#13 Mensagem por RuiFB » sábado out 07, 2017 5:07 pm

fernanrei Escreveu:
RuiFB Escreveu:Imagem
Já lhe passou alguma com esta legenda pelas mãos? Eu é a primeira que vejo.
Não me lembro, provavelmente não.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Grave D. Fernando Lisboa!!!!

#14 Mensagem por fernanrei » sábado out 07, 2017 6:12 pm

RuiFB Escreveu:
fernanrei Escreveu:
RuiFB Escreveu:Imagem
Já lhe passou alguma com esta legenda pelas mãos? Eu é a primeira que vejo.
Não me lembro, provavelmente não.
Não sou muito de determinar a escassez pela legenda, mas dado que é uma referenciada talvez se possa atribuir algum interesse intrínseco nesse aspecto. Não me quero prender muito em aspectos indirectos porque não penso em abandonar este exemplar, que só por ser um grave e estar como está já tem muito interesse.
"Quod erat demonstrandum"

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Grave D. Fernando Lisboa!!!!

#15 Mensagem por RuiFB » sábado out 07, 2017 7:07 pm

As variantes de legenda são sempre importantes, mas a partir de D. Fernando, a datação, ou sequência lógica está intimamente ligada para a mesma tipologia à disposição de sinais ocultos, tipo de sinais ocultos e separadores de legenda. O salmo: dominus mihi adjutor; non timebo quid faciat mihi homo é constantemente deturpado em D. Fernando.
Existem 4 erros típicos de legendas: Omissão, duplicação, substituição e deturpação(adição), são erros normalmente circunscritos ao cunho em particular.

p. exemplo:
Omissão: EX em vez de REX
Sustituição: RIX em vez de REX
Adição: FEECIT em vez de FECIT
Deturpação: RAEX em vez de REX

Estes detalhes nunca são de descurar dadas as possibilidades para: traçar o perfil de um abridor, identificar um intervalo temporal ou um estilo. Neste caso, o trabalho a fazer seria pesquisar pela extensa bibliografia numismática, identificar os MIHI e ver se é possível associar a um abridor em particular ou a uma lei em particular que pela degradação monetária faria corresponder a legenda a certo intervalo temporal.
É assim que se valorizam os numismas, o resto é conversa para boi dormir, passe a expressão. Nunca ninguém fez esse levantamento, não sabemos o rácio MIHI/MICHI, aventar se é interessante, comum, escasso ou até raro é pura sorte. :beer: Até daria o palpite que este detalhe aparece pouco, mas teria que se investigar.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Grave D. Fernando Lisboa!!!!

#16 Mensagem por fernanrei » sábado out 07, 2017 7:40 pm

RuiFB Escreveu:As variantes de legenda são sempre importantes, mas a partir de D. Fernando, a datação, ou sequência lógica está intimamente ligada para a mesma tipologia à disposição de sinais ocultos, tipo de sinais ocultos e separadores de legenda. O salmo: dominus mihi adjutor; non timebo quid faciat mihi homo é constantemente deturpado em D. Fernando.
Existem 4 erros típicos de legendas: Omissão, duplicação, substituição e deturpação(adição), são erros normalmente circunscritos ao cunho em particular.

p. exemplo:
Omissão: EX em vez de REX
Sustituição: RIX em vez de REX
Adição: FEECIT em vez de FECIT
Deturpação: RAEX em vez de REX

Estes detalhes nunca são de descurar dadas as possibilidades para: traçar o perfil de um abridor, identificar um intervalo temporal ou um estilo. Neste caso, o trabalho a fazer seria pesquisar pela extensa bibliografia numismática, identificar os MIHI e ver se é possível associar a um abridor em particular ou a uma lei em particular que pela degradação monetária faria corresponder a legenda a certo intervalo temporal.
É assim que se valorizam os numismas, o resto é conversa para boi dormir, passe a expressão. Nunca ninguém fez esse levantamento, não sabemos o rácio MIHI/MICHI, aventar se é interessante, comum, escasso ou até raro é pura sorte. :beer: Até daria o palpite que este detalhe aparece pouco, mas teria que se investigar.
Amigo Rui, excelente explicação. Fiquei mais esclarecido em relação a esses pormenores :beer:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Grave D. Fernando Lisboa!!!!

#17 Mensagem por fernanrei » domingo out 08, 2017 9:55 am

Andei a pesquisar e a tentar encontrar algum tema que esclarecesse a raridade de algumas legendas das moedas de D. Fernando mas não encontrei o que fosse. Neste caso em particular, o Grave, há muitas variantes da legenda mas nada que fale da raridade de cada uma delas. Eu ainda não encontrei uma moeda com a legenda igual à minha e gostaria de saber se andam por aí algumas que podem ser muitas, algumas ou poucas! É na continuação deste raciocínio que pergunto aos ilustres se conhecem outros exemplares idênticos... :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Grave D. Fernando Lisboa!!!!

#18 Mensagem por numisiuris » domingo out 08, 2017 10:54 am

Eu não conheço.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Grave D. Fernando Lisboa!!!!

#19 Mensagem por fernanrei » domingo out 08, 2017 8:13 pm

Se calhar é mesmo uma raridade :think:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Grave D. Fernando Lisboa!!!!

#20 Mensagem por numisiuris » segunda out 09, 2017 5:16 pm

Não duvido que em termos de legenda o seja mesmo. Só que acaba por funcionar assim: Ou se quer uma por tipo, ou se colecciona especificamente um tipo. Essa especificidade da legenda só faria aumentar substancialmente o valor para um coleccionador que já tivesse 20, ou 30, ou 100 graves... E, mesmo nesse caso, o coleccionador saberia que, como o mercado não está cheio desse tipo de coleccionismo, dificilmente o valor da moeda aumentaria substancialmente em função dessa especificidade. Para mais, quem colecciona intensamente um tipo, normalmente começa por coleccionar diferenças tipológicas e, só depois de esgotado esse campo, é que pode acabar por chegar às legendas. Esse grave está muito bonito e tem valor acrescido pelo estado de conservação, relativamente a um exemplar bc.

Depois há ainda outro tipo de patologiais, que isto das moedas dá cardápio nesse aspecto. Há alguns anos veio-me parar à colecção o meu primeiro amendoado sem letra. Foi este:
Imagem
Repare que a legenda é inédita. Não vem, nem no Alberto Gomes, nem no Ferraro Vaz.
Entretanto, na faina dos lotes para o estudo, veio-me parar este às mãos, com a legenda mais habitual:
Imagem
Antes de as ter na mão, um tipo até pensa, guardo a melhor e vendo a pior. Só que depois há o raio da legenda. A melhor não tem a legenda "especial". E pronto, ficam as duas na colecção, até ver... Ou seja, estas especificidades acabam por estar guardadas nas colecções. Se se vendessem não valeriam muito mais por isso. Aparecem quando são vendidos os acervos de coleccionadores apaixonados, muitas vezes refundidas no meio de lotes, sem imagens em catálogo, sequer. Ou quando a terra surpreende com uma novidade.

Responder

Voltar para “D. Fernando I”